Dicas de retórica para discursos incríveis

Marketing
Marketing
7/8/2020
min leitura
Compartilhe este post:

O que políticos como Barack Obama, celebridades como Wagner Moura e um filósofo como Aristóteles têm em comum?

Simples: eles usam e abusam da retórica em seus discursos. O melhor é que estas técnicas estão ao alcance de todos que desejam palestrar como um profissional e encantar a audiência.

Confira as dicas que vão mudar sua forma de apresentação:

Dicas de retórica

Aposte nas tríades

Pode reparar: mestres do discurso costumam apostar com frequência no uso das tríades, que nada mais são do que usar três termos em apenas uma frase, como “Sangue, suor e lágrimas”, “Samba, suor e cerveja”, “Vida, liberdade e a busca da felicidade” e “Liberdade, fraternidade, igualdade”.

Elas causam impacto e são, geralmente, utilizadas no encerramento de algum assunto – ou mesmo para resumir o que foi abordado.

Enfatize o que está sendo dito com anáforas

É comum que palestrantes profissionais apostem no uso da anáfora para reforçar aquilo o que estão dizendo.

Nesta figura de linguagem, a frase ou palavra é repetida de forma sucessiva, no começo de diversas sentenças como, por exemplo, em “Grande no pensamento, grande na ação, grande na glória, grande no infortúnio, ele morreu desconhecido e só”, de Rocha Lima.

Use a antítese para defender um ponto de vista

Outra dica de retórica é a antítese, esta figura de linguagem também é queridinha dos oradores.

Frases como “Faça amor, não faça guerra”, apesar de “lugar comum”, continua nas paradas de sucesso dos discursos. Outro exemplo é “Já estou cheio de me sentir vazio”.

Espelhe-se nas celebridades: fale sobre sua jornada

Fique atento às entrevistas dadas por celebridades da televisão e do cinema: constantemente elas apostam em frases batidas e recorrem ao “lugar comum”.

Enfatizam uma situação difícil pela qual passaram e qual o efeito que esta experiência traumática teve na vida delas. Esta é uma boa estratégia, porque conquista a simpatia do público e mantém a atenção no que está sendo dito.

Faça pausas estratégicas

Inclua pausas com duração de três a oito segundos em momentos-chave do seu discurso como, por exemplo, depois de fazer declarações importantes ou contar uma história. Esta estratégia é excelente para envolver sua audiência.

Adapte seu discurso ao público

Para fazer um discurso de sucesso, é fundamental adaptá-lo à sua audiência. Leve em consideração condição de vida, formação intelectual, idade, valores culturais, entre outros, na hora de preparar sua apresentação. Assim, você terá mais eficiência em atingir o público.

Faça perguntas, utilize as perguntas retóricas

Na hora de defender uma ideia, faça uso das perguntas retóricas. Este recurso é excelente para passar credibilidade e segurança em relação aos argumentos que serão defendidos por você. Essa forma de persuasão também ajuda a interagir com o público de forma prática.

A retórica é uma ferramenta poderosa. Para dominá-la, no entanto, é preciso treino. Uma palestra fantástica raramente é feita na base do improviso. Ela exige prática!

Como ter uma boa retórica em uma apresentação

Treine, pratique em voz alta usando o equipamento que você pretende levar no dia da apresentação, na frente do espelho ou de amigos. Trabalhe a forma como você desenvolve o assunto, o uso de algumas palavras, técnicas, pausas e respiração.

Observe sua linguagem corporal. É interessante até mesmo escolher com antecedência os argumentos que defenderá. Use um relógio para controlar o tempo e separe alguns minutos para prováveis situações que não foram planejadas.

Bom discurso!

Newsletter

Assine para receber os últimos posts e novidades direto no seu e-mail.

Ao inscrever-se você concorda com nossa Política de Privacidade.
Sucesso! Você está inscrito em nossa newsletter.
Oops! Algum erro ao enviar suas informações.

Transforme a sua comunicação e conquiste a sua audiência

Apresentações, Eventos, Palestras, M&A e Performance, nosso time é formado por especialistas multidisciplinares que auxiliam na construção de projetos impactantes.