Dicas de retórica para discursos incríveis

4 minutos para ler
admin
Por Marketing

O que políticos como Barack Obama, celebridades como Wagner Moura e um filósofo como Aristóteles têm em comum?

Simples: eles usam e abusam da retórica em seus discursos. O melhor é que estas técnicas estão ao alcance de todos que desejam palestrar como um profissional e encantar a audiência.

Confira as dicas que vão mudar sua forma de apresentação:

Dicas de retórica

Aposte nas tríades

Pode reparar: mestres do discurso costumam apostar com frequência no uso das tríades, que nada mais são do que usar três termos em apenas uma frase, como “Sangue, suor e lágrimas”, “Samba, suor e cerveja”, “Vida, liberdade e a busca da felicidade” e “Liberdade, fraternidade, igualdade”.

Elas causam impacto e são, geralmente, utilizadas no encerramento de algum assunto – ou mesmo para resumir o que foi abordado.

Enfatize o que está sendo dito com anáforas

É comum que palestrantes profissionais apostem no uso da anáfora para reforçar aquilo o que estão dizendo.

Nesta figura de linguagem, a frase ou palavra é repetida de forma sucessiva, no começo de diversas sentenças como, por exemplo, em “Grande no pensamento, grande na ação, grande na glória, grande no infortúnio, ele morreu desconhecido e só”, de Rocha Lima.

Use a antítese para defender um ponto de vista

Outra dica de retórica é a antítese, esta figura de linguagem também é queridinha dos oradores.

Frases como “Faça amor, não faça guerra”, apesar de “lugar comum”, continua nas paradas de sucesso dos discursos. Outro exemplo é “Já estou cheio de me sentir vazio”.

Espelhe-se nas celebridades: fale sobre sua jornada

Fique atento às entrevistas dadas por celebridades da televisão e do cinema: constantemente elas apostam em frases batidas e recorrem ao “lugar comum”.

Enfatizam uma situação difícil pela qual passaram e qual o efeito que esta experiência traumática teve na vida delas. Esta é uma boa estratégia, porque conquista a simpatia do público e mantém a atenção no que está sendo dito.

Faça pausas estratégicas

Inclua pausas com duração de três a oito segundos em momentos-chave do seu discurso como, por exemplo, depois de fazer declarações importantes ou contar uma história. Esta estratégia é excelente para envolver sua audiência.

Adapte seu discurso ao público

Para fazer um discurso de sucesso, é fundamental adaptá-lo à sua audiência. Leve em consideração condição de vida, formação intelectual, idade, valores culturais, entre outros, na hora de preparar sua apresentação. Assim, você terá mais eficiência em atingir o público.

Faça perguntas, utilize as perguntas retóricas

Na hora de defender uma ideia, faça uso das perguntas retóricas. Este recurso é excelente para passar credibilidade e segurança em relação aos argumentos que serão defendidos por você. Essa forma de persuasão também ajuda a interagir com o público de forma prática.

A retórica é uma ferramenta poderosa. Para dominá-la, no entanto, é preciso treino. Uma palestra fantástica raramente é feita na base do improviso. Ela exige prática!

Como ter uma boa retórica em uma apresentação

Treine, pratique em voz alta usando o equipamento que você pretende levar no dia da apresentação, na frente do espelho ou de amigos. Trabalhe a forma como você desenvolve o assunto, o uso de algumas palavras, técnicas, pausas e respiração.

Observe sua linguagem corporal. É interessante até mesmo escolher com antecedência os argumentos que defenderá. Use um relógio para controlar o tempo e separe alguns minutos para prováveis situações que não foram planejadas.

Bom discurso!

Transmita mensagens de forma memorávelPowered by Rock Convert

Sua comunicação não pode entrar em quarentena!  

 Nós podemos ajudar você com isso.
CONVERSAR COM UM CONSULTOR
close-link