Descubra a Melhor Forma de Influenciar Seu Público com o Momento Zero da Verdade

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admin
Por Marketing

As empresas estão sempre em busca de novas formas de se destacarem para que consigam converter mais e melhor, entretanto, são poucas as que descobriram o zmot ou o poder do “Momento Zero da Verdade”.

Chamado popularmente de ZMOT, sigla em inglês para Zero Moment of Truth, esse momento nada mais é do que o período que antecede qualquer decisão de consumo que um cliente possa tomar.

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O ZMOT se concentra no momento em que o público está explorando e investigando, a fim de decidir se vai ou não comprar algo.

Durante esse momento da jornada de compra, os consumidores estão muito mais suscetíveis a serem influenciados e buscam por marcas que os ajudem nessa tomada de decisão.

Por isso, investir no Momento Zero da Verdade era a oportunidade que você tanto esperava para conseguir converter e trazer cada vez mais clientes para a sua empresa.

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Para isso vamos te ajudar. Nesse artigo você vai saber tudo o que precisa sobre esse momento da verdade e ainda aprenderá a colocá-lo em prática!

Os 4 Pilares do ZMOT: Momento Zero da Verdade

O Momento Zero da Verdade sempre existiu, entretanto ele se fez cada vez mais presente conforme a revolução digital foi ganhando espaço no nosso cotidiano.

Notando um crescente movimento de pesquisa que antecede o consumo das pessoas, o Google, em parceria com a Shopper Sciences, decidiu investigar mais de perto.

Durante a pesquisa realizada, foram entrevistadas mais de 5 mil empresas com o objetivo de encontrar similaridades que pudessem explicar o que acontece antes da escolha de compra.

Muito mais do que semelhanças, o que o Google descobriu foi um caminho claro que leva as empresas direto aos clientes.

Com base em tais similaridades, foram construídos 4 pilares que dão sustentação ao Momento Zero da Verdade.

Esses pilares são responsáveis por influenciar os consumidores e criar um ambiente atrativo que gera as conversões.

São eles:

  • Ranqueamento em Mecanismos de Pesquisa;
  • Tabelas e Listas de Comparação;
  • Avaliações e Reviews Online;
  • Cupons e Descontos.

E antes de detalhar cada um dos pilares para que seja fácil e intuitivo colocá-los em prática, deixamos como dica o conteúdo da zmotinstitute.com para que consiga se aprofundar ainda mais no assunto!

1. Ranqueamento em Mecanismos de Pesquisa

Talvez seja um tanto óbvio dizer que é importante ser bem ranqueado organicamente nos mecanismos de busca online.

Contudo, por ser essa uma das bases mais importantes do ZMOT, precisamos detalhar as motivações que estão por trás de tal afirmação.

Para isso, vamos antes de tudo entender quais são os primeiros movimentos que um consumidor toma dentro do ZMOT.

Então, o primeiro passo é a pesquisa pelo produto ou serviço que ele está cogitando comprar.

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Essa busca costuma ser feita no Google, uma vez que a plataforma detém 90% de todas as pesquisas realizadas na internet.

Na sequência o consumidor explora os links ranqueados, contudo, é natural que ele se prenda aos três primeiros colocados.

A Smart Insights descobriu recentemente que o primeiro site ranqueado de forma orgânica na plataforma recebe em média 34% dos cliques.

Esse número cai drasticamente para as posições seguintes, até se tornar nulo próximo ao link de número 15.

O gráfico que separamos mostra exatamente esses dados e comprova a importância de uma boa colocação, afinal essa é a melhor forma dos clientes encontrarem a sua empresa.

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Para melhorar seu ranqueamento orgânico, invista em um bom SEO para otimizar sua página e conquistar algumas posições.

2. Tabelas e Listas de Comparação do Zmot

Uma vez que o cliente já iniciou sua pesquisa e acessou os primeiros links ranqueados, ele se depara com uma grande quantidade de opções, modelos e tipos do produto que deseja comprar.

Assim, é comum que ele se sinta perdido.

Essa indecisão em meio a tantas opções costuma ser um motivo e tanto para que os consumidores desistam da jornada de compra com medo de realizarem escolhas ruins e se arrependerem.

Então, sua função com o ZMOT é evitar essa fuga.

Para isso, ofereça tabelas e listas comparativas que irão auxiliar os clientes.

Ao colocar as vantagens e especificações de cada uma das possibilidades que ele tem disponível lado a lado, você contribui para que ele faça uma escolha segura.

3. Avaliações e Reviews Online

E falando em escolha segura… nada assusta mais um consumidor do que o medo de estar sendo enganado, por isso, sua comunicação com o consumidor deve ser muito clara.

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Quando compramos pela internet nos sentimos inseguros, afinal será que o produto é mesmo tudo o que diz ser?

Uma forma de evitar transtornos e desapontamentos é pesquisando por avaliações online.

Ao saber o que antigos clientes dizem sobre sua marca e produto, os novos consumidores se sentem mais propensos a realizar uma compra.

Dados da Harvard Business School revelaram que a cada nova estrela acumulada na review de uma marca, o valor da receita sobe em média entre 5% e 9%.

Isso fora o fato de os clientes afirmarem que estão dispostos a pagar até 30% a mais por produtos bem avaliados. Tudo em nome da segurança de um bom negócio.

4. Cupons e Descontos

Por fim, o último pilar do Momento Zero da Verdade é aquele que dedica seu foco aos preços.

Todos nós já procuramos por descontos e vantagens financeiras na hora de comprar algo, e com os clientes não seria diferente.

Estudos realizados pela Hawk Incentives descobriram que 92% dos consumidores têm o hábito de pesquisar por cupons, descontos e promoções online antes de realizarem uma compra, seja ela em loja digital ou física.

Revelou ainda que esse público gasta em média 2 horas semanais nessa caça ao tesouro dos descontos e que este é um fator primordial para a decisão de consumo de 89% deles.

Logo, ao oferecer descontos, promoções e vantagens monetárias, você faz com que sua empresa se destaque em meio aos concorrentes, dando o empurrão final na jornada de decisão dos consumidores.

Pronto para colocar em prática o seu ZMOT?

O Momento Zero da Verdade é uma das principais estratégias para conquistar e influenciar os consumidores.

Então, aproveite que no ZMOT o público está disposto e aberto a influência da sua marca, então use sua comunicação a seu favor.

Agora, você já é capaz de usufruir de todas as vantagens desse momento da verdade, o que acha de nos deixar um comentário dizendo se já conhecia essa estratégia ou sua opinião sobre nosso artigo?

Vamos adorar saber!

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