Conheça os principais tipos de pitch
Quando o assunto é criar apresentação para vender uma ideia, um produto ou um serviço, o pitch é uma técnica extremamente importante e que pode trazer muitos resultados excelentes.
Você já ouviu falar sobre pitch? Saiba mais sobre essa estratégia, conheça os principais tipos de pitch e saiba como criar um de sucesso. Entenda:
Índice
- O que é pitch?
- Quais são os principais tipos de pitch?
- Pitch elevator
- Pitch de vendas
- Pitch de captação
- Pitch deck
- Como fazer um pitch de sucesso?
- 1. Identifique a oportunidade
- 2. Invista em storytelling
- 3. Destaque os seus diferenciais
- 4. Conheça o mercado
- 5. Treine a apresentação
O que é pitch?
Imagine a seguinte situação: você tem uma excelente ideia ou um produto inovador, mas precisa de um bom investidor e encontrou a pessoa ideal. Para convencê-lo de investir em sua ideia, é extremamente importante mostrar por que o seu negócio tem valor, não é mesmo? Além disso, é essencial mostrar os pontos fortes da sua ideia.
Mas, afinal, o que é pitch? O pitch é exatamente o que você precisa: uma apresentação concisa e persuasiva na mesma medida, para que você consiga a atenção do seu público e exponha os seus pontos, convencendo-o.
Quais são os principais tipos de pitch?
O pitch pode ser feito em segundos ou em poucos minutos. Por esse motivo, é importante conhecer os seus principais tipos, para saber como aplicar o tipo ideal para a sua ideia. Saiba mais sobre a seguir:
Pitch elevator
Imagine que você está em um elevador com um investidor perfeito para a sua ideia, mas você só tem aquele tempo para apresentá-la a ele. É importante que você seja conciso, claro e cativante o suficiente para conquistar a sua confiança e o seu interesse em tão pouco tempo, não é mesmo?
Esse é o pitch elevator, a técnica que tem como objetivo apresentar a sua ideia ou produto em torno de 30 a 60 segundos
Pitch de vendas
O pitch de vendas é totalmente direcionado a potenciais clientes. Sendo assim, ele possui como principal objetivo destacar os benefícios mais interessantes e as características únicas do seu produto ou serviço.
As apresentações devem ser curtas, mas ao mesmo tempo devem ser completas, para despertar o interesse do cliente e convencê-lo a comprar o seu produto ou serviço.
Pitch de captação
Já o pitch de captação é essencial para conquistar investimentos e patrocínios, para uma ideia. Dessa forma, é crucial que durante a apresentação você fale sobre as oportunidades de investimento, apontando os diferenciais da sua ideia, e principalmente, pontuando as possibilidades de retorno.
Para convencer o investidor, mostre como o seu negócio é valioso. Mas, lembre-se de não ser repetitivo e realize uma apresentação curta, de poucos minutos.
Pitch deck
Por fim, o pitch deck é um complemento ao pitch falado, uma vez que trata-se de um material visual. Ele deve apresentar de forma concisa as principais vantagens do seu produto, ideia ou serviço.
O pitch deck pode ser uma apresentação de slides, um dashboard, um infográfico, um vídeo ou outros formatos. Além disso, ele pode ser utilizado durante a apresentação, ou pode ser disponibilizado ao final da apresentação, para que o investidor possa ter mais tempo para apreciá-lo.
Como fazer um pitch de sucesso?
Saiba como criar apresentações impactantes, garantindo um pitch de sucesso e com excelentes resultados. Confira a seguir as principais dicas:
1. Identifique a oportunidade
Antes de qualquer coisa, é crucial identificar uma oportunidade para apresentar a sua ideia ou produto. Pense no momento ideal para realizar essa apresentação e prepare-se para arrasar.
2. Invista em storytelling
O storytelling é uma técnica que pode ser muito útil nas apresentações, pois é uma maneira de envolver e de cativar o seu público. Portanto, investir em storytelling é essencial para apresentar os seus pontos aos investidores, criando uma conexão emocional entre eles e o seu negócio.
3. Destaque os seus diferenciais
Muitas pessoas tem diversas ideias, até mesmo parecidas. Sendo assim, para convencer a sua audiência, é crucial mostrar os motivos que tornam a sua ideia única e exclusiva, destacando os pontos que a diferem de outras ideias que já existem.
Portanto, fale sobre os seus benefícios, características e sobre as suas particularidades, mostrando a sua exclusividade.
4. Conheça o mercado
Como dito anteriormente, mostrar os diferenciais e particularidades da sua ideia é muito importante.
Sendo assim, é crucial demonstrar que você tem total conhecimento do mercado de atuação em que a sua ideia está inserida. Para isso, apresente informações relevantes que demonstram que você é especialista no assunto.
5. Treine a apresentação
Em toda e qualquer apresentação, a prática é essencial para estar confiante, confortável e seguro com o conteúdo. Portanto, prepare-se para apresentar o que deseja, mas também esteja pronto para responder perguntas e até mesmo para lidar com objeções.
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FAQ
O que é um pitch? Um pitch é uma breve apresentação utilizada para vender uma ideia, produto ou serviço de forma concisa e persuasiva.
Qual é a importância do storytelling no pitch? O storytelling desempenha um papel crucial no pitch, pois permite criar uma conexão emocional com o público-alvo, tornando a mensagem mais memorável e impactante.
Como posso aplicar o storytelling ao meu pitch? Para aplicar o storytelling ao seu pitch, é essencial identificar uma narrativa convincente que ressalte os pontos-chave da sua ideia. Dessa forma, será possível criar uma conexão com o seu público.
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