Os Segredos do Universo para fazer Apresentações Profissionais que Convertem

15 minutos para ler
admin
Por Marketing

Se em breve você estará em eventos de negócios e precisa mostrar o que sua empresa faz, você precisa ter apresentações profissionais de impacto e bem estruturadas.

De fato, no mundo corporativo e de negócios, não há nada mais relevante que a imagem.

Ter apresentações profissionais não requer apenas um bom design e estética, também envolve conteúdo assertivo e performance de apresentação.

Portanto, pensando nesse grande desafio, preparamos um material completo que revela todos os segredos do universo para ter uma apresentação comercial vencedora.

Confira!

Por que devo ter apresentações profissionais na minha empresa?

Antes de tudo, você deve estar se perguntando: “Mas por que devo ter apresentações profissionais, se o cliente quer saber de preço no final das contas?”

Apresentações profissionais não são apenas uma pilha de slides mostrando vantagens do produto e tabelas de preços…

Aliás, elas nunca deveriam ser somente isso!

Quando criamos uma apresentação comercial devemos incluir informações básicas sim, como preço, durabilidade, logística e pesquisa de mercado…

Mas tudo isso pode ser feito com uma comunicação criativa, estratégica e eficiente, o que gera muito mais interesse no seu público.

Apesar de parecer óbvio, empresários e vendedores confessam que uma das maiores dificuldades no momento de apresentar a empresa é trazer a excelência dos serviços personificados na apresentação.

A Magia das Apresentações Profissionais

De fato, essa transformação não acontece como mágica.

Entretanto, a magia da apresentação profissional, está na capacidade de unir diversas disciplinas para entregar uma solução incrível e encantadora.

Através de um método único, considerado um processo de alta performance e que escala vendas com as apresentações, a Smartalk criou o CDP – Metodologia que une o Conteúdo, o Design e a Performance.

Com essa metodologia transformamos suas ideias em apresentações profissionais criadas, única e exclusivamente, para atrair e encantar o seu consumidor e potencializar as vendas.

A grande magia das apresentações profissionais é criar a melhor experiência para o seu cliente.

Porque uma apresentação profissional não depende de ferramentas, você pode utilizar qualquer plataforma: Power Point, Keynote, Prezi, etc.

Uma apresentação profissional de impacto depende da forma como ela é demonstrada.

Fugir do óbvio!

Definitivamente, uma apresentação profissional de sucesso nasce do encontro da estratégia de comunicação com a criatividade.

Seu cliente não espera que você mostre apenas que seu serviço ou produto é interessante para ele e tem um preço competitivo.

Ele espera ser surpreendido, despertado, impressionado…

Afinal, vender não é mostrar vantagens e benefícios, vender é mostrar a realização das perspectivas do seu cliente e acender uma chama interna que o motiva ao desejo de fechar o negócio com você.

Logo, uma boa forma de realizar isso é fugir do óbvio e construir um storytelling para conexão de valores da sua marca com seu público alvo.

Como criar apresentações profissionais que geram vendas e atraem clientes em 3 etapas

Depois de descobrir que não existe magia na criação de uma apresentação, mas que a magia real está na forma como se transmite a mensagem, vamos à construção prática do seu power point vencedor.

Etapa 1: O que seria sua apresentação em apenas uma frase?

Dessa forma, uma ótima maneira de começar sua palestra é simplificar o assunto da sua apresentação resumindo-a em apenas uma frase.

Portanto, se você não puder explicar sua apresentação de maneira resumida, talvez você ainda não esteja pronto para apresentá-la.

Você pode ter ensaiado várias vezes e estar com cada slide na ponta da língua, mas se não conseguir representar sua apresentação em uma descrição curta, então significa que ainda não há conexão de ideias e propósito.

Usar uma descrição curta para apresentar um conceito está presente em diversos usos do nosso dia a dia…

Desde a premissa e concepção do twitter à apresentação no perfil do linkedin, descrição da bio do seu perfil no instragram e blocos de notícias impressas.

De fato, usar um resumo quando começamos a apresentação serve como bússola, para quem está apresentando e para quem está ouvindo.

Quanto mais atrativo e curioso seu resumo for, melhor sua audiência vai manter a atenção e o interesse no discurso.

Então, resumir sua apresentação em uma frase é apresentar o conceito fundamental do seu conteúdo.

Esse próprio tópico é um modelo de resumo da apresentação “apresentações profissionais que geram vendas…”.

Veja alguns outros exemplos de resumos de narrativa para sua apresentação:

  • Um aparelho com tudo que você quer: um MP3 player, um browser de internet e um telefone celular – 1º Iphone;
  • Ter um sistema de interface otimizado para navegar, compartilhar documentos e facilitar sua rotina de trabalho – Windows 95;
  • Dar às pessoas o poder de construir uma comunidade e compartilhar propósitos em comum – Facebook.

De acordo com Daniel Pink, redator-chefe de discursos do vice-presidente Al Gore de 1995 a 1997 e autor de três best-sellers do New York Times:

Se é possível definir sua vida em uma frase, é sem dúvida possível encapsular qualquer apresentação em uma frase.

Revisão: Escreva uma frase que descreva sua apresentação. Pense em uma frase como seu pitch de venda.

Se você estivesse no elevador para subir apenas um andar, como explicaria sua apresentação para alguém nesse curto espaço de tempo?

Esse é o propósito da sua proposta!

Etapa 2: Identificar as 3 principais forças da sua apresentação de negócios

Agora, você precisa identificar quais são os 3 pilares – ou forças – mais relevantes na sua apresentação.

Pense da seguinte forma: “Se o público só se lembrará de três coisas sobre a minha palestra, o que eu quero que sejam essas três coisas?”

Depois de identificar quais os principais pilares que você quer encrustar na mente do seu público, lapide cada ideia!

É preciso lapidá-las para fortalecê-las.

Daqui em diante, desenvolver sua apresentação vai levar em consideração essas três forças, é um trabalho de desconstrução.

Ou seja, pensar no perfil do público, para projetar as ideias centrais que você quer transmitir e então criar narrativa em torno dessas ideias.

Esses três pilares, sustentam sua mensagem central, conforma definido em seu resumo de uma frase e cada elemento de sua apresentação vai se conectar a uma de suas três ideias principais.

Revisão: A “regra de três” é universal, quantas provas de matemáticas e física não fizemos durante a vida apenas com conhecimento dessa regra?

Não importa seu segmento ou o tempo que você tem para fazer sua apresentação, a regra de três é uma ordem simples e coerente para criar um roteiro estratégico.

Logo, ao destacar três lições principais, ficara mais fácil para o público lembrar da sua apresentação.

Etapa 3: Use o Storytelling nas Apresentações Porifssionais

Neste ponto, com o seu resumo criado e as 3 ideias centrais levantadas, você já pode desenvolver seu conteúdo de apresentação.

Inicialmente, pode ser que sua apresentação pareça um retalho de ideias e notas, mas em breve você poderá organizar tudo e uma boa forma de fazer isso é pensar na hierarquia de slides.

Assim, você poderá definir o timing de cada ideia a ser exposta e a abordagem de acordo com a história que deseja contar.

Organizando o Storytelling das apresentações profissionais

Uma boa forma de organizar essas ideias é criar um rascunho tipo um storyboard listando as palavras e os números que você vai incluir em cada slide, bem como notas sobre o design do slide.

Claro, você não precisa começar a desenhar seus slides ainda, mas reforço que este é um bom momento para começar a pensar na ordem e estética deles, pois essa será a próxima etapa após o storyboard.

Aqui está um modelo de documento para organizar a hierarquia dos seus slides:

Para começar seu esboço, escreva sua frase conceito da apresentação.

Em seguida, liste as três ideias principais e as histórias que cada uma dessas ideias irá transmitir.

Por fim, sinaliza para onde você quer levar sua audiência…

Opa! Surge aqui um novo ponto… Como assim, “para onde levar sua audiência?”

É bom ter em mente que sua história deve ter um clímax e um fechamento, uma recompensa, algo a ser realizado ou alcançado.

A sua CTA (chamada à ação) não pode ser apenas um “vamos conversar? e obrigado” no final da sua apresentação.

Se você vai contar uma história com base em superação, chame sua audiência para um desafio…

Da mesma forma, se sua história é sobre uma startup de bairro que tem a hipótese de gerar uma solução tecnológica e milhões de dólares, você deve trabalhar com o gatilho da ambição.

Insira na mente dos seus possíveis investidores que eles terão novos ganhos e negócios investindo no mais novo modelo de usabilidade mais popular no futuro…

Ao anotar esses elementos, você garante que esses componentes mais importantes serão o foco da sua apresentação e, assim, manter a coerência da narrativa.

Começar pelo fim, pelo meio ou o bom e velho “Era uma vez…” ?

Uma vez organizados esses elementos, você poderá decidir o que pode ser mais impactante, a depender do perfil do seu cliente:

  • Contar uma história linear: começo, meio e fim (CTA);
  • Contar uma história Tarantino: “pré-fim”, meio, começo, vários clímax e um fim definitivo (CTA) com possibilidade de continuidade.

Com esses itens praticamente definidos, concentre-se no conteúdo dos primeiros slides da apresentação.

Esses slides são importantes porque você precisa ter um início forte para sua apresentação profissional.

Prenda a atenção do seu público imediatamente ou arrisque perdê-los para sempre.

Você pode considerar fazer uma pergunta genuína que incluir m motivo para levantar as mãos:

“Quem gostaria de ter um sistema de interface otimizado para navegar, compartilhar documentos e facilitar sua rotina de trabalho?”

Ainda há várias outras formas de obter a atenção imediata do seu público:

  • Se você domina a arte do humor, faça seu público sorrir contando uma história engraçada no início de sua apresentação;
  • Você também pode revelar um fato chocante: “daqui a 10 anos seu emprego não existirá mais” – se você está falando para um grupo de profissionais ambiciosos, esta informação certamente despertará o interesse deles;
  • Ou escolher apresentar um dado estatístico ou estudo que vai despertar a atenção de investidores.

A Solução de todos os seus Problemas

Está na hora de definir aquela solução que citamos um pouco mais acima…

Escolha uma solução que pareça mais adequada ao seu público, seu seu estilo de falar e o tópico que está sendo tratado.

Dica: Quanto mais você souber sobre seu público, mais fácil será editar e refinar suas apresentações profissionais.

Sempre tenha em mente que a cada slide você inspirar seu público a realizar uma ação específica no final de sua palestra.

Além disso, ao organizar seu conteúdo, tente incluir apenas uma ideia pode slide.

Mantenha suas ideias sucintas, pois você precisará aprimorar sua mensagem com um visual estético refinado em cada slide.

O que você deve evitar nas apresentações profissionais?

Em 2014, o International Journal of Business Communication publicou os resultados do The Use of Visualization in Communication of Business Strategies.

Esse era um experimento realizado para reunir evidências empíricas sobre o uso da visualização na comunicação.

A empresa queria saber se alguns elementos eram melhores do que o texto na comunicação de uma estratégia de negócios.

! Os resultados desse estudo confirmaram que listas de texto e marcadores devem ser evitados nas apresentações !

Especificamente, o estudo concluiu:

As pessoas que foram expostos a uma representação gráfica da estratégias prestaram mais atenção, concordaram mais e se lembraram melhor da estratégia do que as pessoas que viram uma versão de lista com marcadores em uma apresentação com a mesma temática.

Em resumo: slides com muito texto e marcadores matam as apresentações porque seu público terá dificuldade em prestar atenção ao seu conteúdo, concordar com ele e lembrar da sua apresentação posteriormente.

Essas três razões devem ser suficientes para convencê-lo a nunca mais fazer isso nos seus slides.


UAU! E como a Smartalk dá conta de tudo isso, diariamente, nas apresentações profissionais dos seus clientes?

Simples: Metodologia, Experiência, Estratégia, Excelência e Design em movimento!

Transformamos ideias em apresentações profissionais de alto impacto aliadas à tríade CDP – conteúdo, design e performance.

apresentações profissionais

1 . Planejamento Criativo

Primeiramente, para entregar apresentações profissionais de qualidade, dedicamos uma imersão completa para realizar um briefing impecável.

Portanto, é nessa etapa que a equipe de atendimento vai levantar detalhes e expectativas para a criação, garantindo que sua apresentação e conteúdo terá a sua voz e o posicionamento dos valores da marca.

Uma apresentação profissional não é apenas visualmente bonita… Nosso objetivo é torná-la uma peça de comunicação inteligente e eficiente.

Ou seja, uma ferramenta de conversão vencedora!

Aqui preparamos todas as informações necessárias para alinhar as suas expectativas.

Essa etapa é onde alinhamos as expectativas e materiais mais assertivos para sua comunicação.

2 . Roteiro

Aqui nosso time de roteiristas e redatores manipulam todas as informações adquiridas pelo briefing para dar uma forma criativa e cheia de personalidade à sua apresentação.

Criamos, nessa etapa, a melhor linha argumentativa e de impacto para suas apresentações profissionais.

3 . Direção de arte

Templates prontos aqui caem por terra! A criação é totalmente completa, personalizada e exclusiva para você e seu projeto.

Portanto, é aqui na direção de arte que determinamos a linha visual das suas apresentações profissionais.

Para isso, nós estudamos a melhor forma visual para você se comunicar com criatividade e assertividade com sua audiência.

4 . Motion Design

Agora, vamos dar movimento à sua mensagem…

A criação de cada slide da sua apresentação profissional depende do trabalho integrado.

Junto ao motion e ao design gráfico, pensamos no estilo exclusivo para sua necessidade, seja uma apresentação de vendas ou institucional.

Sua mensagem agora estará em movimento, o que garante muito mais interatividade, entendimento, retenção de informação e impacto na audiência.

5 . Uma Verdadeira Transformação nos Negócios

Poderíamos parar por aqui, afinal tudo que você precisa para vender mais já foi revelado nesse artigo, mas…

O maior segredo para ter apresentações profissionais de sucesso é a metodologia estratégica.

Para isso, é preciso envolver mais uma habilidade que é a capacidade de falar em público em um cenário de palestras e eventos.

Portanto, nós também cuidamos da sua postura em palco e da sua performance!

A Smartalk não está no palco das apresentações profissionais de brincadeira.

Somos especialistas em contar histórias que transformam negócios.

Nossa metodologia já foi testada e aprovada por várias marcas e empresários, nacionais e internacionais.

Ganhamos até o título A.S.D.S. = Antes da Smartalk e Depois da Smartalk.

Aqui a sua mensagem ganha muito mais força!

Fazemos apresentações com muito mais chance de sucesso. Veja alguns dos negócios que já transformamos com apresentações profissionais:

apresentações profissionais

A Smartalk desenvolveu a palestra do diretor de produto da FCA America Latina, Carlos Eugênio Dutra, no Automotive Business, que tinha como objetivo a transição do Grupo FIAT para FCA, bem como a apresentação do primeiro veículo a ser lançado no país: o Jeep Renegade.


apresentações profissionais

A empresa Nubank procurou a Smartalk com intuito de criar todas as apresentações para o evento Xmeeting. E de lá pra cá, nossa parceria só fortaleceu cada vez mais. A cada mês temos um novo projeto e um novo desafio que transforma a vida de pessoas e negócios.


apresentações profissionais

A Smartalk recebeu o desafio de criar uma apresentação bem inovadora e objetiva para transmitir as experiência vivenciadas pelo empreendedor Tallis Gomes, da Easy Taxi e da Singu, que também fosse utilizada em palestras e eventos na qual o CEO participa.


apresentações profissionais

A Smartalk tem a honra de fazer parte do evento promovido pelo MAP e Galderma desde 2017. Fomos além do design de impacto nas apresentações e desenvolvemos o conteúdo e a performance dos speakers convidados.




Quer dar um show no seu próximo evento e atrair muito mais cliente?

Transmita mensagens de forma memorável