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Dicas para ter uma comunicação assertiva

Ana Souza
Ana Souza
25/10/2022
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Baseada especialmente no equilíbrio, a comunicação assertiva é uma tarefa que deve ser exercida diariamente na empresa. Afinal, é através dela que se consegue expressar sentimentos e pensamentos de maneira clara e objetiva, visando o entendimento de todos.

Nós da Smart, temos um conteúdo bem bacana para acrescentar em seu conhecimento sobre comunicação assertiva no trabalho. Confira:

Vantagens da comunicação assertiva

Dizem que a prática leva à perfeição, e com a comunicação assertiva não é diferente. Praticando-a você consegue desenvolver uma maior autoconfiança, gerando diversos outros benefícios:

  • Liderança;
  • Maior inteligência emocional;
  • Encontram as melhores soluções.

Confira a seguir algumas dicas para, com muita prática, atingir a comunicação assertiva e exercê-la dentro da sua empresa:

Saiba dizer "não"

Sabemos que essa palavra é difícil de ser dita. Seja por medo, vergonha ou por qualquer outro motivo, muitas pessoas não a usam quando necessário e ultrapassam seus limites na rotina do trabalho.

Saber dizer “não” é necessário para ser assertivo. Dessa forma, você poderá ser ainda mais eficiente em suas tarefas do dia a dia.

Linguagem corporal

O jeito que você se expressa enquanto fala é tão importante quanto aquilo que é dito. Não se pode fazer uma apresentação visual, por exemplo, com as mãos no bolso ou os braços cruzados.

Olhar no olho de quem está recebendo a mensagem, falar em bom-tom, manter a coluna ereta e relaxar a expressão facial são práticas que ajudarão na comunicação assertiva.

Existem diversas técnicas para realizar bons discursos, mas sem uma boa linguagem corporal elas serão inválidas.

Expressões e termos

Substitua do seu vocabulário expressões como “eu gostaria”, “eu poderia” por “eu quero”, “eu posso”, “eu faço/farei”. Afirmações diretas te ajudarão a apresentar seu ponto de vista na comunicação empresarial.

Também é importante ressaltar que deve-se evitar palavras como “sempre” e “nunca”.

Tenha empatia

Lembre-se de sempre se colocar no lugar do próximo e buscar enxergar a situação da maneira que o outro a veria.

Saiba ouvir

Muitos têm o conhecimento sobre como falar bem em público, mas falta o complemento: saber ouvir.

Escutar alguém é um ato extremamente importante em qualquer situação. Saiba ouvir com real interesse e atenção. Além disso, é preciso entender a hora em que devemos nos posicionar e deixar com que a outra pessoa exponha seu ponto de vista.

Conte com a Smartalk para desenvolver uma comunicação assertiva!

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