Comunicação Assertiva: o que é e como ela funciona?
Você sabe o que é uma comunicação assertiva e porque este é um método eficaz para a resolução de problemas de comunicação nas empresas?
Provavelmente, você respondeu à questão acima dizendo que se trata de uma comunicação feita de forma direta, sem rodeios e sem erros, e por isso ela é tão eficaz, não é mesmo?
Em partes sim, sua resposta está correta. Mas a comunicação assertiva não está relacionada diretamente com o conceito de certo ou errado. A comunicação assertiva está mais relacionada ao conceito de uma comunicação que é feita de forma clara, segura e que não causa dúvidas no receptor.
Ou seja, você pode até se comunicar com uma mensagem correta. Porém, isso não quer dizer que o seu público vai entender completamente ou não terá dúvidas.
Neste artigo, você vai conhecer o que é comunicação assertiva e como ela atua, na melhoria dos processos de comunicação de uma empresa. Confira:
Índice
- O que é a comunicação assertiva?
- Os benefícios da comunicação assertiva no ambiente de trabalho
- Como funciona este tipo de comunicação?
- Como desenvolver a comunicação assertiva?
- A começar pela capacitação
- Procure falar apenas sobre o que você tem total conhecimento
- Não deixe que a sua mensagem gere dupla interpretação
- Estabeleça relações de confiança entre os profissionais que trabalham com você
- Ter atitudes positivas e proativas vão estimular que os demais tenham as mesmas atitudes
O que é a comunicação assertiva?
A comunicação assertiva é o método de transmitir informações, colocando em prática a habilidade que um profissional tem em se comunicar e se relacionar com o seu público, de forma que consiga conquistar a colaboração e atenção de todos.
Quando falamos em comunicação assertiva, estamos falando sobre mensagens que são transmitidas com segurança e posicionamento.
Porém ao explicar esse conceito acaba causando confusão no entendimento de algumas pessoas que associam a assertividade com a agressividade.
Pois, quando é exigido que o profissional seja assertivo, ele pode ser ríspido ao se comunicar. O que é totalmente diferente do verdadeiro conceito de assertividade.
O bom comunicador é alguém que de forma assertiva consegue passar as suas ideias em apresentações profissionais e no dia a dia. Não só por meio das palavras, mas também com gestos, com firmeza e respeito. Sem que para isso, seja preciso causar conflitos, desentendimentos ou mesmo ser agressivo na forma de se comunicar.
A comunicação é assertiva quando é feita de forma clara e não causa ruídos ou dúvidas no receptor. Mas quem se comunica também deve ouvir atentamente e se manter calmo, enquanto o outro fala.
Assim, será possível criar um canal de comunicação eficiente entre quem transmite a mensagem e quem a está recebendo.
Você conhece a diferença entre ser assertivo, passivo ou agressivo? Este ótimo vídeo do canal Minutos Psíquicos explica e diferencia estes modos de comunicação:
https://youtu.be/rd1mCZVNnxE
Os benefícios da comunicação assertiva no ambiente de trabalho
As falhas de comunicação empresarial, estão entre os problemas que mais causam erros de execução, gerando a necessidade de retrabalho e desgastes entre as equipes. Quando a informação não é transmitida com clareza, os alinhamentos, processos e demandas geralmente não são realizados de forma correta.
Com isso, os resultados da empresa não são alcançados e recursos são desperdiçados.
Desta forma, ao praticar a comunicação assertiva no ambiente profissional, os colegas de trabalho podem até discordar uns dos outros. Mas isso, sem que seu posicionamento cause constrangimento ou insatisfação aos demais.
Veja também: Gerenciamento de crise: conheça boas práticas para aplicar em sua empresa
Como funciona este tipo de comunicação?
Para ser eficiente de fato, a comunicação assertiva no trabalho exige que o profissional vá direto ao ponto, sem rodeios. Chegando ao conteúdo central de forma objetiva.
Antes de tocar em um assunto delicado, como um aumento de salário, por exemplo, o colaborador não pode direcionar a conversa para outro tema. Pois, com isso, ele perderá a oportunidade de falar sobre o que precisa. Se envolvendo em outro tema e demorando muito mais tempo do que o necessário.
A comunicação assertiva deve ser aplicada para atingir objetivos específicos de uma organização ou departamento, sendo utilizada em situações específicas para garantir a boa execução das tarefas.
A utilização de uma comunicação assertiva também é a principal arma que uma empresa tem à disposição, para remediar conflitos, corrigir problemas e motivar equipes.
Para conquistar isso, no ambiente de trabalho, o gestor deve saber se comunicar, sendo direto ao dar um feedback para os colaboradores, sendo didático ao apontar eventuais erros e o que deve ser melhorado, podendo até mesmo sugerir uma alternativa.
Ao mesmo tempo, ele pode finalizar sua comunicação dizendo que confia no trabalho do colaborador e acredita que ele pode entregar algo melhor ou correto.
Assim, o gestor irá evitar o conflito, pois não estará apontando um erro ou acusando o colaborador. Mas sim, explicando que o trabalho não foi executado como o esperado, oferecendo uma solução e, ao mesmo tempo, reforçando a confiança que tem no trabalho dele.
O ganho é uma equipe mais coesa e um ambiente de trabalho com profissionais mais motivados.
Como desenvolver a comunicação assertiva?
A comunicação assertiva é uma técnica que precisa ser treinada e desenvolvida. Algumas pessoas têm mais habilidades naturais para lidar com ela do que outras. Mas, com a rotina diária de trabalho, se não for aperfeiçoada, a comunicação pode cair no “modo automático”, sendo levada para um outro caminho.
Você pode desenvolver a sua comunicação assertiva diariamente, para isso algumas práticas são fundamentais:
A começar pela capacitação
Toda a empresa busca habilidades comportamentais específicas em seus colaboradores e é importante saber qual é a expectativa em relação ao seu perfil.
Analise os seus pontos fortes e os pontos de melhoria para se desenvolver dentro da função que exerce ou pretende exercer na empresa.
Procure falar apenas sobre o que você tem total conhecimento
Na comunicação assertiva, o profissional deve transmitir segurança enquanto fala. Seja em um discurso em público ou no dia a dia, falar sobre algo que não se tem conhecimento pode te deixar inseguro e não transmitir confiança na hora de argumentar.
Não deixe que a sua mensagem gere dupla interpretação
Defenda o seu ponto de vista com argumentos claros e objetivos, evite dar voltas e procure ir direto ao ponto.
Estabeleça relações de confiança entre os profissionais que trabalham com você
Seja leal, respeite e promova o equilíbrio entre os seus interesses e os interesses daqueles que fazem parte da empresa. Tenha um discurso sempre alinhado com os objetivos da organização.
Ter atitudes positivas e proativas vão estimular que os demais tenham as mesmas atitudes
Dessa forma, sempre que precisar se comunicar com os parceiros de trabalho, a recepção será mais aberta e solícita.
A comunicação assertiva está diretamente ligada com a forma que uma mensagem é transmitida e compreendida.
Este é um gargalo desafiador para muitas empresas. Afinal, a comunicação interna é um fator que se envolve com várias funções, dentro do ambiente corporativo.
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Para continuar a aprender e desenvolver suas habilidades neste campo da comunicação, a nossa recomendação é que, agora, você leia o artigo sobre Comunicação Empresarial e Corporativa, para entender como desenvolver este processo, dentro de sua empresa.
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FAQ
O que é comunicação assertiva? A comunicação assertiva é um estilo de comunicação eficaz. É a habilidade de expressar suas opiniões, sentimentos, desejos e limites de forma clara, direta e respeitosa.
Quais são os principais benefícios da comunicação assertiva? A comunicação assertiva traz diversos benefícios, como melhoria nos relacionamentos, redução de conflitos, aumento da autoconfiança e muito mais.
Quais são as características da comunicação assertiva? Algumas das principais características da comunicação assertiva são: clareza, respeito, honestidade, escuta ativa e muito mais.
Como desenvolver habilidades de comunicação assertiva? Para desenvolver a comunicação assertiva é muito importante praticar o autoconhecimento, a escuta ativa, exercitar as expressões e desenvolver outras habilidades essenciais.
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