Treinamento de vendas: crie seu roteiro com essas dicas!

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admin
Por Marketing

Muitos líderes acreditam que estão treinando os seus funcionários quando, na verdade, estão apenas promovendo eventos. Um treinamento de vendas eficaz exige, acima de tudo, objetivos bem definidos e um planejamento para que as ações surtam efeitos na companhia.

Aprenda agora como criar um roteiro para um treinamento de vendas impecável:

Faça um levantamento das necessidades

Para que um treinamento apresente bons resultados, é preciso alinhar o seu foco às necessidades da empresa. Essa primeira etapa tem o objetivo de descobrir quais são os conteúdos que devem ser ministrados durante o treinamento de vendas baseados no que a empresa precisa melhorar.

Para isso podem ser utilizados questionários, pesquisa de clima, discussões em grupos, entrevistas, entre outros meios. Após o material ser analisado e descoberto o desvio, é hora de começar a definir os objetivos.

Defina o objetivo do treinamento de vendas

O objetivo pode ser definido como o que se quer alcançar com o treinamento. Por exemplo: capacitar os vendedores para apresentar corretamente a nova linha de produtos X. Os objetivos devem ser sempre claros, realistas e tangíveis.

Divida o treinamento em tópicos menores e defina um objetivo específico para cada item, respeitando sempre a meta principal. Dessa maneira, o instrutor saberá qual utilidade cada tópico tem para o participante.

Estabeleça metodologias, processos e técnicas

É nessa etapa que deve ser definido qual metodologia utilizar. Uma sala de aula? Um fórum na internet? Aqui também devem ser definidos quais processos e técnicas serão utilizadas no treinamento, como:

  • Dramatização: essa técnica consiste no aprendizado por meio de situações do dia a dia no trabalho. Nesse modalidade, o treinando tem grande participação, representando papéis em situações que podem ser observadas na realidade;
  • Jogos de empresa: consiste em uma série de jogos que reforçam o espírito de equipe, calma em determinadas situações etc.;
  • Aulas expositivas: a modalidade mais comum e que consegue atingir o maior número de treinandos. Por promover pouco envolvimento, é preciso diversificar o programa.

Crie um plano de aulas

O plano servirá como principal auxiliador do instrutor durante a aplicação do treinamento. Nele, devem contem informações como o tema central do treinamento, assuntos que serão abordados, recursos didáticos, horários etc.

Organize a apresentação

Durante a apresentação o instrutor deve estar devidamente preparado, assim como todos os materiais de apoio já providenciados. O ambiente faz toda a diferença para o sucesso do treinamento, devendo ter boa iluminação e ser confortável.

Os seus slides também podem ser decisivos, pois são grandes responsáveis pela melhor assimilação do conteúdo. Por isso, capriche na hora de montar slides para a sua apresentação!

Avalie os resultados

Essa etapa é muito importante, pois toda empresa deseja saber quais resultados as ações geram. Espera-se que o treinamento resulte em diminuição de custos, aumento de produtividade, melhora no clima da companhia, mudanças de comportamento, entre outras melhorias.

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