Treinamentos corporativos: Tudo que você precisa saber para capacitar melhor seus funcionários

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Por Marketing

Segundo a Forbes, problemas de comunicação geram, para as empresas dos EUA, perdas na casa dos 40 bilhões de dólares, todos os anos.

O que resulta em vendas perdidas, falta de motivação da equipe e mais alguns danos à empresa, tais como:

  • A perda de foco das equipes;
  • A falha na percepção da visão e do propósito da empresa;
  • A ausência de inovação nos processos internos;
  • A queda na moral e na credibilidade dos times.

Isso explica porque cada vez mais empresas investem no desenvolvimento de programas de treinamentos internos para seus colaboradores. Neste artigo, vamos explicar o que é um treinamento in company e os diversos tipos de treinamentos corporativos.

O que é um treinamento corporativo in company?

O treinamento in company é uma capacitação interna que a empresa realiza, visando melhorar algumas das habilidades de seus próprios colaboradores.

Trata-se de um investimento em desenvolvimento humano e profissional que, além de melhorar a qualidade das equipes da própria empresa, também ajuda em outros aspectos, tais como:

  • Retenção de talentos, já que os profissionais irão perceber que são valorizados pela empresa;
  • Motivação das equipes, que poderão utilizar o curso in company como um momento de repensar seu próprio trabalho, avaliando onde é possível melhorá-lo;
  • Economia de custos, com a qualificação interna de determinadas habilidades, ao invés de ter de buscá-las no mercado;
  • Ganho de tempo e melhoria de resultados, com a otimização de processo e aspectos internos, tais como a comunicação, que são possíveis através dos treinamento in company.

Um treinamento in company, idealmente, é realizado no próprio ambiente de trabalho da empresa e em horário de trabalho. Isto para que os profissionais o enxerguem no contexto da própria empresa e como aquele aprendizado poderá ser utilizado na evolução de seu trabalho.

Ele é acompanhado e muitas vezes ministrado diretamente pela própria empresa, mas pode contar com especialistas externos. O que é recomendado, especialmente quando se tratam de habilidades que geram gargalos importantes no processo da empresa.

Ainda é possível realizá-lo à distância, seja por material gravado ou via teleconferência. O que ajuda a reduzir custo e treinar equipes de diversas localidades, ao mesmo tempo.

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Dados da Gallup mostram que equipes que se concentram em pontos fortes, diariamente, têm produtividade 12,5% maior.

Outro estudo, dessa vez feito pelo Centro Nacional de Qualidade Educacional da Força de Trabalho (EQW) dos EUA, apontou que um aumento de 10% nos níveis de educação da força de trabalho eleva, em média, 8,6% na produtividade total. Já o aumento de 10% no valor dos equipamentos só amplia a produtividade em 3,4%.

Fatores como os levantados acima devem ser levados em consideração, na hora de sua empresa desenhar e decidir pela realização de treinamentos internos, para a capacitação e motivação dos colaboradores.

Características de um bom treinamento in company

Fazer com que o treinamento in company, no entanto, seja eficiente e alcance os seus resultados, não é algo possível sem determinados cuidados.

O objetivo de um bom treinamento interno é a qualificação profissional, encaixando-a no contexto das atividades da empresa. O que é uma grande vantagem em relação às qualificações externas e que envolvem muitas empresas.

Por isso, aí vão algumas dicas e características que ajudam a entender o que é um bom treinamento in company:

  • O curso in company precisa ser encaixado dentro do contexto e do planejamento estratégico da empresa, pois, somente deste modo, será possível que ele converse diretamente com o dia a dia dos profissionais;
  • É necessário que ele também aborde as reais necessidades da empresa, utilizando exemplos e casos que se relacionam com o cotidiano da companhia;
  • O conteúdo abordado durante o treinamento precisa ser colocado em prática, afinal, trata-se de um investimento que a empresa realiza para si mesma e não pode ser deixado ocioso;
  • Também é muito importante mensurar e avaliar os resultados dos treinamentos, desde como eles foram absorvidos pelos envolvidos a até como ele ajudou a melhorar os processo da empresa.

Na prática, os benefícios de se investir nessas iniciativas ultrapassam a conta que podemos fazer aqui. Mas existem alguns principais que podemos mencionar.

9 benefícios de se investir em treinamentos corporativos

1. Profissionais inspirados se dedicam mais às suas funções

Fazer todos os dias a mesma coisa buscando o mesmo resultado pode tornar a rotina de trabalho tediosa e desanimadora. Por isso, uma equipe que participa de momentos de inspiração se dedica mais.

Além de ser uma forma de estímulo, os treinamentos corporativos também mudam o mindset das pessoas.

Essa mudança já pode ser o bastante para engajar a equipe, principalmente porque aprendem novas técnicas e se sentem mais valorizados.

2. Profissionais inspirados são mais criativos

Obviamente, inspiração está ligada à criatividade. Um novo ambiente, novos conhecimentos, interação: tudo isso pode favorecer a criatividade.

E isso é o que acontece durante os treinamentos, especialmente palestras, workshops e dinâmicas de grupo, por exemplo.

3. Diminuição do turnover

Quantas pessoas foram desligadas da sua empresa nos últimos meses? E quantas foram contratadas? Essa diferença é o que define o turnover dela, ou seja, a rotatividade de pessoal.

Para se ter uma ideia do tamanho do problema, no Brasil, o índice de turnover médio das empresas é de impressionantes 82%!

E como diminuir essa taxa em sua empresa? Através dos treinamentos corporativos, claro! Isso porque ao investir na capacitação profissional dos seus colaboradores, contribui-se para o desenvolvimento de novas habilidades.

Como consequência, temos a redução de turnover por falta de adequação do profissional com os objetivos do empreendimento.

Além disso, os treinamentos também colocam o colaborador a par das novas tendências da sua área de atuação.

Dessa forma as pessoas se sentem mais valorizadas e motivadas, o que torna a rotina de trabalho mais prazerosa.

4. A capacitação humana é o que diferencia empresas no mercado

Outro ponto positivo dos treinamentos empresariais é possibilitar que as empresas se destaquem em um mercado tão competitivo.

Afinal de contas, funcionários cada vez mais qualificados e atualizados não só produzem bons produtos e/ou serviços como também são capazes de propor soluções inovadoras para as rotinas das empresas.

E isso se reflete diretamente na satisfação e fidelização de clientes.

5. Mantém os colaboradores atualizados

O mundo está mudando cada vez mais rápido! Mesmo que a sua empresa não trabalhe diretamente com tecnologia, isso não significa que não deve se atualizar.

Então, oferecer a possibilidade de os colaboradores adquirem novas habilidades e conhecerem ferramentas úteis e inovadoras é uma forma de favorecer toda a equipe.

Leia também: Comunicação Empresarial – O que é e qual a sua importância para as corporações

6. Menor quantidade de retrabalho

Um dos grandes benefícios proporcionados pelos treinamentos empresariais é a diminuição do percentual de retrabalho.

Isso porque além de melhorar a comunicação entre as equipes, há também a capacitação profissional dos colaboradores, o que contribui para que os mesmos consigam executar suas tarefas de maneira mais ágil e assertiva.

E é claro que isso impacta direta e positivamente nos prazos de entrega do produto e/ou serviço, conquistando assim, a satisfação do cliente.

Assim, a empresa conquista uma boa imagem no mercado em que atua e garante um ou mais passos à frente da concorrência.

7. Melhora a comunicação interpessoal dos times

Não é raro que equipes passem dias sem trocar conversas reais e ideias que possam renovar o ambiente.

Integrar diferentes times em treinamentos corporativos é também uma forma de fazer com que todos possam criar algo novo, movimentar a estrutura do ambiente.

Essa troca é extremamente rica tanto para as pessoas quanto para a empresa, de forma geral.

8. Alinhamento da cultura e objetivos da organização

Às vezes é comum que a cultura e os objetivos da empresa se percam em meio à rotina, problemas para se resolver e outras questões.

Os treinamentos visam justamente uma pausa para também olhar o rumo que a empresa e o trabalho estão tomando. É nessa hora que muitos percebem que algo precisa ser reavaliado para melhorar.

9. Melhora a comunicação interna

Como está a comunicação interna da sua empresa? A comunicação com os funcionários é clara? Os membros são ativos e estimulados a participar na rotina da empresa?

Apesar de ser um desafio, há muitas formas de melhorar a comunicação interna. Quer saber como? Então baixe nosso e-book “Como os Worshops e Treinamentos podem ajudar na melhoria da comunicação interna da sua empresa”.

Como estruturar um treinamento corporativo

Agora que tanto o conceito, quanto os benefícios dos treinamentos corporativos estão mais claros para você, é possível começar a pensar na implementação dessa capacitação profissional interna. 

Para isso, há um passo a passo que pode ser seguido, independentemente do tipo de negócio. Confira:

1. Faça o levantamento das necessidades da empresa

Antes de implementar o treinamento, é bom entender quais mudanças devem ser feitas na empresa. 

Para isso, é necessário estudar os resultados de cada equipe, fazer pesquisas sobre o clima organizacional e ouvir os colaboradores. 

Afinal de contas, eles podem mostrar os problemas que têm com a rotina de trabalho e, assim, ajudar a estabelecer prioridades.

Não adianta, por exemplo, investir em um treinamento técnico se o grande problema da empresa é o alto índice de rotatividade de pessoal (turnover). 

Dessa forma, investir em um treinamento onde são abordados pontos institucionais como por exemplo, missão, visão e valores da empresa poderá ser mais proveitoso tanto para os gestores quanto para os próprios funcionários.

Ou seja, ao ordenar as principais dores da empresa e entender as ligações entre elas, fica mais fácil definir por onde começar.

2. Planeje as etapas

Depois do estudo, é possível escolher um dos problemas e pensar em um plano de ação para ele, definindo pontos como:

  • Se o treinamento será presencial ou virtual;
  • Quem irá aplicar (empresa externa ou profissionais da própria instituição);
  • Qual será a periodicidade do treinamento;
  • Se haverá material de apoio ou não;
  • Como os colaboradores poderão acessar os conteúdos;
  • Quais atividades serão testadas.

É claro que esses são apenas alguns pontos que devem ser planejados antecipadamente. Além destes existem outros, que podem variar de acordo com a organização.

Além disso, cabe explicar que tais treinamentos podem ser realizados por empresas especializadas ou até mesmo pelos próprios colaboradores da organização, desde que estes tenham conhecimento sobre os processos da instituição e didática.

3. Implemente as ações

A implementação vem logo depois do planejamento. Essa é a etapa em que se coloca em prática o treinamento. Para isso, o gestor deve lembrar-se primeiramente de alinhar expectativas com o grupo escolhido.

Isso significa explicar aos participantes como será o processo e quais os objetivos que a empresa pretende alcançar com os ensinamentos que serão transmitidos.

Assim, os colaboradores conseguirão entender melhor os pontos principais apresentados para eles. Além disso, também poderão focar nas atividades mais compatíveis com cada necessidade.

Ainda é importante salientar que, em época de treinamentos, os participantes precisam direcionar horas semanais às aulas. Isso significa que algumas tarefas devem ser reprogramadas para que não haja atrasos na entrega e nem que sejam feitas de qualquer maneira pelo colaborador.

4. Esteja atento às tendências de treinamento

Cursos online, palestras, workshops, seminários: o que há de melhor em termos de treinamentos corporativos? É fundamental que você saiba disso ou conheça pelo menos um pouco do que está trazendo retorno positivo às empresas.

Muitas vezes há algum novo método ou ferramenta de treinamento que poucas pessoas conhecem.

Nessas horas pode ser indicado contar com especialistas no tema, é claro, mas você também deve se informar o máximo possível. Além disso, você poderá variar e realizar mais de um tipo de treinamento periodicamente.

5. Defina metas

Você precisa saber onde a sua empresa pretende chegar! Mas isso não é apenas a longo prazo. Afinal, também é importante definir no próprio treinamento, quais seriam os objetivos a curto prazo para a própria empresa.

Se você pretende atrair novos parceiros até uma determinada data, por exemplo, deixe isso claro. Nesse caso, a atividade ter um intuito bem claro, como “atrair mais parceiros para a empresa até janeiro”.

Por outro lado, lembre-se de não criar metas impossíveis. Além de desestimular a equipe, isso pode atrapalhar o fluxo dentro da empresa e não reflete em crescimento efetivo

6. Meça os resultados

Por fim, os resultados dos treinamentos corporativos precisam ser mensurados, ou seja, precisam ser medidos e avaliados constantemente. Isso porque os gestores precisam saber qual foi a diferença que os ensinamentos anteriores fizeram na vida do colaborador.

Dessa forma, eles poderão decidir-se por continuar investindo em capacitações profissionais como as que já foram oferecidas inicialmente ou também poderão testar outras metodologias.

Assim, o ideal é sempre mensurar os dados e testar a efetividade de cada processo. 

Como realizar a avaliação da eficiência de um treinamento corporativo?

Apenas coletar os KPIs de um treinamento corporativo não é o suficiente para uma avaliação completa do que foi realizado.

Para ensiná-lo a fazer uma avaliação completa em sua empresa, vamos utilizar o Modelo de Kirkpatrick, que é globalmente adotados para esta análise.

Este modelo consiste em 4 níveis de análise, que são:

Nível 1. Reação ao treinamento

Neste nível, o objetivo é mensurar como os participantes estão reagindo, diante de um treinamento corporativo.

Esta análise é feita a partir de pesquisas e questionários, realizado antes, durante e depois do treinamento, com o objetivo de permitir aos participantes descreverem suas expectativas iniciais, aquilo que mais os engajou, durante o treinamento. 

E o que eles acreditam, ao final do treinamento, que tenham sido os maiores ganhos de habilidades para o seu trabalho e sua carreira profissional como um todo.

Com este feedback, será possível avaliar se o treinamento esteve alinhado com as expectativas iniciais dos participantes e com as necessidades e objetivos do negócio.

Nível 2. Eficiência do aprendizado

Neste segundo nível, a avaliação é mais objetiva e visa verificar a evolução do nível de aprendizado dos participantes, após o treinamento ter sido concluído.

É avaliada a evolução dos participantes em relação às habilidade desejadas, atitude comportamental, conhecimento, comprometimento e confiança que eles adquiriram, ao completarem o curso.

Esta mensuração deve ser feita com base em objetivos de aprendizados bem definidos, tais como melhorar a performance em apresentações ou as habilidades com o PowerPoint, por exemplo.

Nível 3. Mudanças e melhorias comportamentais

Após o final do treinamento corporativo, no terceiro nível de análise, é preciso saber se o comportamento dos participantes evoluiu, a partir do conteúdo aplicado.

Esta é uma análise pessoal e que, portanto, deve ser realizada pelos líderes das pessoas que particiapmetem do treinamento corporativo.

Eles são os mais capazes de observar e determinar se as mudanças comportamentais desejadas foram alcançadas. Avaliando pontos de comportamento, tais como:

  • Os funcionários pararam de chegar atrasados?
  • Eles se tornaram aptos a concluírem as tarefas no tempo desejado?
  • Aprenderam a lidar com obstáculos inesperados em suas atividades?
  • O aprendizado sobre o correto gerenciamento de tempo no trabalho foi bem-sucedido?
  • Entre outras perguntas sobre comportamento que podem ser realizadas.

Nível 4. Resultados do treinamento

Neste nível de análise, o objetivo é mostrar o grau no qual os resultados do treinamento correspondem aos objetivos inicialmente programados.

Essa análise pode incluir o aumento mensal de unidades fabricadas e vendidas, aumento de assinaturas ou retenção de clientes antigos.

Tal mensuração pode ser realizada de maneira mais eficiente ao ser reunida com outros métodos. Por exemplo, uma empresa pode mensurar a evolução de um profissional que participou do treinamento, em comparação a um outro que não participou.

O que importa de fato compreender é que a alta competitividade é uma realidade cada vez mais presente para as instituições e exige que gestores e colaboradores mostrem seus diferenciais perante os concorrentes. 

E os treinamentos corporativos – quando aplicados de maneira correta – geram resultados positivos nesse quesito, favorecendo, inclusive, o crescimento contínuo e estruturado da organização.

Conclusão

Treinamentos corporativos ou in company são fundamentais para o bom andamento das empresas. Por isso, analise com atenção a comunicação e o rendimento da sua equipe e verifique os pontos a serem melhorados.

Após o treinamento, metrifique e realize uma avaliação de eficiência, assim você garante a curva de aprendizado da sua empresa, mantendo seus colaboradores motivados e reduzindo as taxas de turnover.

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