Mensagens Memoráveis se constroem com uma Comunicação Eficaz

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Por Marketing

Comunicação eficaz é um processo de troca de ideias, pensamentos, conhecimentos e informações.

De forma que o propósito ou intenção seja cumprido da melhor maneira possível. 

📚 Leia sobre: Comunicação Assertiva: o que é e como ela funciona

Ou seja, nada mais é do que a apresentação de pontos de vista pelo remetente de uma forma mais bem compreendida pelo destinatário.

Características da Comunicação Eficaz

Apenas entregar uma mensagem não é suficiente; deve atender ao propósito do remetente. 

Então, tendo isso em mente, vamos discutir os elementos que tornam a comunicação eficaz:

1. Clareza na mensagem

A mensagem que o remetente deseja transmitir deve ser simples, fácil de entender e sistematicamente estruturada para manter seu significado.

2. Mensagem Correta 

As informações comunicadas não devem ser vagas ou falsas em nenhum sentido.

Além disso, cuidado com erros gramaticais e de digitação.

3. Ofereça informações completas

A comunicação é a base para a tomada de decisões. 

Então, se a informação estiver incompleta, pode levar a decisões erradas.

4. Precisão

A mensagem enviada deve ser curta e concisa para facilitar a interpretação direta e dar os passos desejados.

5. Confiabilidade

O remetente deve ter certeza de que tudo o que ele está transmitindo está certo por seu conhecimento. 

Até mesmo o destinatário deve confiar no remetente e pode confiar na mensagem enviada.

6. Consideração do destinatário

O meio de comunicação e outras configurações físicas devem ser planejados.

Então, devemos ter em mente a atitude, a linguagem, o conhecimento, o nível de educação e a posição do destinatário.

7. Cortesia do remetente

A mensagem assim redigida deve refletir a cortesia, humildade e respeito do remetente para com o destinatário.

Habilidades da Comunicação Eficaz

Transmitir uma mensagem de forma eficaz é uma arte e também uma habilidade desenvolvida após muita prática e experiência. 

Porém, você também pode aprender de maneira mais rápida e orientada junto ao time de especialistas da Smartalk.

Lista das habilidades para uma comunicação eficaz

O conjunto predeterminado de habilidades necessárias para um processo de comunicação influente são as seguintes:

  • Observância: uma pessoa deve possuir habilidades de observação afiadas para obter mais e mais conhecimento e informações;
  • Clareza e brevidade: a mensagem deve ser redigida em palavras simples, e deve ser clara e precisa para criar o impacto desejado sobre o receptor;
  • Ouvir e compreender: a habilidade mais crucial em uma pessoa é ser um bom ouvinte, alerta e paciente. Ele deve ser capaz de compreender e interpretar bem a mensagem;
  • Inteligência Emocional: uma pessoa deve estar emocionalmente consciente e ter a capacidade de influenciar os outros de dentro;
  • Auto-eficácia: além disso, ele / ela deve ter fé em si mesmo e em suas capacidades para atingir os objetivos de comunicação;
  • Autoconfiança: sendo uma das habilidades essenciais de comunicação, a confiança aumenta o valor da mensagem que está sendo transmitida;
  • Respeito: transmitir uma mensagem com cortesia e respeitando os valores, crenças, opiniões e ideias do receptor é a essência de uma comunicação eficaz;
  • Comunicação Não Verbal: para se conectar melhor com o receptor, o emissor deve envolver também a comunicação por meio não verbal. Isso inclui gestos, expressões faciais, contato visual, postura, etc;
  • Seleção do meio certo: a escolha do meio correto de comunicação também é uma habilidade. É necessário selecionar um meio apropriado de acordo com a situação, prioridade da mensagem, ponto de vista do receptor, etc;
  • Fornecendo Feedback: a comunicação eficaz é sempre um processo bidirecional. Uma pessoa deve receber e dar feedback para apresentar a perspectiva da outra pessoa também.

Significado da comunicação eficaz nos negócios

Você deve estar se perguntando: qual é o papel da comunicação eficaz nos negócios? 

Para responder a esta pergunta, vamos entender a seguinte importância da comunicação empresarial eficaz:

Gestão de funcionários

A comunicação eficaz garante autodisciplina e gestão eficiente.

Afinal, uma vez que os funcionários são ouvidos pela alta administração e há comunicação aberta na organização.

Team Building

As pessoas na organização trabalham em equipe para atingir objetivos comuns.

Portanto, a comunicação eficaz aumenta o moral de toda a equipe.

Crescimento da Organização

Garante melhor tomada de decisões, intensifica as relações públicas e aumenta a capacidade de resolução de problemas. 

Tudo isso leva ao crescimento e desenvolvimento corporativo.

Construa relacionamentos fortes

As interações geralmente simplificam as coisas.

Eles motivam positivamente os funcionários a ter um melhor desempenho e manter relações de longo prazo com outras pessoas na organização.

Verificar transparência e desenvolver confiança

A comunicação eficaz é considerada uma base para construir confiança e garante o compartilhamento de informações completas.

📚 Leia sobre: Criar e aplicar o Plano de Comunicação em sua empresa

Facilita a criatividade e a inovação

Cria um ambiente onde os funcionários são livres para compartilhar suas ideias, explorando seu lado criativo e inovador.

Reduz mal – entendidos

A comunicação eficaz elimina a possibilidade de confusão e mal-entendidos, transmitindo a mensagem de forma clara e adequada.

Crescimento Organizacional

Manter relações cordiais entre os colaboradores e a gestão, potencia o funcionamento e conduz à concretização dos objetivos e metas corporativos.

📚 Leia sobre: Como as Ações de Engajamento nas Empresas Aumentam a Lucratividade

Desenvolver uma comunicação eficaz é uma das principais prioridades dos líderes

No mundo dos negócios, muitos empregadores acreditam que comunicações internas adequadas podem aumentar significativamente a produtividade dos funcionários. 

Embora a comunicação em si pareça simples, muitas vezes quando tentamos estabelecer comunicação com outras pessoas, sempre há uma chance de desconexão.

Isso pode causar conflitos e frustrações na vida pessoal ou profissional nas relações com outras pessoas.

Ao adquirir fortes habilidades de comunicação , você pode se conectar melhor com todos à sua volta.

📚 Leia sobre: Treinamentos de liderança: por que eles são ótimos investimentos?

Tudo isso enquanto melhora a comunicação no local de trabalho. 

Por que você precisa desenvolver fortes habilidades de comunicação  

Nos tempos modernos em que vivemos, recebemos, enviamos e processamos um grande número de mensagens todos os dias.

Mas uma comunicação bem-sucedida é muito mais do que compartilhar informações, é também uma compreensão dos sentimentos por trás dessas informações

Uma comunicação bem-sucedida pode aprofundar as relações na vida pessoal ou profissional. 

Na vida pessoal, eles podem nos ajudar a entender melhor as pessoas e situações que acontecem no dia a dia.

O desenvolvimento de habilidades de comunicação pode nos ajudar a evitar conflitos, compromissos e ajudar na melhor tomada de decisões.  

📚 Leia sobre: Escuta ativa: o que é e por que é importante para as empresas

Aqui está uma ótima visão geral de por que as habilidades de comunicação são importantes

O poder de fortes habilidades de comunicação no local de trabalho

Com fortes habilidades de comunicação, você pode claramente impactar seus negócios. 

Grandes comunicadores são aqueles que trazem soluções, impulsionam a mudança, motivam e inspiram seus colegas. 

Ao melhorar as habilidades de comunicação, podemos melhorar o envolvimento dos funcionários.

Então, melhoramos o trabalho em equipe, a tomada de decisões e a comunicação interna no local de trabalho.

Por esse motivo, as habilidades de comunicação são as habilidades sociais mais exigidas que os empregadores procuram em seus funcionários. 

comunicação eficaz

A importância das habilidades de comunicação

Boas habilidades de comunicação permitem que os gerentes recebam e enviem mensagens negativas ou pesadas sem criar frustração e interrupção da confiança

Isso é importante para manter os funcionários motivados e engajados. 

Os funcionários de hoje esperam ser informados sobre todos os aspectos do negócio e não perder nenhuma informação importante .

Eles esperam que os líderes comuniquem regularmente suas funções e objetivos. 

Eles esperam um feedback contínuo sobre seu trabalho e podem encontrar as informações de que precisam em segundos. 

Os empregadores que conseguem comunicar com sucesso os valores da empresa e as metas de negócios a seus funcionários têm taxas de rotatividade de amantes.

Além do mais, a maneira como os gerentes se comunicam com os funcionários durante a mudança tem um impacto direto nos resultados financeiros da empresa. 

Na verdade, a maioria das estratégias de transformação digital falham devido à falta de comunicação no local de trabalho. 

Portanto, os empregadores precisam ter uma estratégia bem definida sobre como manter seus funcionários informados e engajados. 

Embora possamos desenvolver certas habilidades de comunicação, a comunicação é mais eficaz se for espontânea do que quando segue certas fórmulas. 

A palavra falada tem um eco diferente da fala falada espontânea. 

Claro, leva tempo e esforço para desenvolver essas habilidades e se tornar um orador de sucesso. 

Quanto mais esforço e prática, as habilidades de comunicação serão mais espontâneas e mais instintivas.

5 habilidades para uma comunicação eficaz que você NÃO pode ignorar

Existem 5 principais habilidades de comunicação nas quais nos concentraremos. 

Essas 5 habilidades são absolutamente necessárias para uma comunicação bem-sucedida nos negócios. 

1. Ouvindo

Ouvir é um dos aspectos mais importantes da comunicação. 

Ouvir com sucesso não é apenas entender a informação falada ou escrita, mas também entender como o falante se sente durante a comunicação.

Se um falante pode ver e sentir que alguém está ouvindo e entendendo, isso pode ajudar a construir uma relação mais forte e mais profunda entre os interlocutores.

Ouvir com atenção também pode criar um ambiente no qual todos se sintam seguros para expressar ideias, opiniões e sentimentos, ou planejar e resolver problemas de maneira criativa.

2. Conversa direta

A conversa é a base da comunicação e não se deve negligenciar sua importância. 

Mesmo uma conversa simples e amigável com colegas pode construir confiança mútua e até mesmo detectar problemas antes que se tornem sérios.

Uma boa dose de bate-papo com uma pessoa desconhecida pode levar a uma oportunidade de negócio. 

Seja acessível e amigável, pois assim você poderá falar com quase qualquer pessoa.

3. Comunicação não verbal

Quando falamos sobre coisas que são importantes para nós, enviamos muitas mensagens não-verbais .

Os sinais não verbais são comunicação sem palavras, posição corporal, expressão facial, movimentos das mãos, gestos, contato visual, atitude e tom de voz, tensão muscular e a maneira como você / nós respiramos.

A maneira como você olha, ouve, cria, reage, gesticula, fala muito mais sobre sentimentos do que as palavras jamais serão capazes.

Por que as habilidades de comunicação não-verbal são importantes?

Porque, de acordo com a pesquisa da Salesforce sobre comunicação interpessoal , 93% da comunicação é não verbal. 

Desenvolver a capacidade de compreender os outros e usar sinais não-verbais o ajudará a se conectar com os outros.

Além de expressar o que pensa, enfrentar situações desafiadoras e construir relacionamentos melhores em casa e no trabalho.

4. Gerenciamento de estresse

Em pequenas quantidades, o estresse pode ser muito útil e encorajador para o trabalho

No entanto, quando o estresse se torna constante e começa a surtir efeito, ele pode afetar a comunicação, a clareza de opinião e o comportamento e ação apropriados.

Quando você está estressado, pode interpretar mal as outras pessoas, enviar sinais não-verbais confusos e usar padrões de comportamento engraçados.

Com que frequência você se sentiu estressado durante uma discussão com seus amigos ou colegas e disse ou fez algo de que se arrependeu mais tarde?

Se você melhorar as habilidades de gerenciamento do estresse, não apenas evitará esses arrependimentos subsequentes, mas também será capaz de influenciar a outra pessoa com quem está entrando em conflito.

5. Controle de emoção

Na comunicação, os sentimentos desempenham um papel importante

Tomar decisões afeta com mais frequência a maneira como você se sente do que como pensa.

Guiado por emoções, seu comportamento não verbal afeta a compreensão de outras pessoas e a maneira como os outros o entendem e percebem. 

Se você não está ciente de seus sentimentos, você é guiado, não será capaz de expressar suas necessidades e experiências. 

Isso pode resultar em frustração, mal-entendido e conflito.

O controle das emoções fornece ferramentas para compreender os outros, você e as mensagens que envia.

Embora reconhecer os sentimentos torne isso simples, muitas pessoas têm fortes sentimentos de raiva, tristeza ou medo de serem empurradas para baixo do tapete.

Ajude seus funcionários a ter uma comunicação eficaz dentro e fora da empresa

Líderes e funcionários precisam ter fortes habilidades de comunicação para apoiar o crescimento da empresa.

Pense nisso: a comunicação é, na verdade, a cola que mantém os negócios unidos. 

Sem comunicação eficaz, os funcionários não têm uma compreensão clara da visão e das prioridades da empresa. 

Os gerentes lutam para motivar e inspirar suas equipes .

No final do dia, é o sucesso da empresa que pode ser prejudicado pela má comunicação. 

Essa é a razão pela qual criamos o Treinamento de performance. 

Queremos tornar mais fácil para funcionários e líderes se tornarem grandes comunicadores. 

A Smartalk pode ajudá-lo a incentivar seus funcionários a desenvolverem fortes habilidades de comunicação por meio de: 

  • Mensagens relevantes compartilhadas com seus funcionários;
  • Uma estratégia de comunicação interna adaptada às necessidades dos seus funcionários e da empresa;
  • Criação de conteúdo: Sim, seus funcionários podem se tornar grandes criadores de conteúdo. A Smartalk torna mais fácil para seus funcionários criarem seu conteúdo nas redes sociais;

Conheça o SmartID: Soluções para Comunicação nas Redes Sociais

  • Marketing pessoal: nosso treinamento de funcionários oferece percepções das suas redes pessoais, para que se posicionem como especialistas do setor em que atuam na sua empresa; 
  • Análise forte que torna mais fácil para seus funcionários medirem o engajamento que estão gerando por meio de postagens e compartilhamentos.

Qual é o próximo passo para ter uma comunicação eficaz? 

Não se esqueça de que seus funcionários podem ser grandes comunicadores dentro e fora da organização!

Funcionários com marcas pessoais fortes e habilidades de comunicação podem se tornar seus melhores embaixadores. 

Como resultado, não apenas seus funcionários se sentem bem informados sobre o que está acontecendo, como eles também se sentem engajados e orgulhosos de fazer parte da empresa!

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