Motion Graphics: conheça tudo sobre esse tipo de vídeo
O Motion Graphics é uma das melhores formas de produzir um vídeo explicativo sobre um produto, um serviço ou uma empresa.
Esse estilo de vídeo consegue, com facilidade, explicar os conceitos e as ideias de pequenos e de grandes negócios a partir de animações, causando um efeito visual positivo e de fácil assimilação.
O funcionamento da técnica de motion é simples: os desenhos — como, por exemplo, linhas, retângulos, textos, setas, círculos e mapas — ganham vida e movem-se na tela conforme a história vai sendo narrada.
Daí o apelido do Motion Graphics: “design em movimento”.
Se a sua empresa também quer embarcar nesse novo tipo de vídeo, este artigo poderá ser o seu ponto de partida! Nele explicaremos os tipos de vídeo abarcados pelo motion e mostraremos os principais benefícios do uso dele para produções audiovisuais. Confira!
O que é a técnica de de fácil assimilação
O termo Motion Graphics significa, em uma tradução livre, “gráficos em movimento”. Trata-se de uma técnica audiovisual na qual estão presentes elementos como o design gráfico e o design de animação.
Com essa técnica, criam-se vídeos de animação utilizando elementos gráficos e visuais, como linhas, formas e cores.
Essa forma de criação de vídeos é muito utilizada na TV e no cinema. Porém, também é comum encontrarmos o Motion Graphics em comerciais, vinhetas e até mesmo em vídeos empresariais.
Isso acontece, principalmente, por se tratar de uma forma de explicar conteúdos complexos de forma didática em poucos minutos e por ter uma produção mais ágil do que as demais peças audiovisuais.
Conheça algumas das principais técnicas de produção de vídeos de Motion Graphics:
- motion graphics em 3D: neste tipo de produção as imagens são dispostas para que seja perceptível a ideia de profundidade e perspectiva. A ideia do 3D é retratar um ambiente que seja parecido com a realidade;
https://www.youtube.com/watch?v=vuWZxgvTNCM
- motion graphics em Flat Design: o estilo Flat Design elimina os reflexos, as sombras, os degradês, os pontos de fuga e outros elementos. O lema desse estilo é eliminar tudo o que não é extremamente necessário.
https://www.youtube.com/watch?v=LTrzSSf0YlA
- motion graphics em Whiteboard Animation: o motion no estilo Whiteboard Animation é um tipo de animação que se inspira nos professores em sala de aula. O conteúdo se passa em um quadro branco, como se estivesse sendo desenhado e escrito por alguém;
https://www.youtube.com/watch?v=6vZ0iqUS6sg
- motion graphics infantil: essa técnica tem como objetivo atrair as crianças e, por isso, se vale muito de cores vivas e chamativas. Nesse tipo de vídeo o exagero é permitido, especialmente nas caricaturas dos personagens;
https://www.youtube.com/watch?v=tLn44beUSUs
- motion graphics colagem: como o próprio nome desse tipo de vídeo já indica, a colagem animada consiste na sobreposição de diversas camadas de objetos e paisagens de diversos estilos e origens. O resultado geralmente é um clipe muito colorido e divertido, como a abertura da novela descrita no vídeo abaixo.
https://youtu.be/PC0fhvuR7GU
Como surgiu o motion graphics
O uso das técnicas de motion é bem antiga. O pioneiro Georges Mélies já utilizava stop motion em muitos dos seus filmes no século XIX. Essa foi uma das coisas que inspiraram o surgimento do Motion Graphics muitos anos depois.
Outro fã da técnica foi o designer nova-iorquino Saul Bass, considerado por muitos o precursor do motion graphics. Ele inovou ao colocar em movimento os créditos finais e iniciais nos filmes, prática utilizada até hoje. Só para ilustrar, ele foi o criador dos créditos iniciais de “Psicose”, “Um Corpo que Cai” e “O Pecado Mora ao Lado”.
Não podemos deixar de citar o animador Norman McLaren. Ele foi o pioneiro em fazer animações direto na película, dando inspiração para a atual técnica do Motion Graphics. A sua obra-prima é o filme “Vizinhos”, que ganhou o Oscar de melhor curta-metragem em live action no ano de 1953.
Por que o Motion Graphics ficou tão famoso?
Essa técnica antes era utilizada apenas em banners animados. Porém, agora se popularizou também no cinema, na TV e nas redes sociais.
A fama aconteceu pois as pessoas notaram que precisavam inovar. Com a existência de plataformas de vídeos como o YouTube e o avanço das estratégias de vídeo marketing nas redes sociais, o motion ganhou o mundo e chamou a atenção das empresas.
Quais são as vantagens de utilizar essa técnica em um vídeo institucional
As empresas precisam acompanhar a evolução da tecnologia e dos meios de comunicação. Por isso, o uso do motion no mundo empresarial e nas estratégias de vídeo marketing ganhou muito espaço nos últimos anos.
Entre as vantagens do vídeo motion, podemos destacar:
- o Motion é relativamente mais fácil de produzir: este tipo de técnica exige menos investimentos do que outros tipos de vídeos, pois eles dependem de fatores como cenário, atores, logística de transporte e equipamentos de ponta;
- os vídeos motion são mais chamativos: eles despertam mais a atenção das pessoas do que os outros formatos de vídeos;
- os vídeos são mais leves e mais fáceis de serem entendidos: devido à própria natureza da animação, os vídeos animados permitem abordar e explorar os mais variados temas de forma simples e didática;
- eles despertam maior interesse do público: os vídeos em Motion Graphics são mais compartilhados e conseguem atingir um maior número de pessoas.
Como usar vídeos de Motion Graphics na estratégia de marketing
Você deve estar se perguntando: depois de pronto, onde posso utilizar o meu vídeo em motion para obter bons resultados?
Para começar a responder a essa dúvida, você precisa saber que as principais aplicações do vídeo animado são:
- vídeos institucionais;
- vídeos explicativos;
- vídeo marketing;
- vídeos tutoriais;
- vídeos de treinamento;
- propagandas;
- vídeos de produtos;
- vídeos para marketing de conteúdo;
- videoclipes.
Sabendo disso, você já pode pensar no tipo de material mais interessante para a sua audiência. O próximo passo é elaborar um roteiro, escrever o script, desenhar um storyboard, encontrar um locutor e contratar um animador para dar vida a tudo isso.
Caso prefira contratar uma agência para cuidar de todo esse processo e dar um tom mais profissional ao seu vídeo, conte com a gente! Nós somos especialistas em contar a história da sua empresa de forma impactante e temos um departamento de motion graphics pronto para atendê-lo!
https://www.youtube.com/watch?v=iYn8oJJ78JE
Por fim, basta divulgar o seu vídeo. As redes sociais, como o Facebook, o Instagram e o YouTube, são ótimos canais de contato com a sua audiência. Aproveite que os vídeos estão em alta: uma pesquisa realizada nos EUA constatou que peças audiovisuais alcançam 135% mais pessoas do que postagens simples em texto.
Inseri-los no seu site também é uma boa ideia. Além de promover aumento no tempo de permanência, os vídeos ainda podem ser utilizados para educar clientes prospectados sobre os produtos e serviços da empresa, acelerando a conversão no funil de vendas.
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