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5 dicas para ter sucesso no seu Pitch

Ana Souza
Ana Souza
31/3/2023
min leitura
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Ter um Pitch é essencial para adquirir sucesso no mercado de trabalho, seja para adquirir um novo emprego, firmar relações mais fortes ou conquistar um cliente especial. Mas não basta apenas ter um Pitch, é preciso focar em sua qualidade.

É exatamente esse ponto que deixa muitas pessoas com dúvidas. Afinal, quais são os passos para atingir um Pitch de sucesso e ter bons resultados através dele? Existe alguma fórmula mágica para esse objetivo?

Se há uma fórmula, isso não é possível dizer. No entanto, é certo que existem técnicas e táticas que podem viabilizar maiores possibilidades de sucesso com o seu Pitch. Quer saber quais são elas? Veja agora algumas dicas interessantes para melhorar esse ponto.

O que é Pitch e qual o seu objetivo?

O que é Pitch? Essa não é uma pergunta complicada de ser respondida. O Pitch é uma forma de apresentação curta e objetiva, que existe para persuadir ou convencer o ouvinte de alguma questão.

O objetivo desse método de comunicação é, justamente, ser o mais objetivo possível. Em alguns casos, não há muito tempo para explicar uma situação, como apresentar sua empresa para um cliente ou fornecedor, por exemplo; para conseguir descrever com sucesso e demonstrar conhecimento sobre seu negócio, é preciso fazer isso de uma maneira rápida e simples.

Por que o Pitch existe?

Nos dias de hoje, em uma era totalmente digitalizada, são poucas as pessoas que têm paciência para ouvir. A informação corre rapidamente em todos os momentos; para contemplar esse fato, basta observar as mídias sociais: o Shorts do Youtube, os Reels do Instagram e o próprio Tik Tok priorizam vídeos curtos, para que o usuário consuma muitos conteúdos em um pequeno espaço de tempo.

Por conta disso, a existência do Pitch se tornou essencial. Em um Pitch de vendas, por exemplo, é preciso ser rápido e objetivo para vender o seu produto ou serviço, para que não haja tempo do cliente se desinteressar ou perder a atenção em sua explicação.

O Pitch só existe no ramo empresarial?

Na verdade, não. Inclusive, o ideal seria que cada pessoa tivesse o seu Pitch pessoal bem estruturado, para poder se apresentar de maneira clara e concisa para qualquer indivíduo.

Um Pitch pode ser bem-vindo em qualquer situação, como nas relações afetuosas, na universidade, ou até mesmo na fila de um supermercado. Se alguém precisar lhe conhecer, como você está disposto a se apresentar? Essa é uma pergunta interessante a ser feita a todos.

5 dicas para ter sucesso no seu Pitch | Homem de camisa branca estendendo a mão para cumprimento | Smartalk
O Pitch pode existir em diversas áreas além do ramo empresarial, principalmente na vida pessoal.

Dicas para ter sucesso com seu Pitch

Apesar da importância do Pitch nos aspectos pessoais da vida, é no ramo empresarial que ele é mais utilizado e está se tornando cada vez mais essencial. É essencial saber como montar um pitch de vendas, por exemplo, para não perder nenhuma oportunidade de mercado.

Sabendo disso, confira agora dicas valiosas para alcançar um Pitch bem estruturado.

Conheça seu público alvo

Citamos acima algumas situações em que o Pitch precisa ser apresentado inesperadamente, mas na maioria das vezes, sua realização é bem planejada. Dessa forma, é preciso pensar bem em qual o público-alvo da sua empresa ou negócio, para estruturar a linguagem de acordo com quem precisa ouvir sua mensagem.

Se o seu público é majoritariamente jovem, não faz sentido se comunicar de uma maneira extremamente formal e com um vocabulário requintado; da mesma forma, é inviável utilizar uma linguagem coloquial e informal se seu público se comporta de uma forma mais cortês.

Utilize técnicas de storytelling

As práticas do storytelling visam contar histórias de maneiras envolventes e marcantes, para prender a atenção do receptor da mensagem por muito mais tempo e garantir que os resultados da compreensão sejam permanentes.

Ao utilizar essas técnicas no seu Pitch, você se aproxima muito mais do sucesso, já que terá recursos suficientes para que o ouvinte realmente esteja ouvindo o que você tem a dizer.

Se possível, utilize recursos visuais

Com recursos visuais sendo apresentados, fica muito mais fácil ter a atenção de quem está ouvindo seu discurso. Isso se chama Pitch Deck, onde são utilizadas imagens ou vídeos para elaborar a apresentação.

O Microsoft Power Point e o Google Slides são ótimos exemplos de Pitch Deck para apresentar com qualidade e praticidade.

Tente diversos métodos de Pitch

Essa é uma das dicas mais valiosas para você alcançar o sucesso e atingir seus objetivos sem muitos problemas. Ao estudar as diversas técnicas existentes, você consegue encontrar a melhor maneira de se apresentar aos outros.

O Elevator Pitch, por exemplo, é um método incrível para desenvolver o discurso de uma maneira cada vez mais clara. A ideia é imaginar que se está em um elevador com uma pessoa e que ambos vão para andares diferentes; nessa situação, há pouquíssimo tempo para realizar sua apresentação, mas se você o fizer, é porque tem domínio e total conhecimento sobre seu negócio.

5 dicas para ter sucesso no seu Pitch | Duas pessoas aguardando o elevador | Smartalk
O Elevator Pitch é uma técnica de apresentação ainda mais rápida, em que você possui poucos segundos para um discurso.

Portanto, conheça novos métodos de Pitch e veja seus resultados aparecerem rapidamente.

Jamais se esqueça da objetividade

De nada adianta saber o que é pitch de vendas, entender como apresentar uma empresa, utilizar recursos visuais e conhecer os melhores métodos, se a objetividade não for o ponto principal do seu Pitch.

Lembre-se sempre da falta de paciência da sociedade e busque apresentar seu discurso para gerar interesse sobre o ouvinte, e não o desgaste. Caso você conquiste o cliente com seu Pitch inicial, terá muito mais tempo para detalhar e passar outras informações.

Como atingir essas metas com sucesso?

Mesmo com tantas dicas, ainda parece difícil colocar seu Pitch em prática? Não se preocupe, esse receio é natural, já que atingir o sucesso nesses métodos nunca é fácil. Para obter a qualidade desejada, é preciso muito preparo, algo que você pode conseguir se estiver com a Smartalk ao seu lado.

A Smartalk te ajuda a contar a melhor versão de sua história

Quando citamos o storytelling como dica, dissemos que essa tática se resume em contar histórias. Isso é o que a Smartalk sabe fazer de melhor. Nosso princípio é ajudar sua empresa a contar a melhor versão de sua história, para sempre atrair melhores resultados.

Precisa de uma boa estratégia para um pitch de sucesso? Conte conosco. Somos uma empresa especializada em melhorar a sua comunicação, munidos de diversas habilidades e recursos para que você e sua empresa consigam se apresentar melhor diante do mercado.

Ficou interessado? Busque conhecer melhor a Smartalk e se surpreenda ainda mais.

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