Como melhorar sua comunicação em ambiente corporativo

Rodrigo Moreira
Rodrigo Moreira
25/1/2021
min leitura
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A comunicação é essencial em qualquer ambiente, desde os primórdios os homens desenhavam em suas cavernas para que assim houvesse uma comunicação, mesmo que visual.

Falar é algo que aprendemos desde o nosso primeiro ano de idade, sem a fala não haveria evolução.

Antes de entrar em uma empresa, é necessário conversar com um superior e passar por uma entrevista onde será analisado o seu perfil e saber sobre sua personalidade.

Portanto, é importante ter uma boa comunicação para conseguir a vaga.

Como um meio muito importante na sociedade, a comunicação já foi e ainda é muito estudada pela ciência.

Com isso são criadas monografias e artigos que podem ser publicados nas  melhores revistas científicas, no intuito de sempre entender melhor sua importância e a sua constante evolução.

No decorrer desse texto iremos lhe mostrar como a comunicação, seja ela verbal ou não verbal, pode ser empregada em seu meio corporativo de forma efetiva.

Assim, melhora os seus relacionamentos dentro do ambiente de trabalho e ajudando a aprimorar fluxos e processos.

Sem a comunicação, não vamos a lugar algum

A comunicação é necessária de todas as formas, até mesmo para ir a um local, é preciso ter uma sinalização de trânsito que nos indique precauções no meio do caminho, e na empresa não é diferente.

Para fazer uma administração de condomínio corretamente, um treinamento foi necessário para a padronização do processo.

Em qualquer ramo ou segmento de uma empresa, uma boa comunicação no ambiente de trabalho deve ser necessária para uma corporação se manter e prosperar no mercado competitivo atual.

A comunicação é responsável por transmitir mensagens claras, com o objetivo de aprimorar a rotina de trabalho.

Ela é uma ferramenta crucial em todas as suas faces, é através dela que podemos desenvolver uma boa avaliação de desempenho.

Informar sobre os resultados bons e ruins, buscar soluções para problemas e identificar falhas.

A má implementação de uma comunicação interna pode acarretar em erros como:

  • excesso de informação;
  • falta de envolvimento e participação das pessoas;
  • desmotivação dos funcionários;
  • pouco trabalho em equipe;
  • dificuldade de personalizar mensagens para os diferentes níveis de funcionários;
  • fofocas.

Para evitar pequenos erros ou melhorar a comunicação interna, vamos apresentar a você formas de conversação em seu meio corporativo. 

Dicas para se comunicar

O entendimento do outro é essencial

Clareza para evitar distorção na interpretação, e ao final do anúncio, busque feedbacks para saber se a interpretação foi correta.

Podendo assim fechar com uma pergunta. Seja claro e objetivo ao se dirigir em meio a palestras e treinamentos.

Não interrompa o outro quando ele está dando sua opinião sobre algo, ao invés de partir para um confronto seja neutro e diga  “Compreendo seu ponto de vista, mas acredito que neste caso…”.

Utilize o canal adequado 

E-mail, telefone, chat interno ou rede social, a cada mensagem, cada comunicado existe um meio correto a ser utilizado e as palavras certas a serem utilizadas.

Portanto o setor que deve ser responsável por isso é o Marketing.

Se precisa fazer um comunicado interno sobre processos, o mais indicado é utilizar o e-mail.

Agora, se o assunto for mais descontraído como marcar um almoço entre colegas de trabalho, a utilização do chat é o mais indicado.

Uma imagem diz muito 

Quando se vai fazer uma palestra, a utilização de imagens ao invés de texto é mais atrativa.  

A comunicação não verbal é de grande contexto para essas situações.

Saiba a quem você está se dirigindo, conheça bem o seu público interno, assim você saberá aplicar melhor seus slides.

Com a modernidade alguns funcionários têm utilizado memes e gifs para envolver aqueles que os assistem.

O audiovisual é a nova aposta, mas tome cuidado, se for passar algum vídeo, é prudente que ele seja curto e rico em informações.

Meça suas palavras e ouça com atenção 

Falar de mais ou de menos pode prejudicar a sua equipe, é preciso medir o que deve ser dito.

Se for algo que vá acrescentar, seja um feedback positivo ou negativo ou uma ideia para a corporação, não hesite em dizer.

Caso contrário, ficar quieto com toda certeza é o mais recomendável.

Não é somente dizer, mas saber ouvir e receber feedbacks, é um ponto importante para o seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Se atente a quem está se dirigindo 

No meio corporativo temos desde o operacional até o gestor que responde ao seu chefe, cada cargo e cada pessoa demanda uma certa atenção. 

Quando nos referimos a comunicação neste ambiente, o padrão é uma linguagem formal.

Porém, se o envolvimento com a equipe for maior e houver liberdade  para uma linguagem mais coloquial,  ela pode ser empregada.

Mas não significa que pode se dirigir ao chefe ou gestor, cada pessoa tem um modo específico de ser tratado, portanto tome muito cuidado.

Em reuniões, evite palavras negativas, ou frases muito longas.

Se o assunto da palestra é como vender uma casa rapidamente, vá direto ao assunto e cuidado com os gestos, a linguagem corporal deve ser positiva e não deve ser mais chamativa do que o assunto que está sendo citado.

Quais são os principais meios do Endomarketing 

Nas corporações, o marketing externo é utilizado para conseguir comunicação com os clientes e ganhar um novo público no mercado, mas é necessário uma boa comunicação interna também, é exatamente aí que entra o endomarketing

O marketing interno pode ser aplicado em qualquer corporação, assim os processos realizados em uma assistência técnica de refrigerador por exemplo, é feito igualmente na filial da loja. 

Os principais canais utilizado no endomarketing são:

  • Jornal Corporativo
  • Revista Corporativa
  • Boletim Impresso
  • Jornal, Revista ou Boletins Virtuais
  • Newsletter
  • Jornal Mural
  • Faixas e cartazes
  • Site da empresa
  • Intranet
  • Mídias Sociais

Comunicação é a chave para o seu negócio!

Tendo o conhecimento de todos os processos que podem ser feitos, quais são as formas mais viáveis de se dirigir a cada funcionário e quais meios utilizar, fica fácil trabalhar melhorias dentro do seu negócio.

Ponha todas as dicas e informações em prática e faça sua empresa crescer cada vez mais no mercado de trabalho, através da comunicação! 

Conteúdo produzido por Business Connection
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