Workshop: o que é, aplicações e tudo o que você precisa saber

Marketing
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24/4/2020
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Uma das ferramentas mais efetivas para que uma empresa alcance resultados ainda melhores são os workshops. Eles já fazem parte da sua estratégia?

Para potencializar a produtividade, uma empresa não pode permitir que seus clientes ou colaboradores permaneçam na zona de conforto.

É preciso estimulá-los a aprender, a conhecer novas possibilidades e a renovar o engajamento com a marca.

Se um workshop ainda não faz parte da sua estratégia de crescimento, vamos explicar neste artigo os motivos pelos quais você deveria pensar nisso! 

Ao longo dos próximos tópicos mostraremos porque esses eventos são importantes e o que fazer para alcançar os melhores resultados por meio deles. Confira!

O que é workshop?

O workshop é um evento que reúne pessoas interessadas em ampliar seus conhecimentos sobre um assunto específico, especialmente quando a proposta é que essa aprendizagem aconteça por meio de atividades práticas.

O termo workshop pode ser traduzido como oficina. Portanto, trata-se de um evento em que ocorrem mais do que apenas palestras teóricas.

Quem se inscreve tem o objetivo de “pôr a mão na massa”, tirar dúvidas e interagir com outros participantes.

É possível realizar esse tipo de evento sobre os mais diversos assuntos, desde culinária, artes, fotografia, marketing, defesa pessoal, práticas jurídicas e contábeis, métodos de ensino, técnicas de vendas e negociação, entre outros.

Exemplos de workshops

Os workshops podem ser planejados com diversas finalidades, como você verá nos exemplos a seguir. 

Algumas empresas criam workshops de treinamento, voltados principalmente para seu público interno.

É uma forma de proporcionar o aprendizado de questões práticas que interferem no dia a dia, melhorando a performance do grupo e potencializando os resultados do negócio.

Em alguns casos, esses treinamentos da equipe também são realizados para colaboradores de outras empresas, mediante pagamento.

Outro exemplo é o dos workshops para divulgação. Essa é uma prática comum no setor de cosméticos, que faz workshops ensinando os cabeleireiros e esteticistas a obter melhores resultados usando os produtos lançados pela marca.

Também existem os workshops voltados para captar clientes. Uma ou mais empresas que compartilham o mesmo público-alvo criam um ciclo de oficinas com temas de interesse de possíveis clientes.

Embora elas tragam informações relevantes, elas também vão evidenciar as vantagens ou a necessidade de contratar serviços que os promotores do evento oferecem.

Para tratar de todos os tipos de workshops possíveis, precisaríamos de muito mais que um post dedicado apenas a esse assunto.

Porém, a partir desses exemplos você deve ter percebido o potencial dessa estratégia e pensado em alternativas para usá-la em seu negócio, certo? Continue a leitura para seguir aprendendo!

Diferenças entre workshop e curso

Embora tenham temáticas e dinâmicas semelhantes, existem algumas diferenças básicas entre estes dois modelos de aprendizagem, cursos e workshops.

Os workshops costumam ser mais curtos e extremamente pontuais. Portanto, quem se inscreve está planejando aprender alguma atividade específica de forma prática.

O curso, por sua vez, é um pouco diferente. Embora no mercado também existam opções de cursos de curta duração, eles costumam ter um programa mais abrangente.

O objetivo desse tipo de proposta é encadear conteúdos para que os alunos tenham uma visão do tema desde a base até o aprofundamento.

Na maioria das vezes, os cursos usam uma exposição mais teórica, embora também possam conter algumas atividades práticas.

Como montar um workshop

Workshops são recursos eficientes para gerar oportunidades de negócio e engajamento entre empresas e consumidores. Porém, para que ele seja bem-sucedido, alguns pré-requisitos precisam ser preenchidos. 

Confira o passo a passo de como montar um workshop:

Estabeleça um objetivo

Você pretende capacitar seus colaboradores? Captar consumidores? Manter o engajamento dos seus clientes atuais?

Responder a essas perguntas é o primeiro passo para criar seu workshop e tomar as demais providências. O objetivo é o que norteará todas as suas próximas ações.

Conheça o seu público-alvo

Depois de definir um objetivo, procure conhecer seu público-alvo. Descubra quais são os principais problemas e necessidades deles e como eles podem ser solucionados com o evento.

Afinal, não adianta falar de um tema interessante para seu negócio, mas que não é visto como útil pelo seu público-alvo, concorda?

Escolha um tema

A partir dos resultados do item anterior, estabeleça um tema que atinja as necessidades do seu público-alvo.

Procure desenvolver uma conexão entre as dores que você identificou no seu público-alvo e a solução que a empresa vai oferecer através do workshop.

Defina o local, a data e o horário

O ideal é fazer essa escolha com bastante antecedência, tanto para ter um bom tempo de divulgação quanto para atrair públicos específicos.

Uma loja de artigos para artesanato, por exemplo, pode fazer um workshop de enfeites natalinos em setembro ou outubro, que deve ser divulgado a partir de julho.

Esse tempo de antecedência na divulgação do workshop é essencial para que artesãos interessados tenham tempo para se programar, participar e oferecer os produtos aos seus clientes.

Convide os instrutores

Para que seu workshop seja relevante, ele precisa ser dirigido por pessoas que têm bagagem para contribuir.

Por isso, os instrutores que conduzirão o evento precisam ser verdadeiras referências e autoridades no assunto tratado no workshop.

Procure convidar profissionais destacados em sua própria empresa ou esforce-se para convidar referências externas. Isso enriquecerá muito o workshop de sua empresa.

Faça um orçamento

Inclua na programação os custos com o local, os materiais que serão utilizados, a locação de equipamentos, as despesas com os palestrantes e até mesmo custos adicionais, como o coffee break.

Se for conveniente e couber no orçamento de sua empresa, você também pode distribuir um kit de boas vindas aos participantes — ou até mesmo sortear brindes entre eles.

O importante é mapear todos esses custos em um orçamento bem estruturado para o evento, de modo que a conta não estoure e pegue a sua empresa de surpresa.

Defina se o evento será pago ou gratuito

Isso depende muito do objetivo do seu workshop e da reputação que a sua empresa tem no mercado. Se a intenção é treinar seus funcionários, por exemplo, não faz sentido cobrar pelo evento.

Se você é dono de um restaurante natural e vai ensinar receitas às pessoas que desejam alimentar-se melhor, nada impede a cobrança. Inclusive, essa pode ser uma fonte de renda adicional para muitas empresas ou profissionais.

Crie uma estratégia de divulgação

Para divulgar o seu evento, pense mais uma vez no seu público-alvo. Descubra onde ele consome informação e utilize esses meios para atingi-lo.

Para alguns tipos de negócios, os canais digitais são a melhor alternativa. Já para outros, uma parceria com outros estabelecimentos e negócios de interesse desse público-alvo é uma estratégia de divulgação que garantirá melhores resultados.

Por isso, pesquise e descubra qual será a melhor alternativa para a sua empresa. Sempre pense em como atingir o público-alvo do seu evento na hora e no local correto.

Planeje as inscrições

É importante que as pessoas se inscrevam com antecedência. Por isso, estabeleça um prazo máximo e até mesmo um limite de participantes, de acordo com a capacidade do local e as atividades que serão realizadas.

As inscrições oferecem uma base de cálculo para os materiais e equipamentos necessários para comprar ou alugar.

Não se esqueça de inserir no formulário campos para informações de contato, que serão importantes para a coleta de feedback futuro ou mesmo convidá-los para novos workshops.

Prepare o evento

Nos dias que antecedem o workshop, trate de cada detalhe do evento. Certifique-se de que a estrutura física e os equipamentos estão em ordem para receber os participantes.

Na data, coloque uma equipe para receber e orientar os convidados. Garanta que tudo ocorrerá da melhor maneira possível no dia do workshop e o seu evento certamente será um sucesso!

Envie os certificados

As pessoas gostam de guardar uma lembrança ou uma certificação que ateste a participação delas em workshops. Especialmente quando estes workshops tratam de temas profissionais.

Por isso, desenhe e envie certificados de participação no workshop para as pessoas que compareceram. Ao enviar estes certificados, você também demonstrará organização e apreciação — isso se reflete em um aumento de autoridade para a sua empresa.

Invista no pós-evento

Muitas vezes, o resultado de um workshop vem após o evento. Por isso, utilize as informações de contato para criar um relacionamento com os participantes.

Comece solicitando uma avaliação por e-mail, por exemplo, e ofereça a oportunidade de se inscreverem em uma newsletter.

Enviar, periodicamente, conteúdos referentes a assuntos relacionados ao workshop também auxilia na criação de um relacionamento que gera possibilidades e oportunidades para oferecer novos produtos e serviços futuramente.

Workshop online: é possível fazer?

A resposta é sim! É possível oferecer workshops completos e muito ricos pela internet!

Para isso, você deve repetir os mesmos 12 passos para organizar um workshop que citamos acima, tais como:

  • estabelecer um objetivo;
  • conhecer seu público-alvo;
  • escolher um tema;
  • definir a data e o horário;
  • convidar os instrutores;
  • fazer um orçamento;
  • definir se o evento será pago ou gratuito;
  • criar uma estratégia de divulgação;
  • planejar as inscrições;
  • checar no dia se está tudo certo;
  • enviar os certificados;
  • cuidar do pós-evento.

A diferença fica mesmo por conta da economia com as despesas relativas ao espaço onde o evento ocorreria, aos profissionais de apoio envolvidos e à infraestrutura para receber os participantes. Por outro lado, é preciso adicionar ao orçamento a assinatura de uma boa plataforma para alocar as atividades do workshop na internet.  

Além disso, realizar um workshop online pode ser mais rápido do que organizar um evento presencial. Afinal, alguns detalhes ficam mais simples quando a oficina acontece remotamente, como, por exemplo, a eliminação da necessidade de um espaço e o alinhamento entre as agendas dos instrutores e a data marcada para a realização do workshop.

Como vimos, promover um workshop é uma maneira de engajar profissionais que trabalham remotamente, de aproximar-se dos seus clientes, de fazer com que a sua empresa seja conhecida por um novo público e de posicionar o seu negócio como uma autoridade em determinado assunto. 

Seja online ou presencial, investir nesse tipo de evento pode trazer excelentes resultados! 

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