Treinamento de Performance: Como melhorar a habilidade de falar em publico

6 minutos para ler
Smartalk
Por Smartalk

Conheça os principais motivos para investir em um treinamento de performance

Uma das formas mais valiosas de mostrar ao seu colaborador que você se preocupa com a evolução dele dentro da empresa e quer que ele se capacite cada vez mais, para alcançar maior conhecimento e níveis de liderança, é através dos treinamentos.

Os treinamentos possuem o poder de trazer mais capacitação para aqueles que o recebem, o que faz com que todos da equipe – funcionário e gestor – tenham ganhos consideráveis.

Agora, você sabia que existe um treinamento específico para treinar um apresentador, ajudar a falar melhor em público, engajar ainda mais a audiência e gerar emoção?

Os especialistas da Smartalk desenvolveram um treinamento focado em potencializar as habilidades de um apresentador, ou seja, qualquer pessoa que precisa apresentar uma palestra ou até mesmo uma reunião de negócios

Conheça os treinamentos corporativos da Smartalk e aumente a produtividade e motivação da sua equipe.

Agora, vamos apresentar a você os 7 principais benefícios que o treinamento de performance, ou seja, o treinamento voltado para palestrante, pode trazer:

1- Melhor postura em cena

O primeiro benefício que o treinamento de performance traz para a pessoa que o pratica é uma melhor postura em cena.

Não podemos deixar de refletir que não são todas as pessoas que possuem desenvoltura quando estão diante de uma plateia. Por isso, é importante treiná-las para isso.

Quando você toma conhecimento dos pontos mais favoráveis e dos menos favoráveis da sua postura em frente ao público, consegue melhorar ou até mesmo desenvolver alguns deles e ficar mais confortável no momento do discurso.

Vale lembrar que é aqui, no tópico referente a sua postura em cena, que entra um aspecto muito importante, cujo nome é linguagem corporal. Vamos deixar algumas leituras sobre a linguagem corporal que farão com que você entenda um pouco mais sobre o assunto:

2- Melhor utilização de voz

A segunda vantagem que você terá realizando o nosso treinamento de performance é a de que irá obter uma melhor utilização de voz na sua palestra, evento ou até mesmo workshop.

Além de buscar entender o seu corpo quando está em cena, é muito importante que você analise o modo de falar para cada momento.

Pense com a gente: você não poderá usar as mesmas expressões, dialetos e até tom de voz em uma palestra para empresários e uma palestra para jovens, concorda? Isto porque para cada caso é necessário um estudo de como você irá se portar perante o público.

Neste treinamento de performance, nós daremos as dicas necessárias para que você use a sua voz com sabedoria e o máximo de preparo.

3- Melhor entendimento das pausas

Para as pessoas que possuem uma certa dificuldade de falar em público, ou até mesmo para os que já dominam um pouco este assunto, é muito válido ter um melhor entendimento das pausas.

As pausas são como um respiro do palestrante. No entanto, se utilizadas de maneira incorreta, podem prejudicar toda a apresentação.

Digamos que você faz todo o seu discurso de forma acelerada, sem respirar praticamente, atropelando as palavras. As chances de não impactar em nada a sua audiência são enormes. O mesmo acontece quando você não tem noção ao certo da velocidade da sua fala e faz pausas extremamente demoradas. Isto pode ser o suficiente para entediar o seu público.

Portanto, o treinamento de performance traz esta consciência das pausas, mostrando os momentos ideais para colocá-las na sua oratória, obtendo um envolvimento maior do público.

4- Melhor interação com o público

Qualquer palestrante precisa ter como objetivo – em uma palestra – estabelecer a melhor interação possível com o seu público. Mas, isso não é tão fácil quanto parece.

Muitas vezes o público não está disposto a interagir, ou pelo fato do assunto não estar interessante, pelo fato do palestrante em si não ter muito domínio do que está falando, ou o que quer que seja.

Mas, se você treinar esta interatividade com a sua audiência, as possibilidades de prender a atenção dela serão muitas.

E, como nós fazemos isso? Trabalhando, com você, quem é esse público-alvo, estratégias que propiciem esta interação dele, dinâmicas, atividades, perguntas e muito mais.

5- Melhor uso dos gatilhos mentais

Os gatilhos mentais nada mais são do que os estímulos que o nosso cérebro recebe diante de alguma tomada de decisão.

Se você for realizar alguma palestra, pode se utilizar de uma enorme quantidade deles para gerar: empatia, conexão, emoção, interação e muito mais.

6- Melhor autonomia e segurança sobre tudo

Quando nos sentimos seguros para falar em público, a autonomia acaba se tornando uma consequência extremamente positiva.

Pense com a gente: Se você tem medo de discursar, não sabe como se portar em cena e quais são os recursos necessários para tornar o seu discurso interessante, quais serão as chances de se apresentar com autonomia e segurança? E, se nem você estiver confiante no que vai transmitir, como as pessoas irão enxergar isso em você?

Treinar a sua persona é trabalhar a sua autoconfiança, e isso só pode trazer benefícios riquíssimos e valiosos para a sua oratória!

7- Melhor contador de histórias

Realizar um treinamento de performance fará com que você seja um excelente e impactante contador de histórias.

Não há como negar, as pessoas se identificam umas com as outras através das histórias que são contadas. E, no treinamento de performance você aprenderá a contá-las, mas não de qualquer jeito, e sim com todos os recursos necessários para gerar emoção.

Algumas das ferramentas que são trabalhadas neste treinamento é o uso do Storytelling, por exemplo.

Leia também os artigos:

Pronto, já mostramos um pouquinho de tudo o que será capacitado se você fizer um treinamento de performance. Que tal contar com os melhores especialistas e mentores para isso? Nós, da Smartalk, possuímos um time completo e super preparado para fazer com que você se torne ainda melhor na hora de performar.

fale_conosco