Apresentações para empresas vão muito além que uma forma de mostrar seus produtos e serviços…
Uma marca que deseja obter mais sucesso precisa mostrar profissionalismo, organização, seriedade e coerência em todas as formas de comunicação.
Principalmente ao se apresentar a clientes em potencial, investidores, novos colaboradores e outros públicos estratégicos.
Portanto, investir em uma boa comunicação empresarial é essencial — e isso inclui os materiais que você usa.
Se pararmos para pensar, essa frase tem um significado impactante…
Não adianta nada ter um produto incrível, um serviço excelente e um atendimento excepcional se você não conta o que faz de maneira encantadora e convincente.
Investir em bons materiais é essencial para qualquer negócio e, com certeza, ajudará a garantir o sucesso deste.
Entenda, neste artigo, por que ter apresentações de alta qualidade é tão importante para o êxito do seu negócio!
Boa leitura!
3 motivos para investir em apresentações para empresas
Pense no seguinte cenário: duas empresas concorrentes em um determinado segmento apresentam seus serviços para um potencial cliente.
Uma delas leva uma apresentação com um roteiro definido, pensado e ensaiado. A outra não leva nada.
O resultado mais provável é que o cliente contrate a primeira empresa, concorda?
Essa é uma história fictícia, mas possível de acontecer, pois as apresentações têm um potencial muito grande de engajar e convencer.
Confira outros 3 motivos pelos quais você deveria criar uma apresentação para a sua empresa!
1. As apresentações demonstram profissionalismo
Avalie o nosso exemplo mais uma vez.
Um dos motivos que levou o cliente a contratar a primeira empresa é o profissionalismo transmitido pela apresentação.
Uma bela apresentação, com um roteiro definido e uma direção de arte convincente transmite seriedade e mostra que a empresa tem cuidado com tudo aquilo que faz.
Além disso, quando bem-feitas, as apresentações colaboram para tornar mais didáticas as informações mais estratégicas para a empress.
Da mesma maneira, demonstra melhor os valores e a missão do negócio — e reforçam os dados mais importantes naquela negociação.
Por fim, vale mencionar que as apresentações ainda cumprem um papel fundamental de educar o mercado sobre o que sua empresa faz.
Afinal, elas podem ser publicadas na internet, em plataformas específicas como o SlideShare.
2. Boas apresentações para empresas ajudam a ganhar clientes estratégicos
Uma empresa não sobrevive sem garantir bons clientes e, para isso, você precisa encantá-los desde o primeiro contato, mostrando que sua empresa é a melhor naquilo que oferece.
Portanto, vá além de um bom vídeo institucional e uma estratégia de marketing bem estruturada, que atraia clientes adequados.
Tenha também uma boa apresentação comercial personalizada para a ocasião e que destaque os pontos chave do seu negócio faz toda a diferença.
Afinal, é essencial que você transmita suas mensagens de forma fluida, organizada e esteticamente bonita para manter o cliente atento ao que você está propondo.
Dessa forma, seu cliente potencial sente que sua empresa tem credibilidade e que se preocupa com o que oferece para o público.
3. Projetos importantes são apresentados de forma mais estruturada
Então, para apresentar um projeto importante para possíveis parceiros, investidores, ou até mesmo para um cliente, é importante ter algo memorável em mãos.
Logo, o material multimídia precisa ser criado de forma a ressaltar sua ideia e conseguir reunir todos os argumentos de forma adequada e coerente.
Nesses casos, você pode investir em um bom vídeo explicativo, em materiais auxiliares e, claro, em uma apresentação profissional.
É importante garantir que todos esses conteúdos estejam bem produzidos.
Além disso, eles devem ser apresentados da maneira correta para que as pessoas compreendam 100% daquilo que está sendo transmitido.
Caso contrário, você corre o risco de perder credibilidade, de se desorientar durante seu discurso e então, tudo aquilo que parecia tão brilhante vai por água abaixo.
E você não quer que isso aconteça, não é?
Se você não consegue criar seus materiais internamente ou precisa de uma estrutura adequada para sua exibição, confiar o serviço a profissionais que entendem do assunto pode ser sua melhor escolha.
Como aumentar suas vendas nas apresentações para empresas
Convencer um cliente a adquirir um produto ou um serviço de sua marca passa por estratégias muito subjetivas nas diversas fases do processo de vendas.
No entanto, existem algumas dicas para que o vendedor domine com mãos fortes todo o caminho até o encantamento do cliente.
Quer saber mais? Acompanhe!
Selecione os seus argumentos
Caso você apareça com uma longa lista diante dos seus prospects apresentando motivos para que eles comprem de você, é bem provável que eles se percam no meio do caminho.
Portanto, prepare um material que apresente apenas as razões principais pelas quais a sua solução é a melhor e, dessa forma, você parecerá muito mais persuasivo.
Desafie os seus clientes
Aborde pontos em que seus produtos ou serviços se destacam para provar os motivos pelos quais eles funcionam melhor do que os similares.
Coloque essa dúvida na cabeça do seu potencial cliente de forma que ele se sinta impulsionado a querer saber realmente se o que está sendo apresentado trará a solução que ele deseja.
Lance mão de perguntas que façam com que ele se sinta desafiado…
Evite usar “quanto tempo você gasta em atividade x” e “você estaria disposto a tentar fazer o seu tempo render mais ao adquirir nossa mercadoria?”.
Pode parecer um exemplo simples mas, se bem formulado, funciona muito bem.
Cause impacto
Argumentar e desafiar o potencial comprador são estratégias fundamentais para que o processo de vendas se encaminhe bem.
No entanto, nas fases iniciais o cliente precisa ter o seu emocional impactado de alguma forma. Só assim vocês conseguirão chegar aos próximos estágios.
Utilize artifícios que chamem a atenção das pessoas nos primeiros instantes, mesmo que isso não tenha exatamente a ver com a mercadoria ou solução oferecida.
Varie as suas formas de apresentação
Não se limite a utilizar apenas panfletos, slides ou vídeos.
Saiba que, a cada vez que as formas de apresentação de um produto ou de um serviço aumentam, a atenção para a marca cresce consideravelmente.
Dessa forma, utilizar ferramentas variadas, seja em sua apresentação ou em toda a campanha, fará com que a estratégia seja mais eficaz.
O que não pode faltar em uma apresentação institucional
Peça fundamental para prospecção de clientes e também para (re)posicionar uma marca no mercado.
A apresentação institucional é protagonista quando o assunto é mostrar uma empresa e seu histórico, como já mostramos ao longo deste texto.
Graças à sua importância, é crucial que ela seja atrativa e consiga expressar o espírito da companhia de maneira que futuros consumidores ou patrocinadores criem empatia e admiração por ela.
Fazer uma apresentação institucional seguindo esses parâmetros não é nada fácil, embora seja totalmente possível.
Quer garantir não falte nada de importante na apresentação da sua empresa?
Fique atento a todos os itens que vamos sugerir logo abaixo!
Direcionamento para o público alvo
Toda apresentação, seja ela sobre uma empresa, produto ou serviço, deve ser elaborada levando em consideração o público para o qual é direcionada.
Por exemplo, se a sua empresa atua em diferentes países, será preciso prever, na diagramação, espaço para os textos traduzidos.
Embora esse item seja abstrato, ele orientará todos os outros que mostraremos abaixo, que envolvem escrita e identidade visual.
Conteúdo abrangente e sucinto
Uma boa apresentação institucional consegue expor as principais facetas de uma empresa sem entediar o espectador.
Para isso, deve ser abrangente, apresentando desde os alicerces mercadológicos até os cases de sucesso.
Abaixo, listamos os principais tópicos que devem constar em sua apresentação. Confira!
- sobre a empresa: relate o surgimento da companhia (uma linha do tempo sempre é uma boa opção), a sua missão e os seus valores, sem prolongar muito;
- produtos: utilize imagens bonitas para mostrar o que a sua empresa tem de melhor — o produto. Nesta parte, não se preocupe em detalhar demais os seus aspectos;
- certificados e prêmios: apresentar as certificações e os prêmios é uma forma de atestar que a sua companhia tenha conhecimento suficiente para prestar o serviço de forma adequada. Além disso, é o ponto inicial para que um desconhecido comece a confiar em sua companhia;
- clientes e cases de sucesso: outra importante forma de mostrar a capacidade de sua empresa é na citação de clientes e na descrição do sucesso dos trabalhos ou das soluções já oferecidas;
- contato: não se esqueça de deixar o telefone, o e-mail e o site da sua empresa.
Identidade visual atrativa e alinhada em apresentações para empresas
Parte fundamental para chamar a atenção, a identidade visual de uma apresentação institucional deve seguir duas premissas fundamentais: ser atrativa e dialogar com a essência da empresa.
Ser chamativa significa que a apresentação institucional será agradável para a visão e, ao mesmo tempo, sedutora.
Ela deve fazer com que a mente do espectador espere por mais.
Tudo isso, no entanto, deve ser realizado sempre preservando a essência da empresa.
Por isso, use cores e elementos gráficos que façam referência ao logotipo, por exemplo.
Lembre-se: estabelecer essa relação é crucial para a perenidade e para o sucesso de uma apresentação, mas não é algo simples de se fazer.
Assim, sempre aconselhamos contratar uma agência especializada.
Sua empresa já tem uma apresentação institucional?
Se para você é importante que sua empresa passe sempre uma imagem positiva e que melhore seus resultados na atração de clientes.
Além disso, é preciso usar as apresentações para empresas com objetivo de transmitir as mensagens de maneira estratégica e se comunicar com diferentes públicos.
Para isso é preciso ter apresentações mais impactantes.
Conte com a Smartalk para isso!
Nós somos especialistas em comunicação de impacto e as apresentações são a nossa principal ferramenta para conectar você ao seu público!
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