Por que incluir vídeos mobile na sua estratégia de comunicação

9 minutos para ler
admin
Por Marketing

Na fila, na sala de espera, no metrô, no ponto de ônibus e, se o chefe bobear, até no trabalho! As pessoas estão cada dia mais vidradas em seus dispositivos móveis, consumindo todo tipo de vídeos.

Por isso, nós não poderíamos deixar de criar um conteúdo inteirinho mostrando por que você deveria incluir vídeos mobile na sua estratégia de comunicação.

Ficou curioso? Então não perca este post! Aqui você vai descobrir por que apostar nesse formato e conhecer alguns tipos de vídeos excelentes para engajar seu público. Vamos lá?

Vídeos mobile: vale a pena apostar nesse formato?

Talvez você esteja se perguntando por que incluir vídeos mobile na estratégia de comunicação é uma boa ideia e tentando entender se a sua empresa realmente precisa desse recurso. Certo? As estatísticas mostram que sim, e é sobre isso que vamos falar agora.

Entre todos os formatos de conteúdo que existem na internet, os vídeos são os que mais chamam a atenção do público. A maneira como eles transmitem informações tem o poder de cativar a audiência e de transformar um monte de dados em uma peça interessante. Vamos aos números?

Atualmente, os vídeos definitivamente dominam a rede. Segundo a Agência Brasil, eles são o formato preferido por 71% dos internautas. De forma geral, qualquer tipo de apresentação em vídeo é mais atrativa que a leitura de um texto. 

Além disso, esse formato é extremamente didático, o que contribui para que o consumidor realmente entenda a proposta e o funcionamento do produto.

Até agora, falamos da importância do vídeo. Então, vamos nos concentrar um pouco no outro lado dessa história — o mobile. Basta olhar para as pessoas à sua volta para perceber que hoje elas acessam a rede e seus conteúdos pelos smartphones.

Mais uma vez, os números refletem essa realidade. O fato de que o celular é um companheiro inseparável faz dele também o único meio de acesso à rede para 43% dos internautas brasileiros. Como esse número mais que dobrou entre 2014 e 2016, a expectativa é que essa proporção se torne cada vez maior.

Se os vídeos são o formato preferido dos internautas e eles usam cada vez mais o celular para a conexão, a conclusão é clara: apostar nos vídeos mobile é o caminho para o sucesso!  

Os benefícios dos vídeos mobile para a sua empresa

Ainda não está totalmente convencido em relação aos motivos para incluir vídeos mobile na sua estratégia de comunicação? Não se preocupe! Vamos falar sobre outros benefícios dessa tática. Confira!

Promove e aumenta o engajamento nas redes

Entre 2012 e 2015, houve um aumento de 616% na quantidade de vídeos publicados no Facebook. As pessoas estão não só divulgando mais, mas também assistindo e compartilhando.

Uma pesquisa feita pelo Twitter mostrou que os vídeos divulgados na rede geram mais engajamento que outros tipos de posts. Quando comparados a publicações com textos e imagens, eles têm mais do que o dobro de engajamento.

Estreita o relacionamento com seu consumidor

Normalmente, o vídeo é construído a partir de uma narrativa. Diferentemente dos relatórios, das dissertações e das pesquisas, as histórias têm o poder de despertar a identificação. Por isso, esse formato estreita o relacionamento com o consumidor com mais facilidade.

Aumentar o engajamento da marca

Pelos mesmos motivos citados acima, os vídeos aumentam o engajamento entre a audiência e as marcas porque ajudam a gerar identificação e empatia com os valores, a missão e o propósito da empresa. 

Como nós já sabemo, todas as compras são emocionais e, por isso, criar uma conexão mais estreita com o seu público pode impactar positivamente as receitas do seu negócio.

Adapta-se aos novos hábitos tecnológicos

Com a tecnologia na palma da mão, os hábitos dos consumidores mudaram. A média de horas gastas com vídeos online passou de 8h semanais em 2014 para 19 em 2018. Um salto impressionante!

Mas não é só isso. Hoje os brasileiros já assumem que dividem o tempo que passavam em frente à televisão com vídeos online. 84% assistem esse conteúdo no celular sendo que 75% preferem esse equipamento.

Além disso, mesmo quando está em frente à TV, internauta já não está apenas assistindo televisão. 86% dos entrevistados admitem que acessam a internet pela telinha, embora estejam diante da telona.

Portanto, se o consumidor mudou, as empresas também precisam se adaptar. Essas estatísticas mostram por que incluir vídeos mobile na sua estratégia de comunicação é fundamental!

Aumentar o tráfego e o engajamento no site

Como os vídeos são muito didáticos e diretos, eles têm sido a opção nº1 quando a necessidade do cliente é entender melhor o que determinada empresa faz ou como os produtos e serviços dela podem solucionar sua dor.

Por isso, investir em vídeos também é garantir uma otimização nos acessos e no engajamento do seu site: ao conferir os vídeos até o fim as pessoas passarão mais tempo ali e isso faz com que os buscadores entendam que o seu site é de qualidade e deve aparecer entre os primeiros lugares das pesquisas. 

Plataformas que podem receber os vídeos mobile

Agora que você já entendeu por que incluir vídeos mobile na sua estratégia de comunicação, fica a pergunta: onde distribuí-los? Fizemos uma seleção das melhores plataformas para essa finalidade e suas vantagens. Acompanhe!

YouTube

O YouTube é, simplesmente, a plataforma de vídeo mais acessada do planeta. Ele tem mais de dois bilhões de usuários, ou seja, um terço dos internautas do mundo. Cerca de 133 milhões estão aqui, no Brasil.

Os dados diários também são bilionários: se todos os vídeos assistidos em um dia fossem somados, teríamos um total de um bilhão de horas. Seu público representa 99% dos usuários da internet que assistem vídeos online.

Facebook

A maior rede social do mundo tem 2,3 bilhões de usuários. Portanto, as chances de seu público-alvo estar lá são muito grandes. O tempo gasto na plataforma também é considerável: entre os americanos, um em cada 5 minutos gastos em dispositivos móveis são dedicados ao Facebook ou ao Instagram, que são da mesma empresa.

Instagram

Por falar em Instagram, ele tem um público fiel. Mais de 500 milhões de usuários usam o aplicativo todos os dias, fazendo dele uma excelente plataforma para a divulgação de imagens e vídeos.

Vimeo

O Vimeo é menos conhecido e acessado, com 42 milhões de usuários nos Estados Unidos e 70 milhões no mundo. Ele contabiliza 170 milhões de visualizações por mês, um número bem inferior ao YouTube.

No entanto, a plataforma é focada na qualidade dos conteúdos e, por isso, reúne muitos filmes alternativos e produções publicitárias.

WhatsApp

Outra plataforma onde os vídeos são muito populares é o WhatsApp. 42 bilhões de mensagens são enviadas diariamente pelo aplicativo, sendo que 250 milhões são vídeos!

Divulgar vídeos usando o WhatsApp aumenta as chances de que ele seja compartilhado muitas vezes. Para isso, o conteúdo precisa ser envolvente, fazendo com que as pessoas tenham o desejo de repassá-lo aos seus contatos.

3 tipos de vídeo mobile para apostar

Ficou empolgado depois de descobrir tudo o que os vídeos mobile podem trazer de bom para a sua estratégia de comunicação? Então agora veja quais são alguns dos tipos mais úteis para a sua empresa.

Vídeos de produto e serviços

Os vídeos de produto e de serviços são o meio mais eficiente para tirar as dúvidas do consumidor, ajudá-lo a comparar opções e proporcionar segurança na tomada de decisão. Esse recurso demonstra as características e qualidades de um produto ou serviço. Portanto, trata-se de um aliado que você não pode descartar, especialmente no e-commerce.

O vídeo transmite ao consumidor uma ideia tão precisa quanto a visualização em uma loja — ou, às vezes, até mais precisa. Um exemplo disso é a Blendtec, marca que ficou famosa por triturar objetos como iPhones, iPads, isqueiros e até diamantes com seus liquidificadores, demonstrando sua potência!

Não é à toa que 85% das pessoas se tornam mais propensas a comprar um produto depois de assistir a um vídeo sobre ele!

Vídeos institucionais

Hoje em dia as pessoas não querem simplesmente comprar um produto. Elas prestigiam marcas que admiram devido à sua história e aos valores que praticam. Assim, o vídeo institucional é uma excelente ferramenta para impressioná-las positivamente.

Em vez de apresentar um texto enorme, o vídeo permite que as pessoas conheçam fatos que tornam sua empresa admirável. Com imagens e outros recursos audiovisuais, elas descobrem sua história, seus valores e seu impacto positivo na sociedade. Assim, elas podem se tornar grandes fãs da sua marca.

Vídeo cases e de depoimento

Ainda melhor que falar bem do seu próprio produto é quando o seu cliente exalta as suas qualidades! É exatamente isso o que acontece em um vídeo case ou de depoimento: uma história de sucesso baseada na sua oferta.

Este formato é relevante por vários motivos:

  • o espectador se identifica com o personagem (é um consumidor como ele);
  • o espectador não desconfia do personagem (não está levando uma vantagem financeira para falar bem do produto);
  • o espectador percebe que tem a mesma necessidade que o personagem tinha;
  • o espectador vê, na solução encontrada pelo personagem, uma forma de resolver seus próprios problemas.

Portanto, o vídeo case ou de depoimento funciona como um testemunho, o que o torna extremamente eficiente para convencer seu público-alvo.

Finalmente, as pessoas necessitam de informação. Seja para conhecer seu produto ou sua empresa, elas precisam desses fatos para que possam depositar sua confiança. No entanto, em meio a um bombardeio de propaganda, é preciso ser criativo para atraí-las e atingir o objetivo — e o vídeo mobile é uma estratégia excelente para isso.

Entendeu por que incluir vídeos mobile na sua estratégia de comunicação é uma opção inteligente? Esperamos que sim! Assine a nossa newsletter para receber conteúdos como este em sua caixa de entrada!

Transmita mensagens de forma memorávelPowered by Rock Convert

Sua comunicação não pode entrar em quarentena! 

Nós podemos ajudar você com isso.
CONVERSAR COM UM CONSULTOR
close-link