Como produzir eventos online e impactar o seu público mesmo à distância

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admin
Por Marketing

Lá se vão quatro meses de isolamento social. A pandemia do coronavírus (COVID-19) impactou diretamente grande parte dos negócios e da economia mundial. Mas tem um setor que foi impulsionado por esse momento: o de eventos online.

O surgimento dessa doença provocou mudanças profundas na sociedade com uma velocidade incomparável até então na história da humanidade. Nem mesmo a Revolução Industrial dos séculos XVIII e XIX ou a Revolução Digital, na segunda metade do século XX, tiveram tanto impacto mundialmente em tão pouco tempo.

Logo que os casos começaram a explodir no país, governantes decretaram o fechamento do comércio e todos fomos obrigados a mudar nossos planos e comportamentos. Ficar em casa e manter um distanciamento das pessoas foram do nosso núcleo familiar passaram a ser regra.

Com isso, eventos esportivos, feiras, congressos, seminários, palestras e diversos outros tipos de eventos presenciais foram subitamente cancelados ou adiados. Prejuízo para empresários e influenciadores, que, da noite para o dia, viram seu negócio ser fortemente atingido.

Por essa razão, preparamos este artigo, para apresentar os novos caminhos do setor de eventos e como podemos nos adaptar à nova realidade e mesmo assim continuar impactando o nosso público. Confira!  

Eventos online, o novo normal

Diversos artigos e pesquisas produzidos entre 2019 e o início deste ano já apontavam para uma nova tendência. A aposta era de que, cada vez mais, a busca por streaming e eventos online ganharia espaço.

A pandemia do coronavírus apenas acelerou esse processo. Aulas, reuniões e até mesmo a socialização semanal entre amigos passaram a ser completamente online, por meio de aplicativos de videochamada.

Era mais do que natural que o setor de eventos seguisse pelo mesmo caminho. Porém o que se percebeu de início foi até mesmo certa resistência ao formato, principalmente por parte de profissionais veteranos.

Com pesquisas apontando que as pessoas não acreditam que vão frequentar congressos e eventos corporativos em 2020, a preocupação era com a perda de engajamento. Havia o medo de não gerar networking, não ter conexões e participações válidas por parte do público e até mesmo com a desumanização do evento.

Mas a verdade é que um evento online tem muitas vantagens. Os organizadores conseguem economizar uma fortuna que normalmente é gasta para a montagem da estrutura, há uma facilidade enorme para pessoas de diversas partes do país, e do mundo participarem, além de ser algo mais inclusivo, podendo alcançar todas as camadas sociais da sociedade.

Quais são os tipos de eventos online

Um evento virtual pode ser algo mais simples, como uma live no Instagram ou o streaming do seu jogo favorito no Twitch, ou algo muito maior, como grandes eventos corporativos e educacionais.

Aqui, vamos focar nesse segundo tipo. Queremos ajudar você e a sua empresa a diminuírem os prejuízos causados pela pandemia e a valorizar seu produto ou sua marca.

Feiras e exposições

As feiras são um dos principais e maiores eventos que existem. Elas têm como objetivo principal expor e vender produtos de determinado segmento.

Hoje, há uma infinidade de plataformas que permitem a realização deste tipo de evento online. O importante é conseguir ter uma estrutura para que os expositores consigam apresentar seus produtos, por meio de vídeos explicativos, por exemplo, e que esses produtos sejam disponibilizados para compra online.

As exposições também têm esse caráter expositivo. Mas estão mais voltadas para a produção artística, industrial, técnica e científica. Nelas, o importante é abrir um canal de interação para que os espectadores consigam tirar dúvidas sobre as inovações do mercado.

Webinars

Talvez nada esteja tendo tão destaque no ambiente virtual atualmente quanto os webinars. Um webinar nada mais é do que um tipo de seminário online. Nele, uma empresa consegue lançar um produto ou ideia e apresentar ao público.

Ele pode ser ao vivo ou gravado. Mas, apesar de ser uma via de mão única, o webinar ao vivo permite que os espectadores possam interagir entre si por meio de um chat e até mesmo enviar perguntas para serem respondidas ao final.

Um webinar é uma ótima ferramenta para um empresa específica comunicar com o seu público, possibilitando ainda a transformação desse conteúdo em ebooks ou vídeos de marketing para uso posterior.

Cursos e workshops

Os cursos online já eram uma tendência antes mesmo da pandemia do coronavírus. Agora, eles podem ter ainda mais destaque.

Esse tipo de evento online traz uma comodidade muito grande para quem quer aprender sobre determinado assunto. Basta acessar o conteúdo quando e onde quiser para adquirir um pouco mais de conhecimento.

Essa flexibilidade também é muito vantajosa para você que tem algo a ensinar. Afinal, não é necessária uma grande estrutura para transmitir o que você quer ensinar.

No entanto, é importante ter em mente que o aluno pode ter diversas distrações durante a aula. Por isso, é importante criar estratégias que prendem a atenção dele e, se possível, também fazer ao vivo, possibilitando uma interação maior.

Qual a vantagem da produção online

Como já dissemos anteriormente, criar um evento online pode ter muitas vantagens. Para os organizadores, o principal é a possibilidade de diminuir os custos com organização e infraestrutura.

O ambiente virtual ainda possibilita um alcance muito maior do que um evento em algum espaço físico. Isso porque ele permite que pessoas de diferentes cidades, estados, e até mesmo países, participem do seu evento.

Sendo mais inclusivo, diversificado e popular, seu evento online pode gerar leads importantes. E mais, se você conseguir fazer uma transmissão estável, com um conteúdo relevante e ainda estimular a interação do público, você vai criar uma credibilidade tecnológica invejável.

Como produzir um evento virtual e impactar sua audiência

Para ter sucesso na realização de um evento online, você deve primeiro planejar e definir uma plataforma de transmissão. Depois, é preciso criar uma agenda, com pausas programadas para que os participantes consigam ir ao banheiro, beber água, lanchar e relaxar.

Mais uma vez, é sempre preferível que seu evento seja ao vivo. Assim sendo, é importante criar momentos que atraiam sua plateia para participar e se engajar com o assunto, para evitar distrações normais do ambiente virtual. Ter um apresentador oficial e um mediador ajudam, e muito!

Além disso, é essencial garantir que todos os palestrantes não somente tenham uma conexão segura e estável, como também que sejam devidamente treinados. Ficar gaguejando na hora de falar ou usando muitas muletas – como “ãh…”, “éh…”, “hum…”, “tipo…” – não é nada bom.

Como planejar e falar em eventos

Para garantir que todo o seu planejamento seja seguido com sucesso e que você consiga impactar de forma positiva a sua audiência, é necessário também ter muita segurança naquilo que vai falar.

Para isso, conte com a Smartalk. A gente pode te ajudar, não somente na organização de seu evento online, mas também na criação da sua apresentação profissional de impacto e ainda no seu treinamento para discursar e falar em público.

O foco sempre deve ser na construção de uma narrativa especializada e coesa, lembrando de aplicar a técnica de storytelling. Um início cativante e um meio instigante geram um final impactante.

O Futuro do eventos online

Mesmo quando a pandemia passar, muitas mudanças serão integradas definitivamente em nosso cotidiano. Acreditamos fortemente que os eventos virtuais fazem parte dessa nova realidade.

Por isso, tenha sempre em mente para qual público você quer falar, sempre levando em consideração a pluralidade do ambiente virtual. Por isso, produza conteúdos de qualidade e bastante informativos.

Sempre que for possível, dê preferência a um evento online ao vivo, abrindo espaço para interação do público. E você pode ainda gerar um link de cadastro e inscrição. Quem sabe aí você não converte participantes em clientes?

Se você for participar de uma feira e quiser saber como se comunicar melhor nesse momento de crise, ou se for explicar qual o seu produto, a Smartalk pode te ajudar!

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