Smartalk: O jeito mais SMART para Promover sua Comunicação Empresarial

17 minutos para ler
admin
Por Marketing

Imagine um lugar onde se transforma a comunicação dos negócios contando histórias que alimentam o desejo de consumo da marca… Prazer, aqui é a Smartalk.

É dessa forma que construímos o sucesso dos nossos clientes e foi a partir dessa percepção de valor que recebemos o título “A.S.D.S” = antes da Smartalk e depois da Smartalk.

Pensando nisso, preparamos esse artigo para mostrar à você, como se criam estratégias consistentes, considerando um sistema discursivo rico e de alta performance com o Storytelling.

Dessa forma, atendemos empresas de diversos seguimentos e superamos desafios da comunicação empresarial, transformando-os em verdadeiros cases de sucesso.

Primeiramente, vamos levantar alguns dados e estratégias que utilizamos na Smartalk para transformar o posicionamento de marcas e negócios.

Confira!

O que é esse tal de Storytelling?

Antes de mais nada, precisamos relembrar a estrutura principal do nosso conceito: contar histórias é algo natural, faz parte de tudo que nos envolve.

Mas além disso, é um recurso poderoso quando usado na comunicação estratégica da sua empresa.

No mundo do Marketing e da Publicidade, as histórias também estão presentes e utilizam os recursos do Storytelling para gerar engajamento e fortalecer conexões da marca.

Ao utilizar esses recursos, as organizações podem falar sobre seus valores e visões para se conectar com quem acredita nas mesmas coisas e possuem o mesmo propósito.

Logo, esse público vai se identificar e desejar consumir tudo que sua marca oferecer: produtos, serviços, conteúdo, conceitos…

É através da história que criamos valor para a marca e geramos um movimento de encontro com uma audiência fiel.

“Contar histórias é a melhor tecnologia que os humanos já criaram.” — Jon Westenberg

Storytelling no Marketing e na Publicidade

Com relação ao Marketing e à Publicidade, as pessoas não estão mais buscando consumir só produtos, elas também querem consumir ideologias e experiências.

! Importante: A sensação de pertencimento e o consumo de marcas que se posicionam de acordo com uma visão específica, são estratégias que fazem parte da comunicação com o público.

Assim, a busca por conexão emocional é o que motiva marcas do mundo todo a investirem em Storytelling e Branding.

Através destas ações, a Smartalk promove estratégias para sua comunicação empresarial e destaca sua marca no mercado com apresentações de impacto.

Quer ter apresentações que emocionam e impactam seu público? Vem falar com a gente!

smartalk comunicação estratégica

É desejo de consumo que você quer despertar?

De acordo com uma pesquisa da The Manifest em parceria com a Smart Insights, 24% dos profissionais de marketing e comunicação afirmam que seu principal desafio é criar uma comunidade de seguidores e fãs nas mídias sociais.

O Storytelling e a criação de uma persona da marca contribuem para que esses desafios sejam vencidos.

Dessa forma, as marcas são encontradas por pessoas que tem os mesmos valores e propósitos que elas.

Além disso, a conexão emocional gerada pelo Storytelling aumenta as chances de retenção de clientes.

Uma vez que os clientes enxergam o valor de uma marca e não apenas o preço de seus produtos ou serviços, a marca passa a ser um desejo de consumo.

Isso diminui os custos de aquisição de clientes e impacta diretamente na receita de uma empresa.

Manter um cliente atual custa até 7 vezes menos do que conquistar um novo. – Philip Kotler

Não é à toa que diversas empresas usam o Storytelling para criar uma comunidade de fãs e construir vínculos fortes com o público.

Por exemplo, a Pixar se tornou um gigante do mercado cinematográfico, através das suas narrativas encantadoras, fidelizando seu público a cada produto lançado.

Porém, a Pixar só conseguiu abocanhar esse mercado porque entendeu muito bem como deveria ser sua comunicação com o público.

A Comunicação do Mundo Corporativo…

O mundo corporativo exige uma comunicação inteligente e dinâmica. Afinal, a atenção do público está sendo disputada a todo momento.

Logo, para criar essa comunicação estratégica empresarial, a Smartalk também prepara você a ter a melhor performance em apresentações!

Primeiramente, é preciso estar ciente que comunicação estratégica é vital para qualquer negócio.

Seja para criar destaque e competitividade ou para se comunicar com seus colaboradores, investidores e stakeholders.

Por que investir na sua comunicação?

A comunicação corporativa gera impacto direto na visibilidade e repercussão da potencialidade da sua marca.

Portanto, para zelar pela imagem da empresa é preciso reunir uma variedade de profissionais ou uma variedade de habilidades, que se complementam com objetivo de construir as etapas da estratégia.

Obviamente, não é nada prático ter que conhecer diversas disciplinas para criar, você mesmo, os passos da sua comunicação empresarial.

E a menos que você tenha uma equipe bem estruturada internamente, também não é viável contratar profissionais separadamente, é preciso ter uma sinergia entre as áreas.

Por isso, nosso time interno conhece cada etapa necessária para atender à essa demanda de mercado e fazemos questão de conhecer a fundo as necessidades de cada cliente integrado à Smartalk.

Dessa forma, conseguimos oferecer o máximo de apoio em desempenho de vendas e imersão para entender, absorver e falar com o seu público da maneira mais assertiva.

Tipos de Estratégias de Comunicação

smartalk comunicação estratégica

Já não é de hoje que precisamos lidar com duas formas principais de comunicação empresarial: online e offline.

Seja através de publicações online, mídias sociais, vídeos e sites, ou através de métodos “tradicionais”, como ligações, reuniões presenciais e mídia impressa, incluindo revistas e jornais.

Existem também eventos, que podem ser online (na forma de um webinar) ou offline (por videoconferência).

Principalmente, em tempos de mudança estrutural na forma como consumimos conteúdo e produtos, devido à pandemia (2020).

O mesmo se aplica a discursos que podem ser feitos em formato digital, como um vídeo ou presencialmente.

Os tipos comuns de estratégias de comunicação usados pelos líderes de negócios de hoje incluem o seguinte:

Sensibilização

Com essa estratégia o foco é informar sua audiência sobre algo novo ou a existência de alguém que deve ser observado, como um influencer.

Uma estratégia de comunicação orientada para a conscientização pode incluir colaborações promocionais cruzadas com empresas de tecnologia parceiras ou garantir ao fundador uma entrevista com uma revista de tecnologia de alto perfil.

Na Smartalk temos alguns clientes parceiros, como o caso da Samba Tech – cujo evento Connect Samba foi totalmente preparado pelos nossos especialistas em motion, design, performance e conteúdo.

Promover a compreensão

A depender da etapa em que sua audiência está, você também pode utilizar essa estratégia para aprofundar a compreensão das pessoas sobre sua oferta, serviço ou posicionamento.

Por exemplo, você precisa atualizar a página do seu site que já possui um tráfego alto e constante e não pode correr o risco de perder as conversões.

Pensando nisso, uma estratégia de comunicação voltada para a divulgação do novo site, a utilização e como os recursos ficaram mais intuitivos, vai atrair mais acessos ao novo template.

Você pode fazer essa apresentação, gradativamente, antes mesmo de liberar a nova versão do site.

Inclusive, essa é uma boa forma de identificar os pontos fortes e fracos antes de liberar a versão final.

Incentivar a ação

Finalmente, é hora da ação!

Portanto, esse tipo de estratégia é elaborado para obter uma resposta rápida, de fechamento, venda ou contrato.

Pegue agora ou se arrependa para sempre

O que fazemos na Smartalk

smartalk comunicação estratégica

Contar histórias é um dom que todos os seres humanos possuem.

Os mercados cinematográfico, literário, televisivo e musical são grandes exemplos da forte influência do Storytelling, mas contar histórias não se restringe a esses formatos.

O Storytelling está constantemente presente, acima de tudo, por representar uma tendência humana da busca pela conexão com o outro, comunicando emoções por meio de histórias.

Por isso, na Smartalk contamos histórias que transformam negócios!

Somos especializados em passar mensagens de forma memorável e profissional, seja em apresentações, discursos ou vídeos.

Com 5 anos de mercado, nós surgimos com o seguinte propósito:

Resolver os principais problemas de comunicação das empresas na atualidade e para os próximos anos, buscando tendências e soluções criativas. – Smartalk

Simplificamos e Encantamos

Somos totalmente contra formas antiquadas e ultrapassadas de apresentações, e os projetos que realizamos nunca terão:

  • A comunicação prolixa e pouco objetiva;
  • Abordagens cansativas e extensas;
  • Falta de engajamento com os ouvintes;
  • Slides cansativos sem mensagem impactantes;
  • Planejamento pouco estruturado;
  • Falta de domínio das ferramentas;
  • Discurso carente de assertividade;
  • Desperdício de recursos e tempo em apresentações.

Portanto, se você espera algo padrão para suas apresentações a Smartalk não é a empresa que você precisa contratar…

Porém, se você quer uma transformação e confia no trabalho que podemos oferecer, VEM QUE VAI SER SUCESSO!

Como fabricamos Cases de Sucesso na Smartalk

Como falamos anteriormente, a comunicação empresarial é fundamental e podemos considerar que se trata de uma via de mão dupla.

Logo, não é apenas transmitir as mensagens que a empresa desejar ao seu público, mas também ouvir o que eles têm a dizer.

Apresentações de impacto

Sabemos que os textos padrões são muito úteis quando precisamos responder a um grande número de mensagens em um curto período de tempo.

Porém, em outras situações, é muito melhor responder às mensagens como se estivesse conversando pessoalmente com cada um.

Escute suas demandas e faça o seu melhor para ajudá-los a resolver quaisquer problemas.

Antes de mais nada, tente se colocar no lugar do seu cliente ou parceiro…

Quando você quer entrar em contato com uma empresa, prefere receber uma resposta pronta e engessada ou realmente conversar com um representante?

Um atendimento humanizado conquista a confiança do público e tem um grande impacto na reputação de uma empresa.

Acreditamos que toda apresentação tem um propósito. Todas elas devem causar um impacto e provocar emoções e reações nas pessoas.

Desenvolvemos uma Metodologia própria focada em Conteúdo, Design e Performance com o objetivo de alcançar a excelência em qualquer tipo de apresentação, seja ela comercial, corporativa, motivacional ou para contar a sua história.

De todo modo, atendemos diversas demandas:

  • Apresentações comerciais, institucionais ou para reuniões;
  • Portfólio de produtos;
  • Apresentação de relatórios;
  • Material para treinamento interno;
  • Sistema de template;
  • Adaptação de apresentação para vídeo;
  • Slides para palestras.

Veja o depoimento do Rony Meisler, CEO da Reserva:

“A Smartalk me mudou! Tem o Rony AS – Antes da Smartalk – e DS – Depois da Smartalk . As minhas apresentações sempre foram muito na emoção e as pessoas não conseguiam reter só escutando. A Smartalk conseguiu, como ninguém antes, criar uma leitura imagética do que eu falo no palco. Agora, as minhas apresentações geram um registro mental muito maior na cabeça de quem está escutando.” – veja o depoimento no youtube.
RONY MEISLER | CEO DA RESERVA

Vídeos e Motion Design da Smartalk são pura criatividade

De fato, vídeos são muito mais dinâmicos, versáteis e populares. Esse formato já é o futuro desde muito tempo e tende a continuar crescendo.

Ou seja, é uma nova forma de transmitir sua mensagem em uma mídia que não ficará ultrapassado tão cedo.

Se a sua empresa ainda não utiliza esse formato devo dizer com muita segurança que você está gradativamente perdendo clientes e vendas.

Portanto, você precisa diversificar o quanto antes a forma como se comunica com a audiência, esta cada vez mais informatizada e de escolha consciente.

Isso não significa deixar os textos de lado, muito pelo contrário!

Os textos têm total importância em uma estratégia de comunicação corporativa, afinal, o conteúdo deve ser primoroso.

Mas nem sempre as pessoas estão com tempo para consumir um conteúdo neste formato, que exige mais atenção para ser compreendido, especialmente na correria da rotina profissional.

smartalk comunicação estratégica

Por que vídeos são tão impactantes?

Os vídeos, porém, já são tão importantes na comunicação digital que possuem mais alcance nas redes sociais.

Além disso, entre os brasileiros, 89% com acesso à internet assistem vídeos, comportamento que faz do Brasil o líder mundial no ranking dessa mídia, segundo pesquisa da consultoria Accenture.

É um formato mais dinâmico, de fácil compreensão, rápido consumo e eu posso dizer que até mais democrático.

Veja bem, o fato de ter CEO’s de uma empresa falando no vídeo torna a mensagem mais pessoal e próxima do público.

Além disso, o vídeo dá a oportunidade de simplificar informações mais complexas, por meio de imagens, gráficos e animações.

O vídeo ao vivo é outra ferramenta cada vez mais presente nas estratégias de comunicação corporativa.

É possível transmitir resultados aos investidores, comunicados aos colaboradores, lançamentos de produtos aos clientes e fãs da marca.

Fazer uma apresentação por transmissão ao vivo permite uma interação mais espontânea e direta com o público, que podem fazer comentários e tirar dúvidas ao vivo.

Vídeo é a nossa praia!

Seja através de filmagens e captação, animações ou motion graphics, te ajudamos a contar histórias e a transmitir sua mensagem de forma clara e diferenciada, nas mais diversas situações e canais que sua empresa precisar.

Deixe o trabalho pesado com a gente! Nós vamos atender tudo que envolve:

  • Captação e filmagem;
  • Animações em 2D e 3D;
  • Criação de Vinhetas;
  • Formulação de tutoriais;
  • Roteirização;
  • Adaptações de apresentações PPT para vídeo ou animação.

Veja o depoimento do Gilberto Rocha, Gerente de Marketing da Scania:

“Praticidade e objetividade, aliados à criatividade, para trazer a melhor solução em vídeos para a nossa empresa.”
GILBERTO ROCHA | MARKETING SCANIA

A Smartalk cria Eventos que Surpreendem

Antes de tudo, saiba que eventos memoráveis oferecem uma experiência única, coesa e multissensorial que transforma a percepção da sua audiência.

Nós te ajudamos a desenhar cada etapa da comunicação, desde o pré-evento até os mínimos detalhes das falas no palco principal.

Dessa forma, fazemos com que seu evento conte uma história que engaje as pessoas, com uma série de estímulos planejados e coordenados.

  • Planejamento da narrativa do evento;
  • Curadoria e construção de conteúdo;
  • Criação de vídeos e vinhetas;
  • Desenvolvimento de apresentações;
  • Preparação e ensaio;
  • Acompanhamento do evento.

Veja o depoimento do Ricardo Trajano, Palestrante e Sobrevivente:

“O pessoal da Smartalk me ajudou a completar as peças que eu precisava no meu quebra cabeça. Em resumo, a Smartalk, ao invés de manter uma palestra toda linear, está me dando o necessário para conseguir prender a atenção do público. Foi uma parceria maravilhosa!” RICARDO TRAJANO | PALESTRANTE

Treinamentos de Performance

Os Workshops e Treinamentos são para todos que querem aperfeiçoar e melhorar suas habilidades de comunicação.

Seja para questões profissionais ou pessoais, independentemente da área de atuação e setor comercial.

Sintetizamos todo o aprendizado acumulado ao atender mais de 800 clientes, entregar +4000 projetos, treinar mais de 6000 profissionais em empresas como Google, Unilever, Itaú, Santander, Roche, Merz, Galderma, O Boticário, Arcelor Mittal, Embratel e Grupo FCA. – Smartalk.

Nossa metodologia é empregada nos projetos de maneira única.,

Sabemos que cada empresa passa por problemas e desafios diferentes, por isso cada workshop é feito de forma personalizada.

Para isso colocamos em ação:

  • Aprendizado de noções de design;
  • Treinamento em Power Point;
  • Performance de palco;
  • Técnicas de Elevator Pitch;
  • Domínio emocional em momento de tensão;
  • Escuta ativa: prestar atenção na fala e demonstrar um interesse verdadeiro pelo assunto.

Veja o depoimento do Dr. Maurício Sato, Speaker no evento MAP 2.0 da Galderma:

“A experiência que eu tenho com a Smartalk, no primeiro momento, foi de estranheza, porque eu não estou acostumado a dar aula. Afinal, nós, médicos, somos muito técnicos. Rapidamente, a estranheza se tornou confiança, a partir da realização e, hoje, confirmação, de que a performance nos auxilia a sermos profissionais melhores e bons educadores.”
DR. MAURÍCIO SATO | SPEAKER GALDERMA

Comunicação Estratégica Empresarial

A grandeza de uma ideia é medida por sua capacidade de mobilizar pessoas.

Portanto, buscamos entender a essência de sua mensagem, organizar e criar argumentos que irão responder aos desafios e dores da sua audiência.

Assim, desenvolvemos mensagens precisas e deliberadas, que irão persuadir sua audiência de forma natural e efetiva.

  • Discursos;
  • Palestras
  • Pitchs de investimento;
  • Apresentação de projetos;
  • Coletivas de imprensa;
  • Discursos comerciais.

Veja o depoimento do Rodrigo Lyra, Sócio fundador da Acerto – Startup de Tecnologia Financeira:

“Antes da Smartalk, as apresentações da Acerto eram muito focadas no produto. Não pensávamos em uma abordagem comercial do que é importante ou necessário para o cliente. O trabalho de toda equipe da Smartalk foi essencial para transformar a nossa apresentação e a forma com a qual comunicamos!”
RODRIGO LYRA | SÓCIO FUNDADOR DA ACERTO

Metodologia CDP Smartalk

Podemos resumir essa metodologia em uma palavra: Exclusividade!

Logo, em tudo que propomos focamos nos nossos 3 pilares de conteúdo, design e performance.

Seja para preparar você e seus funcionários a agir coerente com a comunicação da empresa no momento das vendas…

Ou estar à frente da apresentação de conteúdos em grandes eventos com investidores e consumidores da marca.

Nós estamos no palco com você, mas antes de tudo, também estivemos e vamos estar nos bastidores, cuidando para tudo sair perfeitamente.

Com a Smartalk, você vai pra palestra sem o risco de gaguejar, de ter um branco, de ser incoerente e não conseguir transmitir a mensagem que gostaria.

Aqui, nós tornamos a sua história um negócio efetivo! [palmas]

A Smartalk nos últimos 5 anos

Enfim, tudo que conquistamos nos últimos 5 anos, nos torna orgulhosos dos resultados dos nossos clientes e também satisfeitos em ser referência em apresentações de sucesso:

  • Ajudamos mais de 1600 clientes a vencerem seus desafios de comunicação;
  • Desenvolvemos mais de 80 mil telas de apresentações;
  • Atuamos em mais de 30 setores do mercado nacional;
  • Tivemos o prazer de receber 40 dos nossos clientes para novos projetos e novos desafios.

É por isso, e muito mais, que nossos clientes dizem A.S.D.S = existe uma marca antes da Smartalk, mas existe uma outra marca depois da Smartalk.

Portanto, levamos a sua apresentação a um outro patamar para encantar seu público e promover mais negócios para sua empresa.

Então, você também quer transformar seu negócio através de histórias incríveis?

Transmita mensagens de forma memorável