Bullet points: por que elas foram banidas das apresentações do Google

Marketing
Marketing
11/9/2019
min leitura
Compartilhe este post:

Os bullet points podem ser muito úteis em documentos escritos. Entretanto, quando utilizados em slides de apresentações profissionais, eles podem acabar prejudicando a apresentação.

Em 2017, o CEO do Google, Sundar Pichai, anunciou que a empresa precisava repensar seus produtos e sua imagem para refletir o novo mundo tecnológico. E isso passou, também, pela mudança do estilo de apresentação da empresa.

A ordem do dia no Google, a partir disso, é a de que a empresa precisa se preocupar mais com o storytelling e com os aspectos visuais do que seus funcionários levam ao público.

De fato, em pesquisa de 2015, um instituto de comunicação corporativa dos EUA atestou que o uso dos bullet points fazem com que a audiência se engaje menos, se lembre menos e goste menos das apresentações de slides com este recurso.

Neste artigo, vamos discutir o uso dos bullet points nas apresentações de slides. Saiba porque este é um recurso que está caindo em desuso e quais as alternativas para as suas próximas apresentações. Confira!

Por que devemos evitar o uso de bullet points em apresentações?

Os efeitos negativos dos bullet points ou das listas numeradas nas apresentações de slides podem ser facilmente atestados.

Em 2015, a pesquisa já citada acima, do International Journal of Business Communication, intitulada “The Use of Visualization in the Communication of Business Strategies”, conduziu experimentos para descobrir quando o uso de aspectos visuais é melhor do que textuais em uma estratégia de comunicação corporativa.

Entre as conclusões do estudo, está a de que, de fato, “as listas de texto devem ser evitadas no design de apresentações”.

Slides visuais são mais efetivos para apresentações profissionais, pois permitem que a audiência preste mais atenção e se lembre mais dos aspectos que foram falados e complementados com um aspecto visual enriquecedor.

Em resumo, o que o estudo descobriu é que o bullet point é prejudicial para uma apresentação pois:

  • Tornam difícil prestar atenção na apresentação;
  • Reduzem o engajamento da audiência com o que está sendo dito pelo orador, e;
  • Dificultam a lembrança posterior do que foi dito e apresentado. 

Mas então, o que você pode utilizar como alternativa aos bullet points em suas apresentações profissionais? É disso que falaremos no tópico a seguir.

Conheça 5 alternativas aos bullet points

As apresentações são oportunidades incríveis para você e sua empresa. Nesta situação, você terá uma sala repleta de pessoas que estarão prestando atenção no que for dito.

E você estará lá para entregar a eles algo verdadeiramente significativo.

Por isso, mesmo que o uso de bullet point nas suas apresentação facilite o processo de produção dos slides, eles não permitem que você extraia o máximo potencial deste momento.

Para que você evitar o uso de bullet points, aí vão 5 alternativas para o uso em seus slides. Confira!

1. Coloque menos palavras nos slides

Este é um ponto natural ao começar a desenvolver os seus slides. Procure retirar todos os textos que não são estritamente necessários ao seu conteúdo.

Uma das premissas da Metodologia CDP, inclusive, é a de que o Conteúdo deve atuar como auxiliar da Performance e do Design.

Por isso, procure utilizar frases de impacto ou sentenças únicas que falem do tema, ao invés de listas repletas de texto. Abordando e enriquecendo o aspecto visual de suas apresentações de slides.

2. Divida uma mesma mensagem entre múltiplos slides

Ao invés de inserir quatro ou cinco pontos em lista em um mesmo slide, procure colocar um ponto ou argumento por slide, dividindo a lista em quatro ou cinco slides.

Essa técnica irá permitir com que você, e sua audiência, possa respirar e pensar após um argumento. O que irá melhorar a compreensão e lembrança do que você disser, por parte de sua audiência.

Além disso, o seu trabalho ainda será facilitado, já que você poderá simplesmente replicar os slides, sem ter de criar um padrão novo para cada tela.

3. Utilize cores para facilitar a leitura de listas, ao invés de bullet points

Existirão momentos nos quais será necessário apresentar muitos pontos em um slide. Por exemplo, quando estiver apresentando o sumário ou fazendo comparações. 

Nestes casos, não vai ter escapatória, será necessária a inclusão de muito texto nos slides.

Ainda assim, não será preciso fazer uso da técnicas dos bullet points para transmitir as informações. 

Você poderá utilizar cores alternadas entre os tópicos apresentados, para dar a ideia de alternância. Um recurso visualmente mais enriquecedor do que os bullet points.

4. Utilize os efeitos para destacar partes dos textos em seus slides

Uma boa alternativa aos bullet points é a utilização dos efeitos de animação de destaque, alternando as cores dos textos.

Mesmo que muito texto ainda esteja presente na tela, você não estará utilizando os bullet points e poderá segmentar a compreensão dos textos nos slides.

O que permitirá com que o foco da audiência esteja em apenas uma parte do texto de cada vez, facilitando o engajamento do público.

5. Torne os seus bullet points em recursos visuais

A nossa quinta alternativa ao uso dos bullet points é a utilização de ícones no lugar das seta ou bolinha tradicional de um bullet point.

Os ícone poderão ajudar a audiência a compreender de forma visual o que é falado em uma parte do texto em específico, ainda assim, segmentando o conteúdo.

Conclusão

“Se você quer criar slides visualmente interessantes, menos é mais.” 

A guru de design de apresentações, Nancy Duarte, recomenda seguir uma regra de três segundos. 

Se os espectadores não entendem a essência do seu slide em três segundos, é porque está muito complicado. 

“Pense nos seus slides como outdoors”, diz Duarte. “Quando as pessoas dirigem, elas apenas retiram seus olhos do foco principal, que é a estrada, para processar uma placa ou um outdoor.  Da mesma forma, seu público deve se concentrar atentamente no que você está dizendo, apenas olhando brevemente para seus slides enquanto você os exibe”.

Quando foi a última vez que você viu um outdoor com bullet points? Os bullet points são o design mais fáceis de serem criados em um slide do PowerPoint, porém o menos eficaz.

Por isso, na sua próxima de apresentação de slides, repense o uso de bullet points. Se essa técnica funciona para o Google, vai funcionar para você.

Dar uma palestra, reunião ou treinamento geralmente passa geralmente por três pontos principais: ter um bom conteúdo, montar uma boa apresentação e estar preparado para executa-la.

Pensando em todos esses pontos, nos juntamos com a Rock Content e ao 12min, para montar este ebook completo!

Aprenda a transformar o seu conteúdo em grandes apresentação com esse guia. Para baixar, basta clicar no banner abaixo:

Newsletter

Assine para receber os últimos posts e novidades direto no seu e-mail.

Ao inscrever-se você concorda com nossa Política de Privacidade.
Sucesso! Você está inscrito em nossa newsletter.
Oops! Algum erro ao enviar suas informações.

Transforme a sua comunicação e conquiste a sua audiência

Apresentações, Eventos, Palestras, M&A e Performance, nosso time é formado por especialistas multidisciplinares que auxiliam na construção de projetos impactantes.

Conteúdos relacionados