Acerto e Smartalk: Como a Metodologia CDP ajudou uma das mais promissoras startups mineiras

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admin
Por Marketing

Já parou para pensar nas vezes em que você não fechou um negócio por não conseguir conquistar público?

Pode ser um prospect, durante uma concorrência ou mesmo em uma oportunidade única em que você encontra com um cliente em potencial. O que e como você fala faz toda a diferença!

Quer um exemplo? Vamos te contar como foi nosso trabalho junto a um de nossos clientes, a Acerto.

Trata-se de uma Startup de Tecnologia Financeira, com sede em Belo Horizonte, que desenvolve programas de computador e plataformas digitais, e que têm como principal característica intermediar a renegociação de dívidas, tornando o processo simplificado e acessível a todos.

Eles achavam que o fato de terem um produto de grande interesse para o mercado era suficiente para alavancar suas vendas. 

Justamente por isso, suas apresentações eram sempre focados no produto.

Esse é um erro comum, afinal, eles amavam a solução que desenvolveram. Mas isso não é suficiente para ganhar um cliente.

Como conquistar o público

Em primeiro lugar, era preciso saber exatamente para quem falar para, assim, definir o que e como apresentar de forma a conquistar público.

Eles tinham um desafio: como explicar de maneira assertiva suas soluções, em uma sequência que deixaria quem assistisse as apresentações interessado?

Pior ainda: como fazer isso em poucos minutos ao se apresentar para investidores e ou clientes com agenda lotada?

E mais um: como provar seu diferencial, diante de um crescimento de 320% na quantidade de startups, só em Minas Gerais?

Foram esses os desafios que Rodrigo Lyra, sócio fundador da Acerto, apresentou a nossos consultores.

Olha só o que ele tem a dizer a respeito:

Rodrigo precisava que, ao final de suas apresentações, seu público desejasse falar com ele. Então, fizemos do desafio dele, o nosso próprio desafio!

Hora de conhecer a Metodologia CDP

A Metodologia CDP é nossa metodologia exclusiva para apresentações de impacto. Ela foi criada para promover a construção de um discurso assertivo, aliado a um treinamento de performance, para execução desse discurso.

A partir dela, o primeiro passo foi mapear com Rodrigo Lyra que público conquistar. Esse é um dos principais eixos do processo da Metodologia CDP: entender, profundamente, para quem você irá se apresentar.

O que pensam? Como agem? Quais são os fatores que eles levam em consideração para tomar a decisão que precisam? O que faz com eles tomem uma decisão?

Essas são algumas das perguntas que buscamos responder na construção do discurso mais assertivo para a apresentação.

Então, seguimos para a próxima etapa da Metodologia CDP. Era o momento de identificar e compreender o que ele tinha para apresentar ao público-alvo definido.

O que se encaixaria perfeitamente ao que o público precisava ouvir naquele momento?

O processo é bastante minucioso, quase como a montagem de um quebra-cabeças. Precisamos escolher as palavras certas que seriam ditas e que fariam sentido para o público-alvo.

Justamente por isso, esse processo é feito junto com o cliente. Só quando se atinge esse nível de cuidado é que o discurso terá o resultado desejado. E foi isso que fizemos para a Acerto!

Um dos erros mais comuns em apresentações é não saber exatamente o objetivo dela e a quem se destina.

Pode parecer óbvio saber tudo isso. Mas, acredite, muitas pessoas sobem em um palco sem responderem a essas duas perguntas:

  • Qual o objetivo da sua apresentação?
  • Quem são as pessoas que precisam saber o que esta sendo falado?
  • Quem são as pessoas que precisam saber o que esta sendo falado?

A Acerto tinha um objetivo bem definido e sabia qual público conquistar.

Fazer a apresentação

Tudo definido, era hora de desenvolver a apresentação. Outro grande desafio! Acreditar que ser desinibido é o suficiente para se falar em público é um erro que pode custar caro.

A Acerto não estava disposta a cometer esse erro. Justamente por isso, aceitou nosso desafio para aperfeiçoar a forma como de conduzir e entregar sua mensagem para o público.

Depois do discurso construído, treinamos a aplicação desse conteúdo por meio de uma performance de apresentação. 

Na Performance, com base em técnicas, buscamos identificar os pontos positivos que podem ser explorados pelo apresentador, aqueles que devem camuflados ou retirados e quais as técnicas de performance que mais fazem sentido com base no discurso que foi construído.

Foram horas de dedicação, nossa e dele, para aliar discurso a performance. E temos orgulho de dizer que deu certo!

Além de conquistar novos clientes, a Acerto esteve entre as 40 startups selecionadas, no ano de para a quarta rodada do Seed, programa de aceleração de startups do Governo de Minas Gerais!

Este foi apenas mais um dos trabalhos que nos orgulhou. Além de ajudarmos a Acerto em seu objetivo final, também conseguimos aplicar plenamente o conceito da Metologia CDP, que enriquece e transforma as apresentações que o seguem.

Quer ter o mesmo nível de dedicação e riqueza nos desafios que a sua empresa terá pela frente?

Não hesite em entrar em contato conosco! Estamos ansiosos para tornar as apresentações de sua empresa em mais um caso de orgulho e sucesso da Smartalk.

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