Blog

Tipos de narrativas no Storytelling

Ana Souza
Ana Souza
10/4/2024
min leitura
Compartilhe este post:

A arte de contar histórias é muito importante para a comunicação. Através dela, você atrai o cliente a consumir o seu produto e até a se fidelizar. Porém, isso acontece apenas quando o storytelling é bem estruturado e bem contado.

Para isso, um dos fatores chaves na criação da história é o tipo de narrativa, ou seja, a disposição dos fatos dentro do conto. Mas quais são os tipos de narrativas do storytelling? Continue lendo para descobrir quais são e como aplicá-las.

Índice

Narrativa Linear

O mais conhecido tipo de narrativa. Nela, a ordem começo-meio-fim é a escolhida para contar a história, No início, temos a apresentação do mundo e dos personagens. No meio, vem o problema que vai ser resolvido pelos personagens. No final, vem a resolução do conflito e o crescimento dos personagens e o seu aprendizado.

A narrativa linear é boa para explicar coisas de maneira simples, uma vez que é o tipo mais consumido e difundido, ou seja, é mais fácil de o cérebro absorver as informações. Porém, com isso, falta um pouco de dinamismo na maneira de contar a história. Além de que ela apresenta apenas um final ou aprendizado, sendo muitas vezes previsível.

Exemplos de narrativa linear são os filmes de Jurassic Park e Toy Story.

Narrativa Não linear

Como o nome sugere, ela é o oposto da narrativa linear. Ela pode começar pelo meio ou até mesmo pelo fim da história. Um exemplo são as histórias que alternam entre o passado e o futuro.

Nessa narrativa, o leitor/ouvinte/telespectador monta a história com base naquilo que lhe é oferecido, o que dá para ele um maior contato com o emocional do personagem.

Esse estilo é mais dinâmico e atiça a curiosidade, porém, pode ser mais difícil de fazer,pois é necessário manter uma linha emocional e lógica em todo o processo.Também tem que conectar o que aparece de uma maneira que revele mais da vida do personagem, que avance na trama ou que aprofunde o tema/problema.

O que será mostrado? O que é segredo? Essas perguntas ajudam a montar o roteiro.

Um exemplo de narrativa não linear é a série da Netflix Dark.

Tipos de narrativas no storytelling l Mulher escrevendo l Smartalk
A narrativa do storytelling deve ser escolhida de acordo com o seu público - Imagem de pch.vector no Freepik

Narrativa Interativa

A última das narrativas do storytelling é a narrativa interativa. Ela muda de acordo com as escolhas de cada um, podendo ter vários problemas e diversos finais, ou seja, o público consegue alterar o desenvolvimento da história.

Assim como a narrativa linear, aqui tem um começo-meio-fim, porém, pode-se fazer alterações quanto ao final. Durante a história, você deve avisar o público das consequências de escolhas dele.

É uma ótima maneira de atrair engajamento e público, já que leitor/ouvinte/telespectador tem poder sobre a história e se coloca no lugar do personagem, fazendo as decisões que mais lhe agradam.

Entenda storytelling com a Smartalk!

Precisa de ajuda para entender e aplicar o storytelling no seu negócio? Conte com a Smartalk, uma empresa especialista em comunicação. Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas!

Acesse o ebook gratuito e descubra qual é o seu estilo de narrativa preferido!

Se tanto a narrativa linear e a narrativa interativa tem começo-meio-fim, qual a diferença entre elas? Apesar das duas terem um começo, um meio e um fim, a narrativa linear não conta com a participação do público e já tem uma história definida, sem a possibilidade de mudanças. Já a narrativa interativa é o oposto: ela precisa da interação do público e tem diversos finais.

Como eu escolho a narrativa ideal para o meu produto? Você deve observar as características de cada uma das narrativas do storytelling e qual o seu objetivo com o seu produto e quem é o seu público alvo. Depois de fazer isso, você consegue descobrir qual narrativa escolher.

Qual a importância do storytelling para a comunicação? O storytelling é a arte de contar histórias. Por milhares de anos, histórias eram uma das únicas formas de entretenimento existentes. Atualmente, continuam sendo uma das principais ferramentas da comunicação para atrair público e investidores, persuadindo-os a entrar em contato com o seu produto ou com a sua empresa.

Como a Smartalk ajuda o meu negócio? A Smartalk oferece cursos e workshops que visam ajudar no crescimento da sua empresa e no seu crescimento pessoal. Também oferecemos outros serviços voltados para o melhor do seu negócio.

Newsletter

Assine para receber os últimos posts e novidades direto no seu e-mail.

Ao inscrever-se você concorda com nossa Política de Privacidade.
Sucesso! Você está inscrito em nossa newsletter.
Oops! Algum erro ao enviar suas informações.

Transforme a sua comunicação e conquiste a sua audiência

Apresentações, Eventos, Palestras, M&A e Performance, nosso time é formado por especialistas multidisciplinares que auxiliam na construção de projetos impactantes.

Conteúdos relacionados