Storytelling para Negócios: Como contar histórias para atrair mais o público e efetivar vendas

Storytelling para negócios, principalmente para negócios que trabalham com marketing ou comunicação, é tudo.
Em poucos anos, storytelling tornou-se uma grande palavra da moda em nosso ramo de atuação. Mas o que é isso exatamente?
Você prefere assistir a um episódio de Game of Thrones ou ouvir uma conversa estimulante do seu CEO?
Algumas pessoas podem escolher a palestra do CEO...
Talvez isso signifique que não gostem de Game of Thrones ou talvez que o CEO adotou uma postura de narrativa e dá palestras excelentes e impactantes.

Para todos os outros, o problema é o seguinte: é claro que um episódio de seu programa de TV favorito é melhor do que um discurso corporativo.
Por que? Bem, essa é uma história de coração contra a mente.
Os fatos falam com a sua mente
No trabalho, as mensagens geralmente são uma coleção de fatos e números, com uma estrutura lógica.
Quando você enfrenta um desses, seu cérebro ativa a zona de processamento da linguagem.
As histórias falam com o seu coração
Quando você está lendo ou ouvindo uma história, seu cérebro vai reagir de uma maneira totalmente diferente e simultaneamente ativar até sete áreas ao mesmo tempo.
Incluindo a zona que processa imagens, que funciona 60.000 vezes mais rápido do que o processamento de linguagem .
Outras zonas ativadas incluem aquelas que desencadeiam emoções, ou aquelas que comandam nossos outros sentidos: tato, audição, paladar e até mesmo olfato.
A importância do Storytelling para Negócios
Os humanos sempre contaram histórias e são uma parte vital de nossa comunicação diária, mas as histórias têm um significado além do valor do entretenimento.
Na verdade, contar histórias é uma forte habilidade de negócios.
Então, quando implementado de forma eficaz, pode impulsionar um negócio de várias maneiras, como melhorar a lealdade do cliente, criar uma estratégia de marketing forte e aumentar o lucro.
Por que contar histórias é importante nos negócios?
A narrativa transmite propósito e negócios com propósito são notados e conquistam a fidelidade dos consumidores.

Portanto, não basta ter um produto ou serviço que resolva um problema - sua empresa precisa se destacar.
Discutimos as razões pelas quais contar histórias é importante abaixo.
1. Desenvolvimento de negócios
Quando você tem uma ideia para o seu negócio, há uma história por trás dela - seja no desenvolvimento de um novo produto ou no crescimento do seu negócio.
Conte essa história e forneça o contexto para que seus clientes e partes interessadas entendam por que vale a pena comprar / investir no seu serviço ou produto.
Sua ideia foi criada para resolver um problema, então conte a história de como você foi afetado por esse problema e como isso levou ao seu produto / serviço.
Certifique-se de que você está tornando a história compreensível para o público usando situações da vida real, pois isso torna mais fácil ver por que seus produtos irão agregar valor às suas vidas.
Usar a narrativa dessa forma ajuda o público a se conectar com você para que confie em você, o ser humano, e, portanto, confie na marca.
Este é especialmente o caso quando a história é muito identificável.
Então, ela também tem o benefício adicional de ser mais fácil de entender e mais memorável, pois é pessoalmente relevante.
Assim, o público pode se ver como o personagem da história.
2. Uma história tem um impacto mais forte em seu público
Portanto, é um fato comprovado pela ciência.
Uma história realmente envolverá seu cérebro de uma maneira mais profunda do que apenas os fatos.
Mas você já sabia disso. Quando foi a última vez que você caiu no choro ou riu alto enquanto assistia a uma planilha?
Mas o trabalho não é apenas sobre fatos ou números, afinal, muita coisa acontece todos os dias no escritório.
Passamos muito tempo lá. Rimos e choramos, ansiamos e tememos, temos bons momentos e o fracasso ocasional.
Afinal, a maioria de nós no trabalho ainda é humano.
3. Há espaço para contar histórias nos negócios
A narração de histórias nos negócios se concentra no lado humano do trabalho.
Basicamente, significa contar histórias em vez de apenas listar fatos. Porque, como eu disse antes, boas histórias envolvem melhor.
Eles também ficam mais tempo na mente do seu público.
Boas histórias envolvem seu público
Em uma história, se você ler palavras como lavanda, seu cérebro ativará a zona do cheiro. Você pode realmente sentir o cheiro de lavanda.
Mas boas histórias não envolverão apenas seu público fisiologicamente. Eles vão despertar o interesse, vão surpreender o público.
Eles vão persuadir. Uma boa história inspirará ação onde os fatos inspiram... bem, quase nada.
Boas histórias duram mais
“No final do dia as pessoas não vão se lembrar do que você disse ou fez, vão se lembrar de como você as fez sentir”.
As palavras são de Maya Angelou, romancista, poetisa e ativista dos direitos civis.
Faça sua história forte o suficiente para que você possa mover seu público e desencadear uma resposta emocional.
Provavelmente, eles se lembrarão disso com base em como se sentiram naquele momento.
4. Como usar a narrativa nos negócios
Existem três abordagens diferentes para contar histórias nos negócios.
Em primeiro lugar, você pode simplesmente usar a forma de uma história para apresentar o que quer que tenha a dizer ao seu público.
Outra abordagem é contar histórias reais ou anedotas para ilustrar seu discurso ou apresentar um ponto de vista.
Ou você também pode usar técnicas de narrativa para desencadear o mesmo efeito nas pessoas que as histórias.
A) Use a forma de uma história para apresentar seu tópico
Existem diferentes padrões para histórias, como viagem e retorno, superação do monstro, busca e assim por diante.
Às vezes, você pode usar uma história para comunicar suas idéias em vez de jogá-las em alguns slides do PowerPoint.
Mas cuidado, começar seu anúncio corporativo com “Era uma vez” nem sempre resolve!
B) Contando histórias ou anedotas para ilustrar seu ponto de vista
A maioria dos líderes empresariais se sente mais confortável com essa abordagem.
Na verdade, eles não contam apenas uma história, mas sim um discurso que inclui contos como exemplos.
Claro, funciona melhor quando a história é confiável e precisa. Dê nomes aos personagens e localize a ação em um lugar que seu público conheça.
C) Usando técnicas de narrativa para desencadear efeitos de história
Esta abordagem é mais sutil, pois você não vai realmente contar histórias.
Em vez disso, você usará alguns truques para que sua fala soe como uma história.
Existem basicamente dois truques: fazer seu público ver (e ouvir, tocar, provar e cheirar), fazer seu público sentir.
Quando você cria imagens em suas mentes e envolve seus sentimentos, o cérebro do seu público é levado a um modo de “história” e reage de acordo - com benefícios semelhantes.
5. Não é um feitiçaria, é tecnologia
Eu sei que contar histórias parece ótimo.
No momento, você provavelmente está pensando em como começará a usar essas técnicas em seu próprio trabalho.
Mas lembre-se de que é apenas uma ferramenta. Com certeza tem um grande potencial, mas pode ser usado bem ou mal.
De qualquer forma, isso não resolverá todos os problemas que você enfrenta com suas ações de comunicação. Você terá que testar coisas para que possa aprender e se ajustar.
Mas não se preocupe: estamos aqui para ajudar.
Como a narração de histórias pode ajudá-lo hoje?
Nossa equipe de especialistas está sempre pronta para iniciar uma conversa com você.
Nós o ajudaremos a ver o potencial da narrativa para o seu negócio, produto ou serviço. Inicie uma conversa de chat ao vivo clicando no balão do chat ao vivo no canto inferior direito da tela.

5 dicas essenciais para usar o storytelling para negócios
Quando bem feita, a narrativa de negócios oferece uma razão convincente para os consumidores comprarem de você.
Um bom storytelling para negócios pode inspirar confiança entre sua empresa e clientes, funcionários e fornecedores.
Se você possui uma empresa, saber como contar a história de sua empresa deve ser uma parte crucial de suas operações.
A história da marca tem um propósito estratégico voltado para atrair as pessoas. Para aperfeiçoar sua história, tente as dicas a seguir.
#1: Definir os parâmetros do Storytelling para negócios
Seu storytelling para negócios deve ser envolvente.
Porém, se não tiver um foco claro, você perderá rapidamente a atenção dos consumidores. Estabeleça o contexto logo de cara.
Para começar a história da sua marca, responda às seguintes perguntas:
- Quem está contando a história?
- Por que a história está sendo contada?
- Quando e onde a história está acontecendo?
- Quem são as pessoas da história?
- O que as pessoas estão tentando alcançar?
- Quais são os desafios enfrentados?
Os parâmetros o ajudarão a desenvolver uma história envolvente que faça sentido para o seu público.
Prepare o cenário para que os consumidores saibam exatamente do que você está falando.
Mais importante ainda, estabeleça por que você está contando essa história a eles. Isso guiará o público pela narrativa e os ligará até o final.
#2: Seja autêntico
Uma narrativa autêntica é a chave para ganhar a confiança do consumidor.
Não tente enganar seu público com uma história exagerada. Os clientes sabem quando você tenta enganá-los e eles não gostam disso.
A história da sua empresa não precisa ser elaborada.
Na verdade, se o seu negócio não tem uma história impressionante, sua história não deveria tentar criar uma.
Uma narrativa genuína tem mais probabilidade de se conectar com os consumidores do que uma sem um pingo de verdade.
A transparência celebra sua singularidade e reconhece o aspecto humano de sua marca.
Reconheça que as coisas nem sempre são fáceis, mostrando seus próprios desafios e falhas. Isso cria uma conexão emocional, além de revelar características do almirante, como inovação e resiliência.
Você pode querer adotar uma abordagem de “livro aberto” para se comunicar com os clientes.
Explique como as coisas são feitas / feitas em sua empresa. Por exemplo, você pode usar todos os ingredientes locais em seu restaurante.
Use esses detalhes para criar uma história interessante e usar o storytelling para negócios de maneira a gerar mais conversões.
#3: Tenha um resultado claro
Uma ótima história de negócios deixa seu público com alguma coisa. Que lição foi aprendida na história e o que os consumidores devem aprender ao ouvi-la?
As histórias de negócios devem ter um resultado claro.
Forneça uma mensagem esperançosa e instigante com pontos acionáveis que obriguem seu público a se conectar com sua marca.
A história dá uma ideia de quem somos e de onde viemos.
O resultado desperta confiança em nossas ofertas e valores. Você pode usar os resultados da vida real da sua empresa para transmitir uma mensagem aos seus clientes.
#4: Seja consistente
Uma história de marca desorganizada deixa os clientes confusos e desinteressados.
Certifique-se de que sua marca seja consistente em todos os canais de comunicação. Use as mesmas cores, logotipo e slogan para materiais de marketing digitais e impressos.
A repetição de imagens e palavrões associados ao seu negócio cria o reconhecimento da marca.
Você precisa ser consistente ao falar sobre sua marca.
A narração de histórias de negócios requer prática. Conheça a história por dentro e por fora antes de apresentá-la aos clientes.
Isso o ajudará a contar a história naturalmente.
#5: Envolva os clientes no storytelling para negócios
Use a narrativa de negócios para estabelecer uma conexão emocional com os clientes.
Fale sobre como um evento relacionado ao seu negócio o afetou e o que você aprendeu. Isso cria uma resposta imediata que torna sua história memorável e compartilhável.
As pessoas gostam de fazer parte das histórias. Seus clientes podem ser personagens de sua marca. Encontre maneiras de envolver seu público.
Por exemplo, aqui na Smartalk ajudamos aos nossos clientes a construir suas histórias de marca.
A FIAT e a Localiza estão entre as várias empresas apresentadas em exemplos de narrativas de negócios em nosso site.
A apresentação dessas empresas vinculou diretamente nossos clientes a uma parte da nossa história.
Então, contar a história da sua marca é um processo contínuo e a apresentação corporativa deve refletir, estrategicamente, essa mensagem.
A cada dia, sua empresa cresce, muda e adiciona novos capítulos à sua história.
Então, faça da sua narrativa de negócios uma parte essencial de suas operações para atrair e reter clientes.

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