Uma apresentação que vale Milhões – Case SalaryFits

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admin
Por Marketing

Mesmo grandes empresas consolidadas com a SalaryFits tem seus desafios para continuar grande e expandir o negócio.

E se para que seu negócio se torne uma marca consolidada em um mercado que conhece pouco do seu negócio, você dependesse de uma apresentação memorável?

Pois bem, este foi o desafio que o CEO da SalaryFits, do Reino Unido, me fez na primeira vez que estive com ele.

SalaryFits

Antes de mais nada, a SalaryFits é uma empresa de software de gestão na área de crédito consignado.

A divisão brasileira da empresa já atende 52 das 54 instituições financeiras no Brasil.

É uma gigante já consolidada por aqui e que, agora, está em processo de expansão internacional com bases no México, Europa e Ásia.

Entretanto, ao contrário do Brasil, em que a modalidade de crédito consignado é conhecida da maioria da população, na Europa, esse é um mercado ainda a ser explorado pelos bancos de lá.

Portanto, foi pensando nisso, que a SalaryFits se estabeleceu no Reino Unido.

Parecia tudo muito bem armado!

Porém, havia um desafio: como explicar de maneira assertiva um modelo de crédito uma vez que as instituições britânicas conheciam pouco ou quase nada?

Então, como convencê-los de que era um negócio viável e que a empresa que poderia fazer isso acontecer era a SalaryFits?

Pior ainda: como fazer isso em menos 6 minutos em uma apresentação para grandes investidores que tinham perfis diferentes.

De imediato, em nossa conversa, foram esses os desafios que o CEO da empresa me trouxe.

“Ao sair da minha apresentação, eu preciso que os investidores queiram falar comigo”, ressaltou Délber Lage.

Metodologia CDP para a SalaryFits

Desafio aceito! Era hora de mostrar a Metodologia CDP.

Antes de tudo, CDP é o conceito metodológico que usamos para a construção de um discurso com Conteúdo assertivo.

Porém não fica apenas por aí… Aliamos o conteúdo a um design que ajude a enriquecer a apresentação.

Melhor ainda: somamos tudo isso a um treinamento de Performance para execução desse discurso.

Dentro dessa metodologia, o primeiro passo foi mapear o público com o qual ele falaria no dia da apresentação.

Logo, esse é um dos principais eixos da Metodologia CDP: entender, profundamente, o público da sua apresentação.

  • O que pensam?
  • Como agem?
  • Quais são os fatores que eles levam em consideração para tomar a decisão que precisam?
  • O que faz com eles tomem uma decisão?

Essas são algumas das perguntas que buscamos responder na construção do discurso mais assertivo para a sua apresentação.

A partir daí, a Metodologia CDP buscou entender o que Délber Lage tinha para apresentar.

Ao passo que precisava entender como isso poderia se encaixar perfeitamente ao que o público dele precisava ouvir, naquele momento.

Um grande trabalho para uma gigante do mercado financeiro

Esse foi um processo bastante minucioso.

Quase como a montagem de um quebra-cabeças, para escolher as palavras certas que seriam ditas e que fariam total sentido para o público alvo.

Esse processo é feito junto com o cliente e é uma etapa fundamental.

Afinal, é nela que entendemos o público, o que o cliente tem a dizer e como isso fará sentido para as pessoas.

Portanto, só quando se atinge esse nível de cuidado é que o discurso terá o resultado desejado. E foi isso que fizemos para a SalaryFits!

Então, um dos erros mais comuns em apresentações é não saber exatamente o objetivo dela e a quem se destina.

Pode parecer óbvio saber tudo isso, mas, acredite, muitas pessoas sobem em um palco sem responderem a essas duas perguntas:

  • Qual o objetivo da sua apresentação?
  • Quem são as pessoas que precisam saber o que esta sendo falado?

Porém, a SalaryFits sabia o objetivo e exatamente quem eram as pessoas que a mensagem dela precisa atingir de imediato.

Com tudo isso construído e o discurso estratégico definido partimos para a preparação para essa apresentação.

Esse é outro grande desafio em uma apresentação.

Especialmente no Brasil, as pessoas acreditam que o fato de serem descontraídas ou desinibidas já fazem delas grandes apresentadores.

Pensar assim é um erro e que pode custar caro.

Já presenciei grandes executivos que são desinibidos e tem grande capacidade intelectual.

Porém, na hora de subir em um palco não buscam uma performance capaz de garantir que a mensagem seja fixada pelo público.

Délber Lage, CEO da SalaryFits, entendeu perfeitamente essa diferença e aceitou o meu desafio de aperfeiçoar a forma como ele iria conduzir e entregar a mensagem para seu público.

Logo, com o discurso construído, treinei com ele a aplicação desse conteúdo por meio de uma performance de apresentação.

Performance X Oratória

Eu, geralmente, gosto de explicar a enorme diferença entre Performance e Oratória.

Aliás, não gosto desse último termo porque ele não prepara a pessoa para o desafio que ela tem.

Costumo dizer que treinamento de oratória é como usar uma máquina de escrever para aprender a mexer em um computador de última geração.

Ou seja, o teclado de ambos pode até ter algumas familiaridades, mas é algo bastante diferente.

Na performance, com base em técnicas, buscamos identificar os pontos positivos que podem ser explorados pelo apresentador.

Ou seja, aqueles que devem camuflados ou retirados e quais as técnicas de Performance que mais fazem sentido com base no discurso que foi construído.

Eu costumo dizer que não existe mágica, é preciso disciplina e treinamento (muito treinamento).

No caso da SalaryFits, Délber Lage encarou o desafio, aprendeu as técnicas que mais faziam sentido ao que estava sendo dito por ele e treinou muito sob minha orientação, mesmo já sendo professor e palestrante.

Foram várias horas se dedicando a aliar o discurso com a performance até que chegarmos ao resultado que foi apresentado no evento de Paris, em que a empresa se tornou conhecida dos grandes investidores europeus.

O resultado da SalaryFits você confere neste vídeo:

Mas, o maior e melhor resultado foi saber que ao final do discurso, os investidores que ele precisava atingir fizeram questão de procura-lo para conhecer melhor a SalaryFits.

Hoje, a empresa é referência no Brasil e vem se posicionando cada vez mais no mercado europeu como uma das gigantes do setor.

Não importa o tamanho do seu desafio, se ele exige que a sua comunicação seja assertiva e muito estratégica…

Não há nada melhor do que pensar cada ponto do seu discurso focando no que o seu público quer e precisa ouvir.

Por Rodrigo Moreira, CEO da Smartalk, Empreendedor e Conselheiro.