Vídeos de vendas: o que são e como criar para a sua empresa

8 minutos para ler
admin
Por Marketing

Os vídeos de vendas são conteúdos através dos quais as empresas anunciam seus produtos ou serviços. 

Com a evolução da tecnologia, a boa e velha televisão está perdendo audiência. Para se ter uma ideia, uma pessoa gasta 39 horas semanais, assistindo a vídeos online.

Pensando nisso, muitas empresas estão mudando as suas estratégias comerciais e investindo cada vez mais em vídeos de vendas para a internet. 

Para você não sabe o que são os vídeos de vendas e nem como utilizá-los na estratégia comercial de sua empresa, este artigo será um ótimo guia! 

Nele nós traremos informações e dicas de técnicas de vendas em vídeos para que você saiba tudo o que é necessário para prender a atenção e conquistar os seus clientes!

Vamos lá?

O que são vídeos de vendas?

Os vídeos de vendas são excelentes ferramentas para atrair, envolver, encantar e convencer os seus clientes. Eles são perfeitos para a criação de uma propaganda, pois misturam um bom discurso de vendas e imagens reais. 

Por meio desses vídeos a sua empresa consegue mostrar pormenores dos produtos e explicar a funcionalidade deles — o que através de fotos ou de um conteúdo em texto não seria tão simples.

Além disso, com o vídeo será possível transmitir tais informações de forma rápida e objetiva. Por isso, o processo comercial de qualquer empresa, independentemente do tamanho, se beneficia dos vídeos de vendas.

Afinal, torna-se possível educar os clientes, esclarecer eventuais dúvidas, contornar objeções ou mesmo gerar o ponto de encantamento que será o diferencial entre a venda ganha e a perdida.

Por que fazer vídeos de vendas em sua empresa?

A fama do vídeo de vendas como uma ferramenta eficiente para a conversão se dá principalmente pela rapidez na transmissão de informações aos clientes.

As pessoas estão em busca de respostas rápidas e é exatamente isso o que os vídeos oferecem.

Para ajudar você a entender por que chegou a hora de colocar vídeos na estratégia de vendas da sua empresa, listamos alguns benefícios do uso deste tipo de formato:

  • o vídeo de vendas é um conteúdo permanente e que poderá ser utilizados nos múltiplos canais de vendas da empresa (sejam eles físicos ou virtuais);
  • os vídeos de vendas são capazes de gerar 66% a mais de leads qualificados do que qualquer outro formato;
  • 43% dos consumidores utilizam vídeos como a primeira fonte de informação para produtos ou serviços aos quais tenham interesse;
  • empresas que utilizam vídeos de vendas experimentam cerca de 55% de aumento no reconhecimento de marca.

7 passos para fazer um vídeo de vendas matador

Em primeiro lugar, para que a estratégia dê resultados positivos, você deve saber que não basta apenas criar qualquer vídeo de vendas e esperar que os clientes caiam do céu.

O vídeo de vendas deve ter um conteúdo que impressione, atraia e encante o seu público, de forma que ele se sinta motivado a adquirir os produtos ou serviços de sua empresa. 

Por isso, veja os 7 passos para fazer um vídeo que realmente GERE VENDAS:

1. Procure envolver a sua audiência

Segundo o Google, o período entre 3 e 15 segundos de um vídeo serve para o telespectador decidir se vai continuar ou não assistindo.

Portanto, é fundamental que o vídeo de vendas da sua empresa respeite a linguagem ideal para a persona do negócio.

Assim, nesses poucos segundos iniciais de vídeo, será possível aproximar-se do público de maneira assertiva e garantir que ele absorva a mensagem que você quer passar. 

Como fazer na prática? Insira nesses primeiros segundos do vídeo de vendas uma brincadeira, uma história rápida ou uma frase que servirá de gatilho mental para quem assiste.

2. Sempre fale um pouco sobre você e sua empresa

Focar apenas no produto durante o vídeo de vendas pode fazer com que o público não se envolva com o conteúdo do vídeo. Por isso, é muito importante mostrar a origem daquele produto.

Fale sobre sua carreira, ou sobre como foi a sua trajetória profissional, o que inspirou você ou sua empresa a vender aquela solução. Tente inspirar o espectador a gostar do seu produto ou serviço e a ter curiosidade de consumi-lo.

Leia também: 5 tipos de vídeos de produto que te ajudam a vender mais!

3. Crie uma aproximação com o seu público

Como já mencionamos, para fazer um bom vídeo de vendas é preciso conhecer muito bem a sua persona. Com essa informação será possível saber as reais necessidades do seu público e como atingir em cheio o seu alvo.

Crie uma situação fictícia no vídeo para que a sua audiência se identifique com o seu produto e, assim, queira aproximar-se da sua empresa. A partir dessa identificação e aproximação, o consumidor sentirá uma certa necessidade de comprar o seu produto.

4. Apresente a solução de um problema real

Agora é a hora de falar sobre o seu produto. Mostre aos consumidores que a sua solução será essencial para resolver os problemas e as dores deles.

Mostre como o produto pode ajudar os seus clientes apresentando a utilidade e todos os pontos positivos que o seu produto ou serviço oferece. Nessa hora, quem estiver assistindo ao seu vídeo já considerará se deve comprar ou não.

5. Prepare-se para superar as objeções

Ao preparar o script do seu vídeo de vendas, imagine quais razões podem levar o seu telespectador a não comprar o seu produto ou serviço.

Pensando nessas possíveis razões, crie estratégias simples que desconstroem esses argumentos e que mostram que os problemas e dores do seu cliente podem ser resolvidos através da compra do seu produto.

6. Lembre-se de mostrar como o cliente pode comprar o produto

Não tenha medo de falar diretamente nos seus vídeos de vendas sobre o preço dos seus produtos e as formas como seus clientes podem adquiri-los.

Fale de maneira simples o que compõe a compra do produto e o seu valor. Também não esqueça de mencionar os métodos de pagamento.

Esse pode até parecer um ponto óbvio, porém, muitas empresas se esquecem de dar instruções ao cliente de como ele poderá prosseguir para a compra do produto apresentado.

7. Não se esqueça do CTA ao final do vídeo

Para encerrar o seu vídeo use e abuse dos gatilhos mentais que vão levar o seu público a uma ação: COMPRAR o seu produto!

Estamos falando de gatilhos como a escassez, a autoridade, a urgência e a prova social: eles certamente ajudarão a convencer o seu cliente e a fazer com que a venda seja efetuada. Esse é o CTA (Call to Action) do vídeo de vendas. 

Como chamar a atenção para o vídeo de vendas da sua empresa?

Existem, ainda, outros aspectos que podem ajudar na hora de produzir vídeos de vendas de qualidade. Fique atento, por exemplo, à duração dele.

O tempo ideal será muito relativo, pois vai depender da quantidade de informações necessárias para mostrar bem o seu produto. Porém, como regra, não deixe o vídeo longo demais.  

Outro aspecto importante é ser original e simpático. No entanto, não tente mostrar para o consumidor algo que você ou o seu produto está longe de ser. Por isso, seja sincero e honesto ao mostrar as qualidades e as limitações dele.

Também busque conhecer mais sobre a técnica de copywriting, que é maneira de persuadir o espectador de seu vídeo por meio do uso de palavras corretas.

Ao fazer um roteiro para o seu vídeo leia bastante, analise e estude essa técnica. Com ela você terá mais oportunidades de convencer as pessoas a comprar seu produto.

Depois de tudo pronto, é hora de divulgar o seu vídeo nas redes sociais, no seu site e em outros canais onde os seus clientes estão presentes como WhatsApp e Telegram, por exemplo. Utilize estratégias de tráfego pago e orgânico para direcionar o vídeo para o seu público-alvo.

Conclusão

Como vimos, os vídeos de vendas consistem em uma poderosa e efetiva maneira de atrair um grande público para o seu negócio.

Sempre que pensar em fazer um vídeo de vendas, analise seu alvo principal. A partir daí siga os pontos mencionados:

  • procure envolver a sua audiência;
  • fale um pouco sobre você e sua empresa;
  • crie uma aproximação com o seu público;
  • sempre apresente uma solução para um problema real e;
  • não esqueça de preparar-se para superar as objeções.

Com esses pontos em mente, seu vídeo de vendas certamente será um sucesso!

Gostou deste artigo? Assine a nossa newsletter e seja sempre o primeiro a receber os novos conteúdos postados aqui!

Transmita mensagens de forma memorávelPowered by Rock Convert

Sua comunicação não pode entrar em quarentena!  

 Nós podemos ajudar você com isso.
CONVERSAR COM UM CONSULTOR
close-link