Como usar o storytelling em apresentações de impacto?

Em sua empresa, você busca aplicar uma apresentação de impacto sempre que precisa falar com os diretores ou colaboradores? Se a resposta for não, não se preocupe, já que muitas empresas deixam de praticar apresentações de impacto por desconhecimento, afinal, não é nada fácil atingir os objetivos desse tipo de comunicação.
Felizmente, há técnicas existentes que podem facilitar esse processo, tornando mais viável o processo de comunicação entre o apresentador e o público. Um dos métodos mais conhecidos, sem dúvida alguma, é o storytelling. Você já tinha ouvido falar desse fenômeno? Sabe como aplicá-lo para criar impacto em suas apresentações? Veja mais sobre este assunto agora mesmo.
O que é o storytelling?
Não há mal algum em não saber o que é storytelling. A aplicação desse conceito começou há poucas décadas no mercado e nas universidades; sua utilização, porém, é milenar.
Ao traduzir storytelling de maneira literal, podemos identificar que esse conceito significa “contar histórias”. Sua descrição é basicamente essa que está descrita, já que storytelling é uma técnica de comunicação em que se apresenta uma certa habilidade para se expressar e criar narrativas. A ideia é transmitir uma mensagem de maneira cativante e envolvente.
Por que o storytelling se faz tão importante?
Todos são capazes de se comunicar, não importa qual seja a forma; a comunicação pode surgir através do diálogo, com sinais, desenhos e de muitas outras maneiras, até mesmo de olhares. No entanto, apesar de a comunicação ser algo quase trivial, há os que conseguem fazer dela um dom, tendo habilidades para contar histórias de uma maneira muito interessante.
Saber como contar histórias é justamente o princípio do storytelling. Portanto, se você consegue se comunicar com o público de uma maneira eficiente e instigante, é porque tem facilidade e aptidão ao storytelling, mesmo sem perceber; se começar a aplicar suas táticas com frequência, pode melhorar ainda mais a forma como se comunica.
É possível utilizar storytelling no trabalho?
Não só é possível, como é quase essencial atualmente. A importância do Storytelling para os negócios está sendo cada vez mais percebida pelo mercado, fazendo com que cada vez mais estudantes e futuros profissionais estejam buscando aprender essa técnica.
Na verdade, as técnicas do storytelling são benéficas para diversas situações na vida, principalmente quando precisamos chegar a um objetivo ou alcançar uma meta pessoal; com esse método, conseguimos transmitir ideias mais convincentes, que nos ajudam a obter sucesso mais rapidamente.
Situações no trabalho em que o storytelling se torna viável
As empresas utilizam o storytelling como ferramenta para fortalecer o seu EVP, para melhorar o posicionamento de branding e marketing, para recrutar novos talentos e para muitas outras finalidades.
No final das contas, percebe-se que o storytelling e suas técnicas são muito úteis no ramo empresarial. Veja algumas situações em que esse método pode ser aplicado e gerar resultados positivos.
Palestras

Em um guia definitivo para uma apresentação de impacto em palestras e convenções, as técnicas de storytelling são sempre citadas como essenciais. Se o palestrante tem uma postura engessada, apresenta pouco carisma e não busca cativar sua plateia, por mais que sua mensagem seja interessante, ele não terá a atenção e entusiasmo do público.
Com o microfone na mão, o palestrante precisa saber muito bem como contar sua história e transmitir suas ideias de uma maneira cativante, envolvendo o espectador a todo momento. Para isso, o storytelling, obviamente, se faz importante.
Reuniões
O planejamento de apresentação de impacto em reuniões também é importante, para transmitir as mensagens aos colaboradores ou discutir pontos com diretores de uma maneira clara e concisa. Nesse planejamento, as técnicas de storytelling são fundamentais.
Todo orador de uma reunião precisa saber o quê falar e como expressar essa ideia, sempre prendendo a atenção daqueles que estão ouvindo para que a reunião não se torne algo chato e maçante.
Treinamentos
As técnicas de storytelling também são muito importantes em treinamentos individuais ou em equipe. Aquele que está ouvindo a mensagem precisa estar sempre muito atento, para captar todas as informações que o comunicador está relatando; esse objetivo estará totalmente perdido se o storytelling do orador não estiver bem preparado.
É essencial utilizar técnicas que prendam a atenção de quem está participando de um treinamento, para que nenhum detalhe fique perdido pelo caminho, evitando, assim, erros posteriores durante a rotina de trabalho.
Situações de vendas
O storytelling para vendas é fundamental para conseguir bons resultados. Quem trabalha nesse ramo sabe a importância de conseguir convencer um possível cliente de que o produto ou o serviço é eficaz. Antes do comprador experimentar o que pode ser comprado, tudo o que essa pessoa possui é a descrição daquele que está tentando vender. Portanto, contar uma boa história sobre esse produto ou serviço é essencial.

Uma narrativa fraca no momento das vendas pode trazer resultados totalmente negativos, já que o cliente jamais sentirá confiança em fechar qualquer negócio.
Apresentações
Para realizar uma apresentação de impacto, são vários os aspectos que podem auxiliar positivamente. Ter um roteiro bem elaborado é essencial para não se perder durante a apresentação; utilizar recursos visuais é fundamental para se guiar e guiar os espectadores; a autenticidade também é um fator importante. No final das contas, porém, nada se faz mais importante do que o storytelling.
Para criar um roteiro eficiente, elaborar os recursos visuais e adquirir a espontaneidade desejada, é essencial que haja um domínio completo das técnicas de storytelling nas apresentações de impacto.
O que é uma apresentação de impacto?
Falamos tanto sobre a apresentação de impacto, mas ainda não lhe demos uma definição clara sobre o que é e qual o conceito dessa técnica. Basicamente, toda apresentação de alto impacto tem o objetivo de influenciar e causar uma ótima impressão naqueles que estão ouvindo a mensagem; a meta, através desse tipo de apresentação, é fazer com que a mensagem seja assimilada pelo espectador da maneira mais duradoura possível.
Percebeu como o conceito da apresentação de impacto se assemelha ao de storytelling? Isso não acontece por acaso, pois, como dito anteriormente, para que um desses conceitos seja alcançado, o outro precisa ser aplicado.
Como obter eficiência em uma apresentação de impacto?
Citamos algumas situações que podem auxiliar na eficiência de uma apresentação de impacto, como a utilização de recursos visuais e a criação de um roteiro. No entanto, para atingir esse objetivo, é preciso de muito mais métodos e estratégias, algo que não é nada fácil de se conquistar.
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