O que é e Como criar um Pitch de Vendas para o seu negócio

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Por Marketing

O que é pitch de vendas e como ele pode ajudar na sua carreira e no seu negócio? 

Um argumento de venda de elevador – também conhecido como discurso de elevador – é uma rápida sinopse de sua formação e experiência ou um breve resumo sobre o que é o seu negócio e como ele pode ajudar o seu ouvinte. 

O motivo pelo qual é chamado de argumento de venda de elevador é que deve ser curto o suficiente para ser apresentado durante uma breve viagem de elevador.

Logo, este discurso é sobre você: quem você é, o que faz e o que deseja fazer.

Seu argumento de venda é uma maneira de compartilhar sua experiência de forma rápida e eficaz com pessoas que não o conhecem.

Portanto, feito da maneira certa, este breve discurso o ajudará a se apresentar às conexões profissionais.

O que é um Pitch de Vendas bem construído?

O argumento de venda vai além de compartilhar o que você faz. Em vez disso, o objetivo é intrigar seu líder para que ele queira saber mais. 

Então, em vez de dizer “Sou um assistente virtual”, você pode dizer:

“Ajudo proprietários de pequenas empresas ocupados a fazer mais, em menos tempo, para obter mais lucros”. 

Todos os proprietários de pequenas empresas que ouviram isso provavelmente gostariam de saber como poderiam ganhar mais fazendo menos.

Aqui está um processo de seis etapas para ajudá-lo a escrever um argumento de venda de elevador:

Quem é você? 

Escreva uma frase sobre você. 

Por exemplo, você pode se apresentar como um consultor para proprietários de pequenas empresas.

O que você faz ou oferece? 

Use sua declaração de missão e lista de produtos / serviços como um guia e escreva uma ou duas frases sobre o que você faz todos os dias em sua empresa. 

Então, se sua ênfase estiver em técnicas de economia de tempo, descreva resumidamente como suas estratégias funcionam.

Que problema você resolve? 

Identifique o valor que você oferece aos seus clientes ou clientes. Evite listar apenas seus recursos e, em vez disso, traduza-os em benefícios .

Como você é diferente? 

Use sua proposta de venda exclusiva (USP) como um guia e escreva sobre o que o diferencia de qualquer outro empresário que faz o que você faz. 

Talvez você tenha tido experiências relevantes e as superou sozinho ou você tem uma estratégia incomum.

Faça uma pergunta

Os argumentos de venda geralmente são entregues em situações pessoais.

Por exemplo, em um elevador ou evento de networking, o que significa que você deseja ser social e envolver sua liderança em uma conversa. 

Uma ótima maneira de envolver seu lead é fazer uma pergunta relacionada a ele e sua empresa. 

Usando a pergunta do assistente virtual, você pode perguntar: “Qual atividade de negócios você acha mais tediosa?”

Faça uma frase de chamariz

Depois que seu argumento de venda estiver concluído, dê ao lead algo para fazer em uma frase de chamariz, como pegar seu cartão de visita. 

Informe resumidamente seu público sobre o que ele pode fazer para acompanhar e ouvir mais. 

Finalmente, fornece um meio para contato posterior ou para agendar uma reunião.

Quando e como usar um pitch de vendas

Se estiver procurando emprego, você pode usar seu argumento de venda em feiras de empregos e exposições de carreira.

Além disso, pode fazer isso online em seu resumo do LinkedIn ou biografia do Twitter, por exemplo. 

Um pitch de vendas é uma ótima maneira de ganhar confiança ao se apresentar aos gerentes de contratação e representantes da empresa.

Contudo, você também pode usar seu argumento de venda de elevador para se apresentar em eventos e networking. 

Se você estiver participando de programas e atividades de associações profissionais, tenha seu pitch de vendas pronto para compartilhar com as pessoas que encontrar.

Seu argumento de venda pode ser usado durante entrevistas de emprego, especialmente quando você for questionado sobre você. 

Os entrevistadores geralmente começam com a pergunta: ” Fale-me sobre você “.

Então, pense em seu discurso de elevador como uma versão supercondensada de sua resposta a esse pedido.

1. Seu Pitch de vendas deve ser breve

Restrinja o discurso a 30-60 segundos. Você não precisa incluir todo o seu  histórico de trabalho  e objetivos de carreira. 

Seu argumento de venda deve ser uma breve recapitulação de quem você é e o que faz.

2. Você precisa ser persuasivo 

Mesmo que seja um discurso curto, seu discurso de elevador deve ser atraente o suficiente para despertar o interesse do ouvinte por sua ideia, organização ou experiência.

3. Compartilhe suas habilidades

Seu argumento de venda deve explicar quem você é e quais as qualificações e habilidades que possui. 

Tente focar em ativos que agregam valor em muitas situações. 

Esta é a sua chance de se gabar um pouco – evite soar orgulhoso, mas compartilhe o que você traz para a mesa.

4. Pratique, pratique, pratique

A melhor maneira de se sentir confortável ao fazer um discurso de elevador é praticá-lo até que a velocidade e o “tom” venham naturalmente, sem soar robótico. 

Você se acostumará a variar a conversa à medida que praticar. 

Quanto mais você praticar, mais fácil será transmiti-lo quando estiver em um evento de networking profissional ou em uma entrevista de emprego.

Pratique dar seu discurso a um amigo ou gravá-lo. 

Isso o ajudará a saber se você está cumprindo o limite de tempo e transmitindo uma mensagem coerente.

5. Seja positivo e flexível

Frequentemente, você não está entrevistando para uma posição específica ao apresentar seu argumento de venda, então quer parecer ter a mente aberta e flexível. 

Não comece com coisas que você prefere não estar fazendo. 

Por exemplo, se você não quiser viajar muito a trabalho, isso é completamente legítimo – mas você não precisa fornecer essa informação de cara.

Esta é sua chance de causar uma  ótima primeira impressão  com um empregador em potencial. Não o desperdice.

6. Mencione seus objetivos no seu pitch de vendas

Você não precisa ser muito específico. 

Uma meta excessivamente direcionada não é útil, pois seu argumento de venda será usado em muitas circunstâncias e com muitos tipos diferentes de pessoas. 

Então lembre-se de dizer o que você está procurando

7. Conheça o seu público e fale diretamente com ele

Em alguns casos, usar o jargão pode ser uma jogada poderosa – demonstra o seu conhecimento do setor. 

Mas tenha cuidado ao usar jargão durante um argumento de venda de elevador.

Especialmente se estiver falando com recrutadores, que podem achar os termos desconhecidos e desagradáveis. 

Portanto, mantenha-o simples e focado.

8. O que é pitch de vendas sem um cartão para complementar?

Se você tiver um  cartão de visita, ofereça-o no final da conversa como uma forma de continuar o diálogo. 

Do contrário, você pode se oferecer para usar seu smartphone para compartilhar suas informações de contato. 

Uma cópia do seu  currículo ou um cartão de visitas se você estiver em uma feira de empregos ou um evento de networking profissional.

Dessa forma, também demonstrará seu entusiasmo e preparação.

O que NÃO DIZER E FAZER durante sua fala de elevador

#Falar muito rápido 

Sim, você tem pouco tempo para transmitir muitas informações. 

Mas não tente resolver esse dilema falando rápido. Isso só tornará difícil para os ouvintes absorverem sua mensagem.

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#Evite divagar

É por isso que é tão importante praticar sua fala de elevador. 

Embora você não queira ensaiar demais e, subsequentemente, soe artificial, você também não quer ter frases desfocadas ou pouco claras em seu tom, ou sair do caminho. 

Dê à pessoa com quem você está conversando a oportunidade de intervir ou responder.

#Franzir a testa nem falar de maneira monótona

Aqui está uma das desvantagens de ensaiar: pode deixá-lo mais focado em lembrar as palavras exatas que deseja usar, e menos em como está se comportando. 

Mantenha seu nível de energia alto, confiante e entusiasmado.

Então, module sua voz para manter os ouvintes interessados, mantenha sua expressão facial amigável e sorria.

#Não se restrinja a um único discurso de vendas

Talvez você esteja interessado em seguir dois campos – relações públicas e estratégia de conteúdo. 

Muitas de suas habilidades de comunicação se aplicarão a ambos os campos.

Porém, você desejará adaptar seu argumento de venda dependendo de com quem está falando. 

Você também pode querer um discurso mais casual e pessoal, preparado para ambientes sociais.

Exemplos de Pitch de Vendas

Use esses exemplos como diretrizes para elaborar seu próprio argumento de venda. 

Certifique-se de que seu discurso inclua detalhes sobre sua experiência, bem como o que você forneceria a um parceiro ou investidor.

Veja pitchs que ocorrem a todo momento e que podem ser adaptados para sua comunicação corporativa:

Recentemente me formei na faculdade em comunicação. Trabalhei no jornal da faculdade como repórter e, eventualmente, como editora da seção de artes. Estou procurando um emprego que colocará minhas habilidades como jornalista em prática;

Tenho uma década de experiência em contabilidade, trabalhando principalmente com empresas de pequeno e médio porte. Se a sua empresa precisar de um par extra de mãos, ficaria muito feliz em consultá-la;

Meu nome é Bob, e depois de anos trabalhando em consultórios de outros dentistas, estou mergulhando e abrindo meu próprio consultório. Se você conhece alguém que está procurando um novo dentista, espero que me encaminhe;

Crio ilustrações para sites e marcas. Minha paixão é criar maneiras criativas de expressar uma mensagem e desenhar ilustrações que as pessoas compartilhem nas redes sociais;

O que é pitch de vendas para a sua comunicação

Seu discurso de elevador é um discurso de vendas. Certifique-se de que você pode entregar sua mensagem em 60 segundos ou menos.

Diga quem você é, o que você faz e o que deseja alcançar.

Seu tempo é limitado. Concentre-se no que você deseja fazer, não no que não deseja fazer. Seja otimista e flexível.

Dê o seu discurso a um amigo ou grave-o, para ter a certeza de que a sua mensagem é clara.

O que é Pitch de vendas de 30 segundos

O que é um pitch de vendas mais próximo do sucesso? Considere ficar de olho no tempo do seu discurso.

O tempo é um dos aspectos mais importantes do seu pitch e deve ser um fator orientador na preparação do seu discurso. 

Com tantas informações para transmitir em tão pouco tempo, pode-se facilmente ultrapassar o limite de tempo de 30 segundos. 

Com isso em mente, verifique a duração de outros argumentos de venda observando a contagem de palavras e como cada informação é dividida em afirmações claras e concisas.

Aprenda como manter seu argumento de venda curto e direto ao ponto, estudando como outros fizeram o mesmo com sucesso.

Um argumento de venda de elevador deve ser feito dentro do tempo que leva para andar de elevador com outra pessoa. 

Imagine se encontrar em um elevador e poder falar com um possível empregador, investidor ou outro tipo de profissional. 

Então, esta é a ideia de um discurso de elevador de 30 segundos.

Ser capaz de transmitir com sucesso suas habilidades, experiência e outras informações no intervalo de tempo de uma viagem de elevador.

Como você provavelmente já observou, andar de elevador entre os andares não é muito tempo para tentar persuadir outra pessoa, que é exatamente o ponto. 

Você terá que trabalhar para condensar as informações de seu pitch em 30 segundos.

O cenário do elevador não funciona para você? 

Imagine se encontrar ao lado de um profissional importante em um evento de carreira, feira de empregos, mixer ou outro tipo de função. 

Você só terá a atenção dessa pessoa por um período limitado de tempo.

Elementos chave de um pitch de 30 segundos

Você terá que começar com uma declaração para chamar a atenção , seguida pelos benefícios que você traria como possível funcionário ou parceiro.

No caso de falar com um entrevistador, comece declarando o cargo para o qual você está sendo entrevistado:

“Meu nome é ____ e estou sendo entrevistado para o cargo de _____. Acredito que poderia ser uma grande adição à sua equipe, e aqui está o porquê. ”

Observe que a declaração de abertura vai direto ao ponto , declarando quem é o orador e o que ele pretende realizar. 

Embora a abertura possa ser ajustada para corresponder a cada situação única, os princípios básicos de uma introdução clara e concisa devem permanecer os mesmos.

Então, passe para aquilo que faz você e seu negócio se destacarem. 

Com a introdução fora do caminho, é hora de passar para sua experiência anterior, histórico e conjunto único de habilidades :

“Minhas habilidades e experiência são uma combinação perfeita para esta posição. Tenho grande experiência em trabalhar com ______, ______ e _______, o que me torna um ótimo candidato para o trabalho. ”

Agora que você deu alguns destaques do seu passado, explique como sua formação e habilidades irão beneficiar o ouvinte. 

Concentre-se no que você está procurando no futuro e em como sua experiência o torna um funcionário de destaque :

“Essas posições me proporcionaram uma experiência forte e variada. Você sabia que trabalhar com outros membros da equipe em grupos de cinco pode ajudar a realizar essa tarefa de maneira mais rápida e eficiente? Aprendi isso trabalhando em um projeto envolvendo _____ e servindo como líder do projeto. Atribuí funções a cada membro da equipe, dependendo de sua experiência. Conseguimos superar nossas expectativas até o final do trimestre ”.

Observe que a declaração acima descreve positivamente como uma tarefa foi realizada com um conjunto de habilidades e habilidades distintas como líder

Embora o conteúdo real mude de pessoa para pessoa, cada discurso de elevador deve enfocar por que o palestrante é o melhor candidato para o trabalho.

Dessa forma, destacando quaisquer habilidades positivas ou realizações anteriores que sejam relevantes para o trabalho.

Dicas importantes sobre o que é pitch de vendas e como usá-lo na comunicação do seu negócio:

  • Lembre-se de falar devagar.
  • Evite termos excessivamente complicados ou gírias casuais.
  • Mantenha o foco nos pontos que você está tentando transmitir.
  • Pratique, pratique, pratique!
  • Fale de maneira amigável e não robótica.
  • Mantenha um cartão de visita ou currículo à mão.
Transmita mensagens de forma memorável