Como organizar uma palestra? Conheça 12 passos para a sua próxima grande apresentação
Atire a primeira pedra se você nunca se sentiu apreensivo, ansioso ou nervoso antes de realizar uma palestra.
Se isso nunca aconteceu, parabéns, sua capacidade emocional é incrível e você merece esse reconhecimento. A maioria das pessoas sofre com nervosismo minutos antes de se apresentarem em um evento, entretanto, esse sentimento não pode te parar.
No intuito de fazer com que as pessoas lidem com o desafio de fazer seus discursos em público, decidimos compartilhar algumas dicas que vão te ajudar antes, durante e depois da palestra. Continue a leitura e veja o que separamos para você!
Antes, durante e depois da palestra
Existem alguns métodos que podem te auxiliar durante toda a palestra, por isso, reunimos 12 dicas exclusivas para você aplicá-las e se sentir melhor durante sua apresentação. Confira:
Antes do evento
1. Conheça seu público:
Certifique-se de conhecer o público-alvo da sua palestra. Serão adolescentes ou pessoas jovens empresárias? A forma como você terá que conduzir este evento vai depender única e exclusivamente dos ouvintes, pois cada grupo de pessoas exige uma abordagem diferente. Dito isso, tópicos, como: nível de conhecimento, faixa etária e tema precisarão ser analisados.
2. Trace objetivos:
Essa é sem dúvidas uma das melhores estratégias a serem seguidas. Se você sabe qual é o principal objetivo do seu discurso, então você terá que trabalhar para passar a sua mensagem. Coloque seus objetivos em tópicos, assim você consegue se lembrar deles facilmente.
3. Avalie o local e estude-o:
Se puder escolher, opte por um local acessível para o seu público. Os auditórios são bastante recomendados. Confira a infraestrutura e veja se é um ambiente agradável para abordar seu tema.
4. Atente-se ao uso da linguagem:
Após conhecer o público-alvo, defina a melhor linguagem para usar com eles, pois isso fará muita diferença em mantê-los engajados.
5. Evite textos:
Em suas apresentações criativas, evite textos longos ou muitas informações. Em vez disso, prefira vídeos curtos, como animações em 3D, ou imagens.
6. Ensaie:
A prática leva à perfeição, portanto, não tenha medo de treinar em casa alguns dias antes do evento.
Durante o evento
1. Cuidado com a performance:
Embora seja difícil falar em público, você não deve se desviar do caminho o qual está seguindo. Priorize sua mensagem clara, coesa e objetiva e, se perceber que está fugindo do assunto, volte ao controle e ao foco.
2. Não seja estátua:
Articular, conversar, brincar e caminhar são ações necessárias. Faça isso com moderação e saiba chamar a atenção das pessoas com seus gestos. Só não exagere!
3. Saiba lidar com imprevistos:
Mesmo que você tenha se preparado e se organizado para isso, as coisas podem fugir do seu controle. Portanto, se perceber que um equipamento parou de funcionar, use a criatividade ou seja honesto com seu público, sempre!
Após o evento
1. Prepare-se:
No final da apresentação profissional, o público pode fazer perguntas. Esteja preparado para respondê-las. Se você dominou o assunto, tudo dará certo.
2. Feedbacks, sim:
A melhor forma de saber se você foi aprovado pelo público, é colhendo feedbacks. Se você tiver o contato dos presentes, você pode fazer isso através de e-mail marketing. Pense nisso!
3 pilares para realizar uma palestra bem sucedida
Existem 3 fatores fundamentais que você precisa trabalhar para que seus eventos e palestras sejam um sucesso. São eles:
- Discurso coerente e emocionante;
- Presença de palco;
- Conteúdos memoráveis.
Tomando notas dessas dicas, não há dúvidas de que você vai dominar o palco e passar para os ouvintes uma mensagem clara, objetiva e interessante. Uma das formas de chamar mais a atenção é usando outras comunicações, portanto, use e abuse de todas as linguagens verbais, não verbais e visuais.
Respire fundo, estufe o peito e arrase!
Transforme a sua comunicação e conquiste a sua audiência
Apresentações, Eventos, Palestras, M&A e Performance, nosso time é formado por especialistas multidisciplinares que auxiliam na construção de projetos impactantes.