Por que sua apresentação de impacto deve ter mais imagens e menos textos
Ao apresentar algum trabalho na escola ou na faculdade, muitas vezes optamos em mesclar textos e imagens em documentos. Ou, ainda, a apresentação de um projeto (sem impacto algum) era quase que completamente escrita. Isso é ruim, já que não existe nada mais prejudicial para o aprendizado e foco que tal planejamento.
A Smartalk, especializada em passar mensagens de forma memorável e profissional, explica os motivos pelos quais figuras, ilustrações e qualquer representação gráfica deve se sobrepor às palavras em uma apresentação de impacto.
Evidências científicas
Em 2008, o biólogo John Medina lançou o livro “Aumente o Poder do Seu Cérebro: 12 Regras Para Uma Vida Saudável, Ativa e Produtiva”. Na publicação, o autor destaca que o slide de uma apresentação tem cerca de 40 palavras.
Espectadores costumam se lembrar de cerca de 10% do conteúdo apresentado nessas circunstâncias. Quando a página tem uma imagem, 65% do público faz a associação. Um imenso avanço, não?
Apresentação de impacto na prática
Uma das empresas mais reconhecidas do planeta deu aula sobre a utilização de imagens em eventos. Em maio de 2017, conferência de programadores da Google, o seu CEO, Sundar Pichai, destacou que “está repensando todos os produtos” da marca.
A fala chamou ainda mais atenção por conta da maneira pela qual ele fez a revelação: com muito mais imagens que palavras. Lembra das 40 palavras descritas por John Medina? Pois bem: Pichai levou incríveis doze slides para atingir a marca.
Além disso, um excelente exemplo de como o CEO do Google transformou a apresentação de alto impacto em algo histórico veio ao anunciar alguns dos parâmetros do Google. Isso porque ao revelar o número de usuários de alguns dos produtos da organização (como Search, Youtube e Android) não foram usadas longas explicações.
Afinal, apenas os logos de cada serviço e a inscrição “mais de um bilhão de usuários” eram necessários. Simples e direto.
Visão do mercado
Mais uma importante liderança mundial corrobora com a visão mais imagética do que textual. Chris Anderson, autor do livro “TED Talks: O Guia Oficial do TED Para Falar em Público”, em tradução livre, disse que letras e números “dificultam que a audiência preste atenção ao que está sendo dito”.
Outra revelação, em tom informal, também chamou atenção. Anderson destacou que quando um palestrante chega para um TED com apresentações criativas cheias de números a indicação é “oferecer uma bebida, sentar com o convidado em frente ao computador e, gentilmente, deletar, deletar e deletar” até que “cada tópico se transforma em uma sentença única em um slide - ou é substituído por uma foto”.
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