Media Training: Workshop poderoso para performance em entrevista e imprensa
Ao contrário do que parece, media training não vai ensinar você a cuidar das suas mídias sociais ou algo do tipo.
Até há uma relação indireta no que se refere ao seu posicionamento.
Porém, o media training foca mesmo é na sua postura mediante a imprensa.
Dar uma entrevista para a imprensa pode ser absolutamente assustador, pelo menos para uma grande parcela da população.
Porém, com um porta-voz bem preparado e as técnicas corretas, é possível transformar essa experiência positivamente.
E não fica apenas por aí...
De fato, com um treinamento adequado, você usa esse momento como uma oportunidade estratégica para sua empresa.
O que é o Media Training?
Primeiramente, o treinamento de mídia é uma forma especializada de treinamento em comunicação.
Logo, ele ajuda os indivíduos que lidam com a mídia a antecipar o comportamento do repórter.
Assim, evitamos armadilhas comuns e nos concentramos com segurança para transmitir as mensagens.
Embora o panorama da mídia esteja mudando, a importância do media training não diminuiu...
Pelo contrário, há mais escritores e repórteres de notícias do que nunca!
Portanto, o media training permite que os comunicadores se concentrem em seus próprios objetivos durante a entrevista.
Seja enfrentando jornalistas tradicionais, repórteres comerciais ou blogueiros polêmicos.
Na Smartalk, o media training se baseia em 3 pilares de comportamento e postura. São eles:
1) Orientação / Educação para a mídia
Os participantes do treinamento são expostos aos conceitos básicos de comunicação de mídia.
Então, isso inclui as regras básicas para fazer entrevistas e o insubstituível "Faça" e "Não Faça".
Os exemplos de vídeo de entrevistas do mundo real ilustram as melhores práticas e erros comuns de exposição.
Quando focamos no desenvolvimento do profissional, estamos trabalhando com foco em conteúdo cativante, atraente e envolvente.
Portanto, nada de PowerPoint supérfluo!
2) Exercícios na câmera
Os exercícios de entrevista na câmera constituem o elemento mais importante de qualquer sessão de media training.
Então, a câmera de vídeo é uma ferramenta vital!
Portanto, seja para capturar os exercícios de entrevista, seja para revelar com precisão os pontos fortes e os desafios.
Os exercícios repetidos permitem que cada participante resolva as suas deficiências.
Dessa forma, conseguimos aprimorar as mensagens e fazemos as melhorias.
Eles são desafiadores, mas nunca artificiais ou irrelevantes para o seu aprendizado.
3) Suporte de acompanhamento
Um tremendo progresso pode ser feito em um único dia de treinamento de mídia.
No entanto, uma experiência de treinamento de qualidade sempre envolve alguma quantidade de suporte de acompanhamento gratuito.
Afinal, isso permite aos trainees a oportunidade de receber feedback depois de implementarem as lições aprendidas.
Na Smartalk, esse treinamento pode ser feito de maneira individual ou em grupo de até 5 pessoas e tem duração de 4 a 6 horas.
O que vou aprender no Workshop de Media Training?
Contemplamos um roteiro completo.
Temos todas as técnicas para preparar você a qualquer situação durante uma entrevista ou apresentação.
Seja pessoalmente ou por canais digitais, nosso media training abrange tópicos muito importantes:
- Relacionamento com a Imprensa;
- Gerenciamento de Crises;
- Como funciona a imprensa brasileira;
- Conhecimento básico sobre como atuam os jornalistas;
- Tipos de Jornalista;
- A preparação para a entrevista;
- Como passar as mensagens mais importantes;
- Método Falar/Não falar;
- Escapando de emboscadas;
- Sociedade da Hipervigilância;
- Táticas de saída de perguntas complicadas;
- Como lidar com Fake News;
- Dominando a Linguagem Não-Verbal;
- O que fazer quando alguma bobagem é dita.
O que é Notícia e qual sua importância durante o Media Training?
Para complementar sua compreensão sobre como se portar durante uma entrevista, precisamos incluir alguns conceitos.
Então, aqui é importante entender no que uma notícia consiste e seus principais critérios:
1. Novidade
A notícia deve conter a vida da matéria e a vida deve conter informações novas, e não repetir as já conhecidas.
2. Proximidade
Quanto mais próximo do leitor for o local do evento, mais interesse a notícia gera, porque implica mais diretamente na vida do leitor.
3. Tamanho
Tanto o que for muito grande quanto o que for muito pequeno atrai a atenção do público.
4. Relevância
Notícia deve ser importante, ou, pelo menos, significativa. Acontecimentos banais, corriqueiros, geralmente não interessam ao público.
Tipos de Jornalistas
Assim como é importante conhecer o conceito de notícia, também destrinchamos os tipos de jornalistas que você pode encontrar.
Portanto, durante o media training, mostramos como lidar com cada tipo:
- Boxeador;
- Pedante dos Dados;
- Revolucionário;
- Amigão;
- Boca livre;
- Caçador de Oportunidades;
- Vaidoso.
O treinamento é dividido em parte teórica e prática.
Primeiro, são passadas as dicas mais importantes sobre o relacionamento com a imprensa.
Depois, intensificamos tudo que foi abordado e colocamos em prática todos os tópicos abordados.
Então, através de uma encenação, criamos um clima de entrevistas para imergir você em uma situação mais próxima do real.
Entrevistas Coletivas
- Escolha qual pergunta quer responder;
- Paute os jornalistas;
- Não entre em provocações;
- Não se intimide pela confusão;
- tenha assessoria para organizar.
Antes da Entrevista
ESTUDE! Ou faça um bom Treinamento de Mídia:
- Esteja informado sobre o tema da entrevista;
- Se prepare! Pense nas possíveis perguntas;
- Como você vai reagir às perguntas difíceis?;
- Seja educado com a equipe;
- Esteja informado sobre tudo.
As aparências importam
Sempre se recorde da máxima: "A primeira impressão é a que fica".
Afinal, não estamos falando apenas da sua postura ou oratória, mas, principalmente, da sua imagem.
Então, tenha em mente que você está sendo observado a todo momento e as pessoas vão comentar qualquer deslize no visual.
Ninguém quer viralizar ou virar meme por causa de um descuido estético, não é mesmo?
Durante a Entrevista
Respeite a autonomia do jornalista, é função dele contrapor sua fala.
Então, não dê motivos para ser desmentido.
Lidando com crises
Gestão de crise é a atividade corretiva.
Então, tem a função de minimizar, reduzir e, claro, reverter os impactos negativos causados por um fato ou situação.
- Assuma a responsabilidade;
- Expresse empatia pelas vítimas;
- Coloque o foco nas ações corretivas;
- Não caia em especulações (se atenha ao presente);
- Evite se vitimizar;
- Não seja frio ou arrogante;
- Faça contato visual.
Na sequência, é feita uma bateria de perguntas simulando uma entrevista.
Portanto, seguimos com os questionamentos mais difíceis que você poderia receber durante a sessão de perguntas.
A partir daí, é feito um diagnóstico da fala dela e os pontos de melhoria começam a serem trabalhados.
Como o Media Training pode revolucionar sua maneira de se comunicar com a imprensa
Profissionais que precisam se relacionar com a imprensa ou estar preparados para lidar com os jornalistas e que saibam:
- Usar o espaço da imprensa a seu favor;
- Se comunicar corretamente em um momento de crise;
- Cultivar um relacionamento proveitoso com os jornalistas;
- Entender o que pode e o que não se pode fazer em uma entrevista.
O treinamento é conduzido pelo jornalista Leandro Lao, Head de Conteúdo da Smartalk.
Leandro trabalhou por 16 anos em redações de diversos veículos de canais da TV brasileira.
Foi editor de telejornais diários e, em sua carreira, participou do fechamento de mais de 4.000 edições.
Deixou as redações para trabalhar na Smartalk, onde é responsável pela gestão da equipe de conteudistas.
Então, suas principais atividades são o desenvolvimento de narrativas de impacto e a construção de roteiros para apresentações.
No media training, Leandro coloca toda sua experiência com o jornalismo a favor dos clientes.
Portanto, faz com que eles tenham uma melhor exposição em frente à imprensa.
Nesse workshop, os participantes aprendem a melhor maneira de se comunicar para a imprensa.
Além de uma parte toda dedicada às crises de imagens, tanto em ambiente real como virtual.
Dessa forma, garantimos a melhor visibilidade para as marcas que você representa ou até mesmo para si próprio.
Agora é só falar com a gente! Clique aqui ou no banner abaixo e vamos tornar você o mestre das entrevistas!
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