O guia completo para fazer um webinar de sucesso

Marketing
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12/10/2020
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Se sua marca precisa gerar vendas, conquistar novos clientes e fidelizar os clientes já conquistados, uma boa estratégia é investir em webinar de sucesso

Poucos conteúdos geram tantos leads e vendas quanto esse recurso. Porém, você sabe como fazer um webinar de sucesso?

Hoje, você irá aprender a explorar do jeito certo esse conteúdo cada vez mais presente na vida e na rotina dos usuários.

E se sua empresa ainda não investe em webinars, continue lendo e se prepare para mudar de ideia, colhendo ótimos resultados com essa estratégia!

O que é um webinar?

Antes de avançar, vamos relembrar o que é um webinar.

Resumidamente, um webinar ou seminário online, gravado ou não, focado em um conteúdo específico que é útil para a persona.

Há vários formatos a serem explorados, que podem ser desde para apresentar um produto novo ou reforçar a imagem da marca como autoridade.

É uma forma efetiva para gerar lucros para sua empresa. O webinar é um avanço na tecnologia, ganhando mais espaço e adeptos a cada dia.

No mundo do marketing digital, você pode entender o webinar como uma ferramenta para geração de leads e vendas, que atrai novos visitantes e leads.

Porém, para que essa tradução se torne verdadeira, é preciso entender como fazer um webinar de sucesso.

E não apenas uma transmissão que terá pouco impacto e será facilmente esquecida por quem a assistiu.

Não há fórmula mágica: mas sim um conjunto de estratégias que devem ser seguidas.

Leia também: Vídeos de vendas - O que são e como criar para a sua empresa

Benefícios de incluir webinar na sua estratégia digital

Em termos práticos, o que sua empresa ganha ao investir em webinars? Acredite, os benefícios vão além dos imaginados.

Mas, uma coisa é fato: existem ganhos reais, e muitos!

Conheça, então, os principais benefícios de investir em webinars na sua estratégia de marketing:

1. Aumenta o tráfego do seu site e blog

Sim, seu site e seu blog têm muito a ganhar com uma estratégia de webinar bem-feita.

As pessoas irão assistir a transmissão, consumir o conteúdo e se interessar mais por você ou por seu produto.

Até suas redes sociais saem ganhando.

Os números de curtidas nas suas páginas aumentam muito, pois as pessoas querem mais conteúdos como aquele.

Sem falar nas vendas crescendo, afinal, seu webinar pode sintetizar o valor do seu produto para o público de forma convincente e prática!

2. Melhora o engajamento com o público

Pessoas se conectam a pessoas. Isso é um fato.

Por isso tantas empresas investem em humanizar sua comunicação.

Webinar é gente falando com gente, é interação, é esclarecimento e é uma oportunidade, para entender melhor sua marca ou seu produto.

Experimente responder dúvidas ou críticas dos seus usuários de forma clara, respeitosa e explicativa.

Este comportamento simples pode quebrar resistências, objeções e tornar sua marca ou produto muito mais confiável e aceito.

3. Atraem mais atenção para a marca

Criar um site bonito, bem escrito, preocupado com a usabilidade e bem informativo faz diferença, sem dúvida alguma.

Porém só isso é como ter uma bela loja em uma rua repleta de belas lojas.

A luta pela atenção é constante e nem sempre você ganhará.

A mesma teoria pode se aplicar para um blog.

Apesar de uma estratégia excelente, é preciso entregar mais o visitantes.

Sabia que cerca de 80% dos internautas preferem ver vídeos a ler um texto?

Desta forma, a produção de conteúdos audiovisuais é o segredo para sua empresa atingir mais usuários.

Assim como o webinar, que é algo para se diferenciar dos seus concorrentes e aparecer mais para o seu público.

Uma marca que investe em webinars tem muito menos chances de ser ignorada.

Você fala com seu público da melhor maneira possível: a que ele quer que você fale!

4. Acelera a jornada de compra

Sabe a jornada de compra do seu consumidor? Pois é, ela fica mais curta com webinars bem-feitos, claros e úteis.

Pensa só: um webinar pode responder dúvidas e objeções de usuários que já te conhecem, mas ainda estão em cima do muro.

O resultado disso é que essa estratégia acelera a decisão do espectador.

Sim, os clientes que sentirem segurança e tiverem seus questionamentos respondidos em um webinar ganham aquela confiança necessária para comprar de você.

E mesmo que não comprem na hora, acabam avançando no estágio de entendimento e ficam muito mais perto de fechar negócio com você.

5. Leads mais qualificados

Fale com seu público-alvo do jeito que eles querem, sobre o que eles querem e você os terá com você.

Webinars são maneiras de gerar empatia, engajamento e atração para o público que você deseja conquistar.

É preciso focar no tema de interesse deles, na dor que eles têm e que você pode resolver com seu produto ou serviço.

Atraindo um grande público suas oportunidades de conversão aumentam. E ao atrair o público certo elas decolam! Foque no tema e em quem você quer atrair e verá os resultados.

6. Mais vendas e pós-venda melhorado

O cliente comprou e agora tchau, nunca mais. Errado! Invista no pós-venda, na construção do relacionamento com eles.

Você não têm ideia do valor disso e de como o webinar ajudará nesse processo ao estreitar os lanços da sua comunicação.

Para quem comprou seu produto, por exemplo, você pode fazer um webinar que ensine a como utilizá-lo melhor e como obter o melhor desempenho dele. O tema deve ser útil de verdade e esse cuidado é um passo a mais para que seu cliente vire seu defensor!

Formatos de webinar para sua empresa apostar

O que separa um webinar qualquer de um webinar de sucesso?

Em alguns casos é o formato do webinar que você escolhe. Existem vários e vamos te mostrar alguns dos melhores.

1. Apresentação de produto

Todo mundo quer se aperfeiçoar ou entender melhor alguma coisa que seja do seu interesse.

O formato de apresentação de produto facilita isso para a pessoas. É como um passo a passo em que você explica alguma função ou particularidade do seu produto.

Existe menos interação, mas você pode, por exemplo, gerar um PDF para que as pessoas baixem e acompanhem durante o webinar. Esse material pode ser um resumo do conteúdo e conter até alguns exercícios quando for o caso.

Leia também: Vídeo de produto - O que é e como vender mais com ele

2. Entrevista

Essa é clássica, bem semelhante aos formatos de entrevistas na TV.

Há um apresentador e um convidado (geralmente relevante para o público-alvo) e os dois abordaram um tema específico.

Pronto, isso, por si só, desperta a atenção.

O fundamental aqui é o convidado ser relevante e dominar o tema (se for o seu produto ele deve saber tudo sobre ele).

Assim, se houver interação com o público, haverá maior segurança em responder e precisão nas respostas!

3. Perguntas e respostas

Parece muito com o formato de entrevistas, mas aqui o foco é na interação com o público.

O apresentador ou o convidado vai responder perguntas enviadas, o que exige timing e desenvoltura de quem fizer esse papel.

A grande vantagem é que o público gosta disso, eles querem resposta para suas dores e dúvidas, querem saber mais sobre o tema, querem esse conhecimento.

Outra vantagem é que as perguntas do público norteiam as ações da sua empresa.

É um feedback sobre seus medos e dúvidas o que tornará sua comunicação mais efetiva!

4. Summit

Summit é como se a reunião de diretoria da sua empresa fosse transmitida ao vivo e online.

Só que ao invés dos diretores seria com experts sobre o tema abordado.

Esse formato não é tão simples de ser feito e exige especialistas realmente qualificados e um apresentador que conheça bem o tema para interagir com eles.

Em termos de logística a dificuldade aumenta de acordo com o número de convidados participando.

Quanto mais convidados maior o espaço, cadeiras, mais iluminação exigida, mais câmeras, etc.

Mas a vantagem é que, quando bem feito, esse é um webinar de sucesso e que as pessoas adoram.

5. Painel

Nesse formato o apresentador pode ser dispensável e os especialistas convidados são o foco da atenção.

Eles devem falar sobre um tema que se relaciona ao modelo de negócios da marca, e pode ou não ter interação com o público que o assiste.

Se tiver, o ideal é selecionar perguntas enviadas previamente pelo público para serem respondidas pelos especialistas.

O que é preciso para criar um webinar de sucesso?

Como dito acima, não existe fórmula pronta para criar um webinar de sucesso.

Mas sim detalhes fundamentais que tornam isso possível.

Vamos então para os passos:

1. Defina o objetivo do webinar

Se eu não sei o que quero como espero consegui-lo? Existem vários objetivos que você pode buscar com um webinar e é preciso definir um.

Os principais costumam ser esses:

  • Apresentar um novo produto ou serviço;
  • Atrair novos clientes;
  • Gerar mais vendas;
  • Educar o público sobre um tema específico;
  • Responder às dúvidas da audiência.

Para cada objetivo desses é preciso planejar muito bem o webinar para garantir que ele faça a diferença para quem o assistiu.

2. Defina o público-alvo

É impossível falar com todo mundo, e falar para qualquer um não trará resultado algum.

A melhor forma de ser o mais certeiro possível, é definir qual o público-alvo sua empresa deseja atingir e os temas que irão lhe interessar.

Escolha um tema para o webinar, garanta que ele é de interesse do seu público e defina sua estratégia para falar com eles sobre o que querem.

3. Roteiro do webinar

Ter um roteiro é ter um material guia para não se perder durante seu webinar.

Já abordamos esse tema no blog e acredite, um bom roteiro é um passo fundamental para um webinar de sucesso.

Faça um rascunho das suas principais ideias, defina os tópicos a serem abordados e comece a organizar sua apresentação.

Seu roteiro pode ser dividido nos seguintes tópicos:

  • Introdução breve do evento, com uma apresentação pessoal;
  • Apresentação dos conteúdos que serão abordados:
  • Espaço para perguntas e respostas do público;
  • Finalização do evento, com um Call To Action (CTA).

4. Um título e resumo impactante

Quando vamos ler uma notícia, o que mais lhe atrai a clicar nela? Certamente, o título. Cause impacto, escolha um tema que as pessoas lerão e dirão: eu preciso disso!

Deixe claro no título o assunto central que será abordado. Faça também um resumo sobre esse tema para esclarecer ainda mais o público-alvo.

O que será abordado e o que a pessoa ganhará com o webinar. Mas sem entregar o ouro, só dando um gostinho do que está por vir.

5. A data e horário da transmissão

Lembra quando falamos em definir o seu público-alvo?

Pois é, qual o melhor dia e horário para que esse público veja seu webinar?

Veja nos seus relatórios de métricas das redes sociais, nos dados que forem possíveis checar, quais são esses dias e horários.

Não adianta ter o melhor conteúdo, os mais convidados mais relevantes, enfim, nada disso, se seu público simplesmente não se importar ou estiver lá para ver.

O dia e a hora certa para o seu público, sem esquecer de feriados que possam aparecer para comprometer essas datas, faz a diferença.

Até shows, jogos e TV, no mesmo horário que o seu, podem roubar sua audiência.

Ou você quer seu evento para um público digital competindo com o último capítulo de Game of Thrones?

Se você disser sim, eu vou dizer “você não sabe de nada, Jon Snow.”

6. Escolha e prepare o cenário

Um bom cenário começa pela escolha de um lugar silencioso, sem ruídos e sem interferências para que tudo dê certo.

Ele precisa “casar” com o tema do evento, precisa haver sintonia, harmonia.

Porém, vale destacar que o rei aqui é o conteúdo e um cenário que roube atenção demais é perigoso.

Você quer que as pessoas digam, “nossa, que cenário!”, mas não quer que só olhem para ele.

7. Confira todos os equipamentos necessários

“Luz, câmera, ação! Pera aí, cadê a luz?” Você não quer se preocupar com isso bem na hora do evento, quer?

Então preocupe-se antes, confira todas as ferramentas e equipamentos antes do evento.

Está tudo funcionando bem?

Veja a luz, o microfone, o áudio, a posição das pessoas, possíveis ruídos, o que acontece se chover… mesmo locais cobertos podem ser afetados.

Ah! E é fundamental testar sua internet antes, ou sua transmissão não irá acontecer.

8. A plataforma

Para ter um webinar de sucesso, você precisa de uma plataforma que torne possível esse sucesso.

Transmitir um evento ao vivo requer profissionalismo para que a coisa flua e o resultado seja o melhor possível.

Ao escolher sua plataforma, confira alguns detalhes importantes, como a estabilidade da transmissão, as ferramentas disponíveis e as integrações.

9. Invista em teasers

O cinema ama teasers, e as pessoas também. Ao ver um teaser de um filme, como o novo “Rei Leão”, as pessoas “surtaram” de expectativa e nostalgia.

E não falo do trailer, mas do teaser mesmo, uma prévia curtinha que veio bem antes do trailer completo do filme.

Pincele os assuntos, os convidados, os benefícios em assistir, desperte o interesse da sua audiência.

Divulgue nas redes sociais, envie o link por e-mail, faça barulho!

Seu evento só tem a ganhar com um bom teaser, essa degustação do que está por vir.

10. Abra espaço para perguntas do público

Mostre que você se importa com seu público. Ouça-os, responda-os, permita a interação.

É legal, é dinâmico e as pessoas adoram.

Hoje é possível perguntar, curtir e até adicionar reações ao vídeo, o que torna tudo mais divertido e rico, uma experiência muito melhor.

11. Lembre-se da divulgação

É horrível quando a gente perde um evento só por não ter tido conhecimento sobre ele.

Para ter audiência é preciso divulgar o webinar.

Vamos ver alguns caminhos para isso:

  1. Redes sociais: não todas, mas as de interesse do seu público-alvo. Crie um calendário de divulgação e faça postagens regulares e estimulantes sobre o evento.
  2. E-mail: esse ainda é poderoso. Envie e-mails atraentes e personalizados para suas bases, estimule a participação das pessoas e elas responderam com audiência.
  3. Blog: Faça um post no blog e dê uma panorama geral do evento. Não entregue tudo, mas coloque um link para a página de inscrição e divulgue nas redes sociais.
  4. Teasers: falamos sobre eles acima e não devem ser esquecidos. Inclua pequenos e poderosos teasers no seu calendário de divulgação do webinar.
  5. Lembretes: dispare lembretes para que seu público fique com a data e o tema do evento na cabeça. Não exagere, seja estratégico, mas faça isso pelo seu público.

Conclusão

Um webinar de sucesso têm muito menos a ver com sorte e muito mais a ver com planejamento e cuidado.

Os detalhes fazem a diferença para que esse sucesso seja real.

Lembre-se que para que um webinar, ou melhor, para que todos os webinar que você fizer deem certo, você precisa ouvir e falar com seu público.

Faça isso antes, durante e depois do evento, colhendo feedbacks e dúvidas para se comunicar bem com eles.

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