Aprenda como contar histórias para um público e engajá-lo!

6 minutos para ler
admin
Por Marketing

Você sabe como contar histórias para um público e engajá-lo? Falar em público é um desafio temido pela maioria das pessoas, fazer uma boa apresentação requer controle emocional e o uso de algumas dicas que serão apresentadas nesse artigo. Aprenda a contar uma história e conquiste a sua plateia. Tenha uma ótima leitura!

Faça pausas

Faça pequenas pausas de 4 segundos, dessa forma você faz com que o seu público tenha tempo para refletir sobre o que foi dito, e ao mesmo tempo o prepara para o que vem em seguida. Repare nos discursos do homem mais poderoso do mundo, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e veja que ele usa esse artifício.

Caso você seja um iniciante, procure usar um script, e marque nele todas as suas pausas — se possível, faça o mesmo com as ênfases.

Utilize a jornada do herói

A jornada do herói é uma estrutura narrativa muito comum em histórias religiosas e contos populares, em que normalmente o herói recebe um chamado para deixar o seu lar, e aventurar-se em uma jornada difícil e desconhecida.

Quando volta para casa, o herói traz consigo uma nova experiência de vida, algum aprendizado novo, que o transformou em uma nova pessoa.

A jornada do herói permite que você dê vida para a sua história — imagine como será a sua narrativa caso use dessa estratégia. As suas apresentações ganharão vida e você terá a atenção do seu público.

Escreva e ensaie o seu discurso

Uma apresentação de cerca de 30 minutos necessita de um texto de mais ou menos 4.800 palavras, após fazer isso, faça tópicos curtos, para que assim você consiga lembrar do texto com apenas uma passada de olhos.

Para você se sentir seguro, faça uma pesquisa profunda sobre o tema da sua apresentação.

Não se esqueça dos gestos

Faça gestos durante a sua apresentação, não fique parado na frente da sua plateia feito uma estátua de cera, preocupe-se em demonstrar através da sua gesticulação aquilo que você está querendo enfatizar, não esqueça, os seus gestos servem para complementar a sua mensagem.

Porém, cuidado com gestos artificiais, eles precisam ser naturais e jamais forçados.

Veja abaixo alguns gestos que devem ser evitados

  • Coçar as orelhas, cabeça, nariz;
  • Braços cruzados;
  • Colocar as mãos no bolso;
  • Roer as unhas;
  • Mexer na gravata;
  • Mãos para trás.

Mantenha contato visual

Não importa se o seu público é grande ou pequeno, você precisa manter contato visual com eles, então faça o seguinte: escolha algumas pessoas na plateia e foque nelas, durante a apresentação vá alternando entre elas.

Só tenha o devido cuidado para não focar em apenas uma pessoa, se você fizer isso, passará a impressão que os outros não são importantes. Se você não conseguir manter um contato visual com a sua audiência, ficará muito difícil criar uma conexão entre você e eles.

Mantenha uma fisionomia tranquila

Fique calmo, não demonstre que você está nervoso, tente transmitir tranquilidade, pois se a sua fisionomia for tensa, consequentemente a sua plateia também será.

Cuidado com a sua aparência

A sua aparência diz muito sobre você, e qual a imagem que você quer passar? Procure estar bem-vestido durante a apresentação, e saiba de antemão qual a imagem que quer transmitir.

Veja algumas dicas importantes:

  • Seja discreto e sóbrio;
  • Use roupas adequadas ao ambiente;
  • Passe uma boa primeira impressão;
  • Use no máximo duas cores.

Treine como contornar suas dificuldades de fala

Respire profundamente, e vá soltando o ar ao falar, se você é ansioso, a sua respiração pode ficar curta de mais, e isso demonstra insegurança.

Faça muitos exercícios com o espelho, posicione-se em frente ao espelho e treine toda a apresentação. Você poderá filmar a sua apresentação ou apresentar para a sua família ou amigos. Caso opte por filmar, reveja a sua gravação e avalie o seu desempenho, para os seus familiares e amigos peça um feedback.

Treine em voz alta, fazer leituras de artigos da internet, jornais, revistas em voz alta ajudam a melhorar a pronúncia e a respirar melhor.

Tenha cuidado principalmente com o início da apresentação, porque se você começar mal, pode comprometer o restante da sua palestra. Dessa forma, comece falando devagar.

Movimente-se

Durante a apresentação, use o espaço que você tem disponível para se movimentar pelo palco. No começo, fique próximo da plateia, no desenvolvimento se movimente e no final mude de lugar novamente. Se possível faça a marcação dos lugares.

Saiba improvisar

Para você conseguir improvisar é necessária muita prática, e isso leva tempo. Grandes oradores da história como Cícero e Mandela falavam de improviso, porém, passavam horas preparando os seus discursos.

Comunique-se com a plateia

Se você quer engajar o seu público, antes é preciso se comunicar com ele. Saiba administrar conflitos, faça a pessoa repetir a pergunta, após isso respire fundo e dê uma resposta esclarecedora.

Evite termos técnicos e caso precise usá-los, explique-os. A sua plateia precisa compreender o que você fala.

Conheça o seu público, saiba quais são as suas principais dúvidas e procure desenvolver uma apresentação que contemple soluções para elas.

Use o bom humor

Use o bom humor para atrair a atenção da plateia, porém, não fique fazendo gracinhas o tempo todo, use o humor com cautela.

Muitas vezes a sua audiência está cansada, com sono, desanimada, e uma história engraçada pode levantar o ânimo dessas pessoas, e como você já deve saber, os melhores oradores sempre utilizam o humor nas suas apresentações – você inclusive deve estar pensando em alguém nesse momento, não é mesmo?

Use recursos audiovisuais

Esse talvez seja um dos principais pontos a serem considerados – os recursos audiovisuais. Pesquisas afirmam que um recurso visual auxilia na memorização do conteúdo apresentado, além de tornar a apresentação mais atrativa.

Enfim, fazer uma boa apresentação não é fácil, porém, existem vários recursos que podemos utilizar para resolver esse problema. Esse artigo teve a intenção de apresentar algumas dicas de como contar histórias para um público e engajá-lo.

Se você quer saber mais sobre como obter êxito nas suas apresentações leia o nosso artigo sobre Apresentações de Impacto.

Transmita mensagens de forma memorávelPowered by Rock Convert

Sua comunicação não pode entrar em quarentena!  

 Nós podemos ajudar você com isso.
CONVERSAR COM UM CONSULTOR
close-link