6 características que todo roteiro de sucesso deve ter

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4/11/2020
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Primeiramente, um roteiro de sucesso é como uma história de ficção, construímos a narrativa com base em recursos que prendem a atenção do público.

Leia atentamente: um jovem vai para uma boate com alguns amigos, após algum tempo repara em uma mulher que o estava encarando ao longo da noite.

A mulher anda até ele com dois drinks na mão, perguntando se ele gostaria de conversar, normalmente o jovem aceitou o convite, brindou com a misteriosa mulher e essa foi a última lembrança que teve na noite.

Ao acordar, assustado e bastante dolorido, o rapaz reparou que estava em um banheiro que ele não conhecia, dentro de uma banheira estranhamente coberta em gelo e completamente nu.

Logo, assustado, o rapaz olha para uma das extremidades da banheira e vê seu celular com um bilhete por cima dizendo “ligue para a emergência”, o rapaz rapidamente pegou seu celular e ligou para o 190 contando do ocorrido.

O telefonista ouviu cuidadosamente e, com um tom de familiaridade com a história, pediu para que o jovem delicadamente passasse sua mão nas costas e sentisse se havia algum corte grande na região, e o jovem avisou que de fato havia um corte.

O telefonista pediu para que o jovem não entrasse em pânico, e que ele tinha sido vítima de uma quadrilha que roubava órgãos, provavelmente haviam roubado um de seus rins, mas a ajuda já estava quase chegando.

Meias verdades, fazem roteiros impactantes e críveis

Então, essa história é familiar para você?

Se sim, você faz parte de um grupo incrivelmente vasto de pessoas que acredita que esse é um caso verídico, quando na verdade não passa de um boato.

Partindo desse exemplo que os irmãos Heath discorrem em seu livro “Made to Stick” sobre o que de fato faz uma ideia “grudar” na mente das pessoas.

Porque um rumor pode se tornar tão bem fixado na cabeça das pessoas, e um fato pode sofrer tanta resistência?

Porém, não dependemos somente de fatos.

Em seu livro, os Irmãos Heath falam sobre seis pontos que são essenciais para fazer com que sua ideia “grude”.

Dessa forma, cada ponto tem sua própria interpretação e podem ser utilizados de inúmeras formas – desde um roteiro até um vídeo, ou mesmo um pitch comercial.

Mas chega de surpresa, vamos entrar nesses 6 pontos que toda apresentação tem que ter:

  • Simplicidade;
  • Um fato inesperado;
  • Uma imagem concreta;
  • Credibilidade;
  • Emoção;
  • Storytelling.

Provavelmente o “storytelling” não é uma palavra tão nova no seu vocabulário, vamos dar um passo para trás e explorar um pouco de cada um desses conceitos aplicados no nosso contexto

Storytelling: Como contar grandes histórias em suas apresentações

Características para um roteiro de sucesso

1- Simplicidade

Desde a Apple e o lançamento do ipod, simplicidade parece ter virado um jargão no mundo dos negócios.

Porém, atingir a simplicidade sem perder a eficácia não é tarefa fácil.

Uma das primeiras ressalvas que os irmãos Heath fazem é que a simplicidade não significa, necessariamente uma mensagem (ou frase) curta.

Portanto, a informação fragmentada demais, em pequenas partículas, pode não ser o ideal.

Então, para atingir um bom resultado eles oferecem uma frase que diz muito, mas pode ser difícil de aplicar:

O ideal seria buscar algo como um ditado, um motivo curto e profundo que faça com que um indivíduo possa passar a vida aprendendo por ele.

Não entendeu? Não tem problema.

Eu também não consegui absorver todo o significado da frase logo de cara. Para te ajudar ficam alguns exemplos:

  • A Nike, se respalda no “just do it
  • A Adidas “impossible is nothing”
  • Mc Donalds com “Amo muito tudo isso” e assim vai!

Ficou um pouco mais claro?

Quanto mais curta uma mensagem, mais cuidado deve ser dado a cada palavra, espaço e imagem.

De fato, tudo tem que trabalhar junto para passar uma mensagem poderosa em um simples slide.

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2- Surpresa

Esse pode ser um dos pontos mais lógicos de toda nossa conversa.

Porém, quero deixar bem claro que “surpresa” não é deixar seu produto, serviço ou ideia, ser o único desfecho de seu roteiro.

Para prender a atenção de sua audiência, para que eles mantenham seu interesse durante todo o tempo de sua apresentação, precisamos ser inesperados e violar a expectativa das pessoas.  

A surpresa é um sentimento que cria alerta e gera foco nas pessoas. E como manter a surpresa de seu discurso viva?

Curiosidade é a palavra da vez, deixar seu público constantemente se perguntando qual será sua próxima fala faz toda a diferença na hora de se passar uma mensagem.  

Construa seu discurso com alguma lacunas, deixando perguntas em aberto e depois as preenchendo com mais informações relevantes.

Dessa forma você não deixa a surpresa de sua mensagem se dissipar.

3- Imagens concretas

Obviamente, esta é uma das características mais fáceis de se visualizar, porém mais difícil de se aplicar.  

Ter uma imagem concreta em um discurso pode fazer toda a diferença para seu público.

Metas, estratégias, sinergia, missões e resultados, você consegue visualizar uma imagem que representa cada um desses termos? Porque eu não consigo!

Volto ao livro dos irmãos Heath que diz:

Precisamos explicar nossas ideias as relacionando com ações humanas, em termos de informação sensorial.”

Uma banheira coberta de gelo, um passarinho na mão ou dois voando, todos são exemplos claros que ideias que pegam são cheias de imagens concretas que o cérebro naturalmente assimila mais rápido.

Isso são exemplos de associações e o cérebro é amarradão nelas.

4- Credibilidade é ponto chave no roteiro de sucesso

Eu não diria que somos criaturas naturalmente céticas, mas posso afirmar com certeza que ao chegarmos na vida adulta, a maioria de nós se torna um pouco resistente a novas ideias.

E o que isso significa para você?

Significa que sempre que for passar uma mensagem, fazer uma apresentação, propaganda, etc, você precisa levar isso em consideração e construir a credibilidade da sua mensagem.

Isso é fácil quando se é o Obama, Steve Jobs ou Bono, mas para nós, que vivemos um dia a dia normal, precisamos fazer com que as pessoas testem nossas ideias elas mesmas.

Porém, na maior parte das vezes, para dar credibilidade e criar um roteiro de sucesso, focamos em números e gráficos que provam a ideia mas em muitos cenários não surte o efeito buscado.

Ao invés disso, construir um discurso que envolva perguntas retóricas ou que faça com que seu público teste sua ideia em sua própria realidade promove um engajamento extremamente mais evidente.

Portanto, um roteiro de sucesso inclui, com certeza, dados que geram confiabilidade do público.

Antes da próxima eleição, pergunte a si mesmo, você está melhor hoje do que estava há 4 anos atrás?

De fato, eu poderia te dar inúmeros dados que comprovem que o candidato que defendo é o melhor, mas você acha que isso surtiria mais efeito que a frase dita?

Esse exemplo une a simplicidade e a credibilidade quase que perfeitamente, fazendo com que as pessoas tendem a refletir mais sobre a mensagem.

5- Um roteiro de sucesso tem Emoção

Um exemplo famoso desta característica é sobre o mendigo que, no lugar de ter uma placa escrito “me ajude, sou cego” tinha uma que dizia “ hoje o dia está lindo, e eu não posso vê-lo.”

O segredo aqui é encontrar qual a emoção que melhor se enquadra no seu objetivo.

Quer motivar com uma nova proposta?

Trabalhe a euforia, conte sobre novas possibilidades de sucesso, novas experiências que pessoas podem ter, use e abuse do storytelling (que já já falarei sobre).

Quer fazer com que seu público se sinta despreparado? Trabalhe com o sentimento de perda ou impotência.

O cérebro humano é mais receptível ao reconhecer emoções por pessoas que por abstrações

Antes que qualquer coisa, esse é um fator que na Smartalk falamos com todos os nossos clientes.

A inteligência social envolve uma transmissão de ideias sem qualificar como B2B ou B2C.

Porém, se você realmente quer fazer um publico absorver ao máximo sua ideia, você precisa entender que não são empresas ou grupos que compram uma ideia, são as pessoas.

6- Storytelling

Essa é uma daquelas novas palavras da moda.

Agências, publicitários, palestrantes, CMOs e estudantes de várias disciplinas usam essa palavra no dia a dia.

Porém, você consegue explicar de forma coesa e clara o que é e como funciona o storytelling?

Vamos lá, veja só isso:

Saímos de uma palestra e esquecemos de 80% do que vimos.

Agora, quando ouvimos uma história…

Veja o próprio caso do jovem e da banheira de gelo, estamos quase no fim deste artigo e você ainda se lembra de como ele foi parar lá!

É uma história triste e desoladora, mas é um roteiro de sucesso para o engajamento na narrativa.

Quando caminhamos em um mesmo cenário nosso cérebro assimila de forma mais clara a mensagem, nos fazendo interagir mentalmente e buscando prever o final.

Um dos exemplos que mais gosto de citar, é o da famosa câmera de ação GoPro, já pararam para analisar como suas propagandas são feitas?

Um atleta profissional, contando como ele começou sua carreira, se colocando como uma pessoa comum que lutou para atingir seu sonho de se tornar o melhor no que faz.

https://youtu.be/9xNNv8K0nV8

O objetivo é claro: fazer você se sentir dentro daquele cenário...

Mostrar que você também pode ser uma pessoa comum lutando para ser o melhor no que faz!

Logo, isso é o espírito que a marca quis passar, qualquer um pode ser um herói e sua própria história.

Até aqui, estamos juntos para fazer seu roteiro de sucesso?

O que fazemos aqui é pensar exclusivamente na construção de um roteiro de sucesso.

O dia a dia da Smartalk é destrinchar toda informação de um discurso e a moldar da melhor forma possível, trabalhando cada um dos pontos acima junto com nossos clientes.

Isso faz com que cada projeto seja único e tenha a personalidade da empresa ou pessoa que a transmite.

Portanto, seguindo essas características, você pode construir um roteiro que não só arranca aplausos, como também fixa sua ideia na mente de seu público.

Entretanto, não espere a solução de seus problemas com esse artigo, tenha em mente cada um desses pontos chave.

Portanto, uma boa ideia não tem sucesso por si só, e em muitos cenários só temos uma chance de transmitirmos o que queremos para nosso público.

Atualmente, mesmo rodeado pelos melhores construtores de roteiro do país, aprendo coisas novas todos os dias.

E você? Conseguiu absorver tudo que precisava com este artigo?

Enfim, toda grande ideia merece um grande roteiro para causar o impacto desejado, seja um vídeo corporativo, uma apresentação institucional ou um importante evento empresarial.

O quão preparado você está para passar essa mensagem?

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