7 erros para não cometer na hora da coletiva de imprensa

Smartalk
Smartalk
27/4/2023
min leitura
Compartilhe este post:

Organizar uma coletiva de imprensa que passe credibilidade ao público e aos jornalistas é algo que muitas empresas e organizações desejam, mas a pergunta que não quer calar (nem pode, é claro) é: como garantir que a efetividade da palestra seja garantida? Quais erros devo evitar?

Na busca por uma coletiva perfeita, é comum que boa parte das pessoas se esqueçam de alguns detalhes. Pensando nisso, neste artigo, você saberá quais erros precisam ser evitados. Continue a leitura e confira!

1. Preparo inadequado

Seja uma coletiva de imprensa, seja um discurso, seja uma apresentação profissional, todos esses eventos precisam ser organizados com antecedência. Para isso, é muito importante que os administradores estejam prontos para qualquer situação. 

No caso da coletiva, é essencial estar bem preparado para responder às questões dos jornalistas.

2. Ausência de pauta

Definir uma pauta com antecedência é a dica ideal para deixar os jornalistas e o público alinhados sobre o assunto que será tratado. Assim, os jornalistas já vão preparados para o tipo de pergunta que podem ou que devem fazer.

3. Falta de transparência

Os jornalistas presentes no evento esperam ouvir verdades e buscam por transparência e honestidade. Mentir ou esconder informações importantes sobre sua empresa e/ou organização pode afetar negativamente a sua marca.

4. Falta de respeito

Definir os horários é uma forma de respeito para com os jornalistas e o trabalho deles, já que eles têm outros compromissos depois da coletiva. Portanto, seja pontual e respeite o tempo dos profissionais.

5. Não abrir espaço para perguntas

Durante uma palestra ou uma coletiva de imprensa, como é o caso, é absolutamente normal que as pessoas queiram levantar questões e tirar dúvidas. É um dever do organizador abrir espaço para momentos como esse, afinal, os jornalistas que ali estão desejam saber da verdade. Não responder às perguntas pode levantar desconfiança para a sua marca ou empresa.

6. Não ter um porta-voz adequado

O porta-voz deve estar bem informado acerca do evento e deve responder às dúvidas do público de maneira efetiva e concisa. É importante, também, que ele tenha habilidades de comunicação para lidar com a imprensa. 

Ao evitar esses erros, você terá uma coletiva de imprensa muito bem-sucedida e muito mais efetiva. 

7. Informações insuficientes

Certifique-se de que as informações repassadas aos jornalistas são suficientes e relevantes. Nessas horas, é importante que nenhum tópico fique de fora.

A Smartalk é excelência!

Valorizamos a comunicação assertiva nas empresas, por isso, trabalhamos para criar um novo caminho e difundir sua mensagem. Para você que deseja vender suas ideias, conquistar a audiência e ganhar visibilidade, conte com a Smartalk! Aqui, a gente vai além de apresentações criativas e discursos impactantes. Entre em contato conosco e fale com um especialista! 

Newsletter

Assine para receber os últimos posts e novidades direto no seu e-mail.

Ao inscrever-se você concorda com nossa Política de Privacidade.
Sucesso! Você está inscrito em nossa newsletter.
Oops! Algum erro ao enviar suas informações.

Transforme a sua comunicação e conquiste a sua audiência

Apresentações, Eventos, Palestras, M&A e Performance, nosso time é formado por especialistas multidisciplinares que auxiliam na construção de projetos impactantes.