Escuta ativa: o que é e por que é importante para as empresas

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1/7/2020
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A escuta ativa é uma das ferramentas mais importantes da comunicação. Ela consiste em prestar atenção ao que a outra pessoa diz, demonstrando interesse real no que está sendo dito pelo interlocutor.

Nesse sentido, a escuta ativa pode até parecer simples. No entanto, o hábito de ouvir o outro e, além disso, compreender e interagir com o que ele está dizendo não é tão fácil.

A boa comunicação é muito importante, pois é através dela que conseguimos atingir os nossos objetivos, sejam eles pessoais e/ou profissionais. Escutar faz parte da boa comunicação e tem um papel fundamental para estabelecer um diálogo verdadeiro e rico.

Neste artigo, você vai entender o que é a escuta ativa e como desenvolver essa habilidade para aperfeiçoar e melhorar as suas relações pessoais e profissionais. Boa leitura!

O que é a Escuta Ativa

Quando começamos uma conversa, é natural nos interessarmos pelo assunto e escutarmos a pessoa atentamente. Isso é escuta ativa: é o ato de ouvir e absorver com atenção e empatia a mensagem que a outra pessoa está transmitindo. 

Esses atos mostram a generosidade, pois o ser humano foi criado com a necessidade de ser ouvido. Ganhar essa atenção por alguns minutos é muito importante para quem fala.

A escuta ativa também é compassiva no sentido de que ali, diante de nós, existe alguém que quer dar a sua opinião, ou a sua visão, sobre determinado assunto. Por isso, no momento em que escutarmos essa pessoa, precisamos mostrar por ela certa compaixão.

Uma boa forma de fazer isso é adiar o julgamento sobre o que está sendo dito, aceitando opiniões eventualmente contrária a sua e ouvindo a história que está sendo contada.

Leia também: Comunicação Empresarial – O que é e qual a sua importância para as corporações

Os benefícios da Escuta Ativa

Colocar em prática a escuta ativa proporciona muitos benefícios para a comunicação interpessoal, seja na área profissional ou no campo pessoal. Conheça, a seguir, alguns desses benefícios e verifique se existe esse tipo de conduta na sua empresa.

A escuta ativa é capaz de:

  • elevar a segurança de todos no trabalho;
  • promover confiança entre a equipe;
  • economizar tempo com erros e retrabalho por falta de comunicação;
  • unir a equipe;
  • aumentar a empatia;
  • otimizar o clima organizacional;
  • reduzir os conflitos internos.

A comunicação holística é desenvolvida entre todos.

Às vezes, não concordamos com tudo o que está sendo dito por alguém. No entanto, ao praticar a escuta ativa, o interlocutor conseguirá se expressar e o ouvinte mostrará respeito.

Isso levará a uma comunicação eficiente no ambiente de trabalho. As pessoas não ficarão discutindo pontos de vistas diferentes, pois saberão que não chegarão a lugar nenhum.

Dessa maneira, quem fala se sentirá valorizado e respeitado. Esse sentimento o tornará mais disposto a futuras mudanças. Essa qualidade é muito importante no trabalho, já que todos saem ganhando.

Quer saber, finalmente, como praticar a escuta ativa? É o que iremos discutir a seguir. Acompanhe!

Dicas para praticar a Escuta Ativa

Preparamos algumas dicas importantes para que você desenvolva a escuta ativa no seu ambiente profissional. Confira a seguir:

  • evite distrações e interrupções durante uma conversa ou apresentação. Você está ali para ouvir alguém. Por isso, não deixe celulares, tablets, conversas de terceiros ou telefonemas atrapalharem este momento;
  • faça contato visual com o seu interlocutor. Deixe o ambiente descontraído, mesmo nas piores situações. E o mais importante: mostre que você está interessado no que ele tem a dizer. Assim, ele vai se expressar de maneira eficaz e passará á você a mensagem necessária com eficácia;
  • é importante ter foco. Nesse ponto, você precisa ficar atento à linguagem corporal e verbal que passará ao seu interlocutor. Tente compreender tudo o que ele está lhe dizendo e procure manter uma postura corporal que seja condizente com o seu interesse pela conversa;
  • não tente tirar conclusões da apresentação sem antes ouvir todas as informações. Quando alguém estiver lhe passando alguma informação, não se precipite. Primeiro, verifique se você está a par de todos os detalhes do acontecimento e só a partir daí tire suas conclusões;
  • uma boa ferramenta para tirar mais informações de alguém é o uso de perguntas. Para certificar que aquela mensagem foi entendida de forma correta, faça perguntas até ter certeza de que você entendeu tudo;
  • seja positivo. A linguagem corporal pode ser utilizada aqui, porém sempre positivamente. Use gestos, uma boa postura, um tom de voz amigável e expressões que mostrarão ao interlocutor que você está ali para ouvi-lo e não em outro lugar, distraído;
  • Dê feedbacks ao seu interlocutor. Faça-o entender que você assimilou tudo o que foi dito. Também faça perguntas, ofereça críticas ou dê elogios.

Leia também: Ruídos na comunicação: Veja como evitá-los na sua empresa

Conclusão

Como vimos, a escuta ativa é importante nas apresentações, nos diálogos e até mesmo em conversas do nosso dia a dia. Seja no campo pessoal ou no ambiente profissional.

Através da maneira como ouvimos o próximo podemos demonstrar compaixão e generosidade, duas qualidades que recorrentemente fazem falta nos relacionamentos profissionais e pessoais.

Não deixe de aplicar a escuta ativa no seu ambiente de trabalho, pois, além de melhorar o ambiente à sua volta, o trabalho de toda a equipe também será otimizado.

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