Comunicação Empresarial: o que é e qual a sua importância para as corporações

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admin
Por Marketing

A comunicação empresarial, também conhecida como comunicação corporativa, é um dos principais desafios para a maioria das corporações.

Como já sabemos, a base para qualquer relação está na boa comunicação entre as partes. Sem isso, não é possível entender o que o outro precisa ou alcançar algum ponto em comum.

Isso ganha ainda mais força no ambiente dos negócios, quando muita coisa está em jogo. Assim, a comunicação corporativa é o elo que une duas ou mais pessoas no ambiente de uma empresa. Sejam elas da mesma equipe ou não.

Desta forma, uma empresa que não cuida de seus processos de comunicação corporativa e não sabe estruturá-los de forma estratégica, eventualmente terá problemas para alinhar o discurso interno e externo.

Isso certamente impactará negativamente nos resultados e na eficiência dos processos da empresa.

Por isso, se a sua empresa ainda não desenvolveu uma estratégia própria de comunicação corporativa, você precisa começar a reverter este cenário imediatamente. Neste artigo nós vamos te ajudar com isso!

Conheça o conceito e o que é a comunicação empresarial. Veja como essa prática é aplicada no mercado e aprenda a construir uma estratégia eficiente de comunicação em sua empresa. Vamos lá?

Boa leitura!

O que é a comunicação empresarial

A comunicação corporativa, também chamada de comunicação empresarial, envolve ações, estratégias, processos e esforços utilizados para promover a interação entre atores internos e externos em uma empresa.

Além de reforçar a imagem da marca no ambiente de negócios em que ela está inserida, uma boa comunicação corporativa é capaz de aumentar a confiabilidade do negócio tanto com os colaboradores quanto com os seus clientes.

Dentro do processo da comunicação empresarial é feito um gerenciamento e uma integração de todas as mensagens, comunicações e informações que circulam dentro de uma empresa e também para fora dela quando são direcionados ao público externo.

Por isso, a comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica a partir da qual as empresas podem cuidar de sua reputação, aumentar sua credibilidade e destacar-se no mercado como referência na ramo em que atua.

Além disso, uma comunicação corporativa eficaz é capaz de melhorar a convivência e o relacionamento entre seus clientes internos, evitando ruídos na comunicação e desgastes entre as equipes. 

Dessa forma, a existência de uma estratégia alinhada de comunicação corporativa, que considere todas as variáveis do mercado e da própria empresa, é uma prática fundamental para as corporações que queiram transmitir uma imagem de profissionalismo ao mercado.

Comunicação corporativa e comunicação empresarial

Comunicação empresarial, comunicação organizacional, comunicação corporativa… Será que esses termos têm diferenças entre si?

A verdade é que eles são sinônimos e tratam dos mesmos objetivos que são, gerir, planejar e administrar o relacionamento interno e externo da empresa, seja entre as suas equipes ou com os seus clientes. A meta é sempre manter uma imagem positiva e a boa reputação da empresa.

Os benefícios da comunicação empresarial

Como vimos, a comunicação corporativa ou empresarial é a prática que permite com que as empresas desenvolvam, cultivem e mantenham uma identidade corporativa e fortaleçam o próprio branding.

Ademais, equipes e times envolvidos em ambientes profissionais e empresas com uma estratégia de comunicação corporativa sólida e bem definida conseguem desenvolver o próprio trabalho de maneira mais assertiva.

Além destes benefícios, a implementação de uma estratégia de comunicação empresarial apresenta algumas outras melhorias importantes para a evolução das empresas. Confira!

Construção de reputação da empresa

A comunicação corporativa auxilia no posicionamento de mercado de uma empresa. Afinal, ela passa por uma série de atividades planejadas e conectadas que ajudam a engajar as equipes, transmitindo uma imagem positiva da marca.

Por exemplo: para empresas que se comprometem com ações de âmbito social, ajustar a comunicação corporativa para que ela transmita essa mensagem passará uma ideia mais robusta da empresa e das pessoas que fazem parte dela.

Construção de uma identidade corporativa

Um dos principais ganhos que uma empresa tem ao implementar métodos e regras de comunicação é a construção de uma identidade corporativa de longo prazo.

Isso ajudará a empresa a se relacionar da forma correta com seus clientes, direcionando as ações de marketing, publicidade e relações públicas para um único sentido, evitando que essas áreas caminhem em direções diferentes.

Construção de uma esfera de influência interna

Os altos executivos e gestores de uma empresa têm um papel fundamental no processo de influência positiva no ambiente corporativo. 

Por isso, estes membros de alto escalão devem caminhar de forma uníssona na hora de transmitir a mensagem da empresa aos colaboradores.

Sem uma estratégia de comunicação corporativa, esse processo pode rapidamente se perder e fazer com que várias mensagens diferentes sejam entregues. Em qualquer empresa, quando a cadeia de comando não fala a mesma língua, problemas muito maiores acontecerão.

Com a adoção de uma linha de comunicação corporativa, o alto escalão de uma empresa poderá seguir uma única estratégia que, então, será transmitida e assimilada ao longo dos degraus da empresa.

Comunicação corporativa externa e interna

Dentro dos processos de uma empresa, a comunicação corporativa pode ser voltada tanto para os clientes externos quanto para o ambiente interno.

Quando direcionada ao contexto externo, a comunicação empresarial ou corporativa pode tratar do relacionamento com os clientes por meio das redes sociais, de ações de marketing digital ou de uma assessoria de imprensa.

O objetivo macro, no entanto, é manter uma mesma linha de pensamento e linguagem para que a imagem da empresa não seja danificada por mensagens conflitantes.

Já no contexto interno, a comunicação corporativa pode se voltar para a melhoria do ambiente e do clima organizacional.

Com uma estratégia de comunicação empresarial definida, é possível fazer com que os times conversem de maneira organizada, evitando atritos além de incentivar com que todos tenham em mente a proposta de valor que a empresa quer passar ao mercado.

A seguir, explicaremos melhor como a comunicação empresarial se encaixa em cada um destes cenários.

Comunicação corporativa externa

Quando o objetivo é falar com o público, a empresa deve investir em uma estratégia de comunicação empresarial externa. Como o próprio nome já diz, essas ações são desenvolvidas para que a empresa possa se comunicar e atingir quem não vive o dia a dia dela.

Com a comunicação corporativa externa, a empresa desenvolve ações com objetivo de garantir a satisfação dos clientes, melhorando sua reputação e sua imagem.

Essa estratégia também pode ser utilizada na promoção das vendas, na oferta e na divulgação dos produtos e serviços, além de corrigir possíveis falhas de atendimento.

Os fornecedores da empresa também são considerados como público externo e, por isso, devem fazer parte das estratégias de comunicação empresarial externa.

Nesse caso, a empresa deve investir em ações que melhorem o relacionamento com esse público, como, por exemplo, o desenvolvimento de eventos corporativos.

Outro público externo fundamental e que não pode ser deixado de lado no desenvolvimento da estratégia de comunicação corporativa da empresa são os investidores e conselheiros.

Esse público se preocupa especialmente com dados relativos à realidade do negócio. Por isso, a forma de se comunicar com ele precisa ser mais direta e assertiva, com uma apresentação de dados que ajude a contar a história do negócio.

Esse material demanda preparação, treino e, principalmente, que todos os tomadores de decisão da empresa estejam alinhados em seus discursos.

Comunicação corporativa interna

Ao contrário da comunicação corporativa externa, a comunicação corporativa interna conversa com os colaboradores da própria empresa.

Um dos maiores erros das organizações é pensar que apenas os investimentos em comunicação para seus consumidores é importante, deixando de lado um de seus principais pilares: os próprios funcionários.

Quando a comunicação de uma empresa não está alinhada internamente, podem acontecer falhas no envio das mensagens para o consumidor.

Se o funcionário não sabe o que a empresa vende, como se posiciona e seus objetivos, como poderá repassar essas informações ao cliente?

Muita insegurança será gerada no cliente quando ele for atendido por um colaborador que não é claro e objetivo em suas respostas, certo?

Por isso, é fundamental que a empresa invista em ações internas para alinhar todas as informações e evitar que mensagens conflitantes ou mesmo inverídicas sejam repassadas ao consumidor final.

Os treinamentos e as apresentações, sejam elas orais, em texto ou mesmo em vídeo, são ferramentas fundamentais e que ajudam a compartilhar os conteúdos necessários.

Yan Baêta, Diretor de Customer Success da Smartalk, explica a importância do alinhamento do discurso interno de uma empresa:

Como a comunicação corporativa interna ajuda no alinhamento dos times?

Uma das principais dores nos processos empresariais, especialmente em empresas com processos complexos e compostos por um grande número de pessoas, é o potencial desalinhamento dos times.

Imagine este cenário: a equipe de marketing entrega uma mensagem ao consumidor. Porém, determinada mensagem não é a mesma que a equipe de vendas, da mesma empresa, utiliza para tentar convencer o cliente.

Esse pode até parecer um cenário caótico, mas é mais comum do que imaginamos. Tal desalinhamento de equipes tão cruciais para o funcionamento de uma empresa é a razão da perda de milhões de dólares em vendas para alguns dos principais negócios do mundo.

Além do prejuízo financeiro, essa situação cria um desgaste entre as pessoas que compõem os dois times e isso certamente prejudicará o ambiente de convivência profissional e pessoal como um todo.

A forma de solucionar tal desajuste é por meio do desenvolvimento de uma estratégia de comunicação empresarial interna.

Com essa ferramenta, a empresa poderá criar cronogramas e montar turmas com colaboradores de áreas diferentes para que eles possam se integrar e se conhecer melhor.

Como a comunicação corporativa interna ajuda na troca de conhecimentos?

A Gestão do Conhecimento também é outro ponto no qual uma empresa conseguirá evoluir ao aplicar uma estratégia de comunicação corporativa alinhada.

Em um estudo do ano de 2006, o Professor e Ph.D. Chris Crawford afirmou: “a conclusão básica é inconfundível – indivíduos que se sentem menos à vontade com a comunicação são menos eficazes em uma variedade de funções da gestão do conhecimento.”

O estudo ainda concluiu que, em média, durante um processo de Gestão do Conhecimento de uma empresa, até 15% das informações e dados trabalhados podem ser perdidos ou mal gerenciados devido a problemas com a comunicação corporativa.

Dessa maneira, é preciso pensar na forma como as informações são transmitidas entre as equipes, procurando sempre documentar processos e referências, de modo que a empresa construa uma base de conhecimento.

A comunicação corporativa interna como ferramenta para eliminar ruídos

Os ruídos na comunicação interna de uma empresa ocorrem quando as informações transmitidas interna ou externamente têm um certo grau de desalinhamento.

Com o passar do tempo, esse desalinhamento evolui até que se torna um verdadeiro problema para os resultados da empresa.

Isso acontece porque as mensagens que os diversos times transmitem entre eles acabam perdendo pedaços e informações importantes quando o processo não é padronizado. Como é de se imaginar, isso impacta o discurso que chega ao consumidor final.

Por isso, é importante que a empresa tenha padrões para transmitir mensagens internamente e para que a mensagem transmitida ao cliente final também seja coesa.

Tudo isso é possível com a construção de uma estratégia de comunicação corporativa que considere a eliminação de ruídos e o alinhamento de discurso como metas a alcançar.

O gerenciamento de crises a partir da comunicação corporativa

Eventos caóticos, que causam danos à imagem de uma empresa, não são raros. Em uma rápida pesquisa, você conseguirá ver ou mesmo se lembrar de casos de crises e situações polêmicas que envolvem alguma empresa.

E não importa o ramo, o número de funcionários, o faturamento anual, nem outro fator neste sentido: as crises de imagem afetam de forma profunda qualquer empresa que não souber gerenciá-la.

Seja um processo falho na produção que resultou em lotes defeituosos de produtos, algum caso de má gestão interna de acidentes ou simplesmente um comentário fora de hora e de contexto nas redes sociais.

As origens de crises de imagem são muitas e saber gerenciá-las significa estar preparado para manter intacta a percepção do público e do mercado acerca da reputação da empresa.

Um estudo de 2014, intitulado “O Papel da Comunicação Corporativa no Gerenciamento de Crises Organizacionais” (PDF em inglês, título traduzido), discutiu como uma estratégia bem desenvolvida de comunicação empresarial ajuda no gerenciamento de crises.

Nas conclusões do estudo, são apresentados alguns pontos que ajudam a entender como a comunicação corporativa é fundamental para o gerenciamento de crises:

  • qualquer empresa, de qualquer ramo, está sujeita à ocorrência de uma crise. Dessa forma, a estratégia de comunicação corporativa não pode deixar de considerar tais acontecimentos;
  • na estratégia de comunicação corporativa, devem estar previstos quem serão os “porta-vozes” oficiais e quais serão os canais oficiais através dos quais a empresa se pronunciará;
  • em momentos de crises, as empresas devem procurar sempre esclarecer a situação para o público, divulgando informações sobre o fato da forma mais transparente possível;
  • é importante que a empresa demonstre empatia e preocupação com as pessoas e instituições eventualmente afetadas pelo incidente gerador da crise e que transmita isso através de sua comunicação oficial;
  • os colaboradores também devem estar plenamente cientes do que cerca as crises públicas de uma empresa. Por isso, reuniões de esclarecimento, nos quais as dúvidas serão respondidas, também podem ser realizadas;
  • a compreensão do que envolve a crise também deve fazer parte do gerenciamento dela. Isso será importante para transmitir informações, mantendo a tranquilidade entre clientes, sociedade, funcionários e investidores.

Como construir uma estratégia de comunicação corporativa

Uma estratégia de comunicação corporativa forte é a chave para que a informação flua interna e externamente de maneira concisa e coesa.

A comunicação corporativa está diretamente relacionada aos objetivos e estratégias gerais do negócio, já que é fundamental para a reputação e os resultados de uma empresa.

Quer saber como construir uma estratégia de comunicação corporativa verdadeiramente eficaz?

O plano estratégico de comunicação corporativa deve se relacionar diretamente com os objetivos da empresa. Por isso, para construir uma estratégia de comunicação corporativa eficiente, é preciso:

  • identificar e priorizar os objetivos corporativos da empresa, começando pela compreensão de como os gestores da empresa visualizam o futuro dela. Isso ajudará a desenvolver uma mensagem única sobre a forma de apresentar a missão da empresa;
  • realizar pesquisas entre os funcionários com o objetivo de avaliar a percepção deles sobre a empresa. Assim, será possível, ao desenvolver a estratégia de comunicação corporativa, verificar o nível de coesão atual e as melhorias necessárias;
  • avaliar o nível de compreensão dos tomadores de decisão da empresa. Pois estes são os principais responsáveis por transmitir com exatidão a mensagem da empresa ao mercado e também por disseminá-la internamente;
  • estudar a percepção do seu cliente a respeito da forma como a sua empresa se comunica. Eles poderão oferecer insights valiosos sobre possíveis lacunas em sua comunicação ou aspectos positivos e que precisam ser mantidos e valorizados.

Assim, será possível construir uma estratégia de comunicação corporativa eficiente e de sucesso. Mas, afinal, o que isso quer dizer?

O que constitui uma comunicação corporativa de sucesso?

Falar na construção de uma estratégia de comunicação corporativa de sucesso é algo que pode até parecer intangível em um primeiro momento. Afinal, o que significa ter uma comunicação corporativa ou empresarial de sucesso?

Para definir isso, contamos com a ajuda de Gustavo Caetano, CEO da Sambatech. Ele levanta 7 pilares que ajudarão você a analisar se a estratégia de comunicação corporativa de sua empresa está sendo bem-sucedida:

  1. A informação precisa fluir de maneira ágil, atravessando as pontas da comunicação (emissor e receptor) de maneira rápida, seja interna ou externamente.
  2. A comunicação corporativa não pode ser uma via de mão única. Ou seja, os colaboradores de sua empresa ou até mesmo os clientes devem ter a possibilidade de interagir com as informações que recebem.
  3. Ela também precisa ser acessível. Desta forma, é preciso dar opções de canais nos quais o público, interno ou externo, terá acesso às informações de sua empresa.
  4. Em termos de comunicação interna, é preciso garantir que ela tenha capilaridade. Ou seja, as informações precisam chegar de maneira coesa a todas as equipes, em todas as localidades.
  5. Os receptores precisam estar engajados com a mensagem enviada. Por isso, é preciso garantir que a informação transmitida, além de coesa, seja relevante e qualificada. Isso pode ser trabalhado com a técnica de comunicação assertiva.
  6. É preciso monitorar os resultados constantemente, avaliando se a percepção sobre os aspectos de comunicação melhoraram internamente e também externamente.
  7. Também é importante manter a transparência, seja para o público interno ou externo. Somente assim, será possível garantir a credibilidade da mensagem que está sendo transmitida.

Conclusão

A empresa que não cuida de sua comunicação interna corre o risco de perder clientes e ter sua reputação prejudicada por muitos anos, causando problemas e atritos internos e grandes prejuízos financeiros.

Como vimos, a ausência de uma estratégia de comunicação corporativa eficaz eventualmente cobrará o seu preço.

Seja no momento de uma crise, quando ninguém saberá o que fazer, ou mesmo no desalinhamento entre as equipes, podendo gerar retrabalho — ou pior, a perda de vendas.

Por isso, é necessário que a empresa não negligencie a comunicação no contexto interno, pois isso influencia vários aspectos e fatores estratégicos do negócio como mencionamos ao longo deste artigo.

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