Storytelling: Como contar grandes histórias em suas apresentações

5 minutos para ler
admin
Por Marketing

O uso da técnica de storytelling é uma ferramenta cada vez mais decisiva nas grandes apresentações, porém, entreter e encantar o público em uma apresentação não é das tarefas mais fáceis.

São diversas barreiras e objeções a serem vencidas, para que as pessoas prestem atenção no que você está falando.

Para se ter uma ideia, segundo o especialista em apresentações corporativas, Carmine Gallo, nesta matéria para a Forbes, após 10 minutos, é praticamente impossível manter a audiência interessada em qualquer tipo de apresentação.

O problema é que nem sempre será possível falar todo o conteúdo necessário em apenas 10 minutos e é aí que a técnica de storytelling se encaixa.

O termo storytelling (em tradução livre: “contando uma história”) refere-se a técnica de narrativa, utilizada para contar histórias relevantes, envolventes e encantadoras, por parte do storyteller, o “contador de histórias”.

Em apresentações corporativas, quando o assunto a ser tratado é muita vezes técnico e pouco envolvente, a técnica de storytelling é o que diferencia aquelas que ficarão na memória do público, daquelas que serão esquecidas poucos minutos após o seu fim.

Neste artigo, você irá conhecer a técnica de storytelling e como aplicá-la em suas apresentações, para torná-las envolventes e memoráveis, levando o nível de sua comunicação a um patamar ainda mais superior. Vamos lá?

O que é Storytelling? 

Segundo o dicionário Oxford da Língua Inglesa, storytelling consiste na “atividade de contar ou escrever histórias”.

Porém, indo além da definição pura do dicionário, o conceito de storytelling pode ser tratado como uma das principais formas de expressão e comunicação humana.

Através do storytelling, conseguimos atrair a atenção de qualquer pessoa, mesmo para assuntos maçantes e aparentemente difíceis de serem tratados em um apresentação.

A técnica é tão importante que, nos EUA, existe uma Associação Nacional de Storytelling, que ensina pessoas a aplicarem a técnicas, em suas apresentações, sejam elas corporativas, pessoais, ou com qualquer outro tipo de finalidade.

Esta Associação Norte Americana apresenta cinco tópicos, que ajudam a compreender a definição do conceito de Storytelling:

1 – O Storytelling é interativo

A técnica de Storytelling envolve uma interação de duas vias, entre o storyteller e os seus ouvintes. Desta forma, a reação e o envolvimento dos ouvintes com a história influencia diretamente o modo ao qual ela será contada.

A natureza interativa do Storytelling deriva do imediatismo e do impacto que a história incita em quem a ouve. Por isso, esta é uma técnica que emerge da interação e da cooperação, entre ouvinte e storyteller.

2 – O Storytelling faz uso direto da linguagem

A técnica de storytelling utiliza diretamente aspectos linguísticos da comunicação. Seja ela a língua falada, como o Português ou Inglês, ou mesmo a Língua Brasileira de Sinais, por exemplo.

Mas o que diferencia o Storytelling de outras formas de contar histórias é o uso direto da linguagem.

3 – O Storytelling utiliza aspectos vocais e corporais

Ao contar uma história utilizando a técnica de Storytelling, o storyteller não pode se prender apenas ao uso das palavras.

Outro dos pontos que diferencia o Storytelling, de outras formas de contar histórias, está no uso de aspectos não-verbais da comunicação, como a postura corporal e as variações no tom de voz, por exemplo.

Aspectos que são utilizados pelo storyteller para enriquecer a história que está sendo contada e como os ouvintes a percebem. 

4 – O  Storytelling apresenta uma história

O Storytelling sempre irá envolver a apresentação de uma história e uma narrativa. Existem muitas formas de apresentar uma história, porém, para ter sucesso nesta jornada, o storyteller precisa aplicar o Storytelling em sua narrativa.

Seja a partir de uma poesia, uma show de comédia stand-up ou mesmo uma apresentação corporativa, sempre que é preciso causar impacto na audiência, contando uma história, o Storytelling é o caminho a ser seguido.

5 – O Storytelling incentiva a imaginação dos ouvintes

Através da técnica de Storytelling, o storyteller consegue incentivar o ouvinte a se imaginar dentro da história.

Com o uso de uma narrativa que envolva aspectos linguísticos, vocais e corporais, o ouvinte consegue compreender e se envolver com os personagens da história.

Assim, uma conexão instantânea será criada entre a audiência e o storyteller, pois ele estará mostrando o lado humano da história e conseguirá captar muito a atenção deles, com isso.

Para saber sobre storytelling leia nosso guia COMPLETO para contar histórias impactantes e aproveite para assinar nossa newsletter na caixa logo abaixo e ficar por dentro de todas as novidades Smartalk.

Transmita mensagens de forma memorávelPowered by Rock Convert

Sua comunicação não pode entrar em quarentena! 

Nós podemos ajudar você com isso.
CONVERSAR COM UM CONSULTOR
close-link