Storytelling: Como contar grandes histórias em suas apresentações corporativas
O uso da técnica de storytelling é uma ferramenta cada vez mais decisiva nas grandes apresentações.
Porém, entreter e encantar o público em uma apresentação não é das tarefas mais fáceis.
São diversas barreiras e objeções a serem vencidas, para que as pessoas prestem atenção no que você está falando.
Segundo o especialista em apresentações corporativas, Carmine Gallo, nesta matéria para a Forbes, existe um tempo limite de atenção.
Então, após 10 minutos, é praticamente impossível manter a audiência interessada em qualquer tipo de apresentação.
O problema é que nem sempre será possível falar todo o conteúdo necessário em apenas 10 minutos e é aí que a técnica de storytelling se encaixa.
O termo significa “contando uma história” refere-se a técnica de narrativa, utilizada para contar histórias relevantes, envolventes e encantadoras.
Em apresentações corporativas, quando o assunto a ser tratado é muito técnico e pouco envolvente, contar uma história pode ser seu diferencial.
Afinal, dessa maneira fará com que sua mensagem ficará na memória do público, daquelas que serão esquecidas poucos minutos após o seu fim.
Neste artigo, você irá conhecer a técnica de storytelling e como aplicá-la em suas apresentações.
Assim, poderá tornar suas apresentações mais envolventes e memoráveis, levando o nível de sua comunicação a um patamar ainda mais superior.
Vamos lá?
O que é Storytelling?
Segundo o dicionário Oxford da Língua Inglesa, storytelling consiste na “atividade de contar ou escrever histórias”.
Porém, indo além da definição pura do dicionário, o conceito pode ser tratado como uma das principais formas de expressão e comunicação humana.
Através dessa técnica, conseguimos atrair a atenção de qualquer pessoa, mesmo para assuntos maçantes e aparentemente difíceis de serem tratados em um apresentação.
A técnica é tão importante que, nos EUA, existe uma Associação Nacional do Storytelling.
Ela ensina pessoas a aplicarem a técnicas, em suas apresentações, sejam elas corporativas, pessoais, ou com qualquer outro tipo de finalidade.
Esta Associação Norte Americana apresenta cinco tópicos, que ajudam a compreender a definição do conceito de Storytelling:
1 - O Storytelling é interativo
A técnica de Storytelling envolve uma interação de duas vias, entre o storyteller e os seus ouvintes.
Desta forma, a reação e o envolvimento dos ouvintes com a história influencia diretamente o modo como ela será contada ao seu público.
A natureza interativa do Storytelling deriva do imediatismo e do impacto que a história incita em quem a ouve.
Por isso, esta é uma técnica que emerge da interação e da cooperação, entre ouvinte e storyteller.
2 - Faz uso direto da linguagem
A técnica de storytelling utiliza diretamente aspectos linguísticos da comunicação.
Seja ela a língua falada, como o Português ou Inglês, ou mesmo a Língua Brasileira de Sinais, por exemplo.
Mas o que diferencia o Storytelling de outras formas de contar histórias é o uso direto da linguagem.
3 - Utiliza aspectos vocais e corporais
Ao contar uma história utilizando a técnica de Storytelling, o storyteller não pode se prender apenas ao uso das palavras.
Outro dos pontos que diferencia o Storytelling, de outras formas de contar histórias, está no uso de aspectos não-verbais da comunicação.
Além da postura corporal e as variações no tom de voz, por exemplo.
Aspectos que são utilizados pelo storyteller para enriquecer a história que está sendo contada e como os ouvintes a percebem.
4 - Apresenta uma história cativante
O Storytelling sempre irá envolver a apresentação de uma história e uma narrativa.
Existem muitas formas de apresentar uma história, porém, para ter sucesso nesta jornada, o storyteller precisa aplicar o Storytelling em sua narrativa.
Sempre que é preciso causar impacto na audiência, contando uma história, o Storytelling é o caminho a ser seguido.
5 - Incentiva a imaginação dos ouvintes
Através da técnica de Storytelling, o storyteller consegue incentivar o ouvinte a se imaginar dentro da história.
Com o uso de uma narrativa que envolva aspectos linguísticos, vocais e corporais.
Dessa forma, o ouvinte consegue compreender e se envolver com os personagens da história.
Assim, uma conexão instantânea será criada com a sua audiência.
Afinal, você estará mostrando o lado humano da história e conseguirá captar muito a atenção do público alvo.
Para saber sobre storytelling leia nosso guia COMPLETO para contar histórias impactantes.
Aproveite para assinar nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades Smartalk.
Transforme a sua comunicação e conquiste a sua audiência
Apresentações, Eventos, Palestras, M&A e Performance, nosso time é formado por especialistas multidisciplinares que auxiliam na construção de projetos impactantes.