7 erros para não cometer na hora da coletiva de imprensa
Organizar uma coletiva de imprensa que passe credibilidade ao público e aos jornalistas é algo que muitas empresas e organizações desejam, mas a pergunta que não quer calar (nem pode, é claro) é: como garantir que a efetividade da palestra seja garantida? Quais erros devo evitar?
Na busca por uma coletiva perfeita, é comum que boa parte das pessoas se esqueçam de alguns detalhes. Pensando nisso, neste artigo, você saberá quais erros precisam ser evitados. Continue a leitura e confira!
1. Preparo inadequado
Seja uma coletiva de imprensa, seja um discurso, seja uma apresentação profissional, todos esses eventos precisam ser organizados com antecedência. Para isso, é muito importante que os administradores estejam prontos para qualquer situação.
No caso da coletiva, é essencial estar bem preparado para responder às questões dos jornalistas.
2. Ausência de pauta
Definir uma pauta com antecedência é a dica ideal para deixar os jornalistas e o público alinhados sobre o assunto que será tratado. Assim, os jornalistas já vão preparados para o tipo de pergunta que podem ou que devem fazer.
3. Falta de transparência
Os jornalistas presentes no evento esperam ouvir verdades e buscam por transparência e honestidade. Mentir ou esconder informações importantes sobre sua empresa e/ou organização pode afetar negativamente a sua marca.
4. Falta de respeito
Definir os horários é uma forma de respeito para com os jornalistas e o trabalho deles, já que eles têm outros compromissos depois da coletiva. Portanto, seja pontual e respeite o tempo dos profissionais.
5. Não abrir espaço para perguntas
Durante uma palestra ou uma coletiva de imprensa, como é o caso, é absolutamente normal que as pessoas queiram levantar questões e tirar dúvidas. É um dever do organizador abrir espaço para momentos como esse, afinal, os jornalistas que ali estão desejam saber da verdade. Não responder às perguntas pode levantar desconfiança para a sua marca ou empresa.
6. Não ter um porta-voz adequado
O porta-voz deve estar bem informado acerca do evento e deve responder às dúvidas do público de maneira efetiva e concisa. É importante, também, que ele tenha habilidades de comunicação para lidar com a imprensa.
Ao evitar esses erros, você terá uma coletiva de imprensa muito bem-sucedida e muito mais efetiva.
7. Informações insuficientes
Certifique-se de que as informações repassadas aos jornalistas são suficientes e relevantes. Nessas horas, é importante que nenhum tópico fique de fora.
A Smartalk é excelência!
Valorizamos a comunicação assertiva nas empresas, por isso, trabalhamos para criar um novo caminho e difundir sua mensagem. Para você que deseja vender suas ideias, conquistar a audiência e ganhar visibilidade, conte com a Smartalk! Aqui, a gente vai além de apresentações criativas e discursos impactantes. Entre em contato conosco e fale com um especialista!
Transforme a sua comunicação e conquiste a sua audiência
Apresentações, Eventos, Palestras, M&A e Performance, nosso time é formado por especialistas multidisciplinares que auxiliam na construção de projetos impactantes.