Como explicar seu negócio de forma clara a novos clientes

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admin
Por Marketing

Você sabe explicar seu negócio de forma clara para os novos clientes? Nem todo negócio é fácil de ser explicado e, por isso, é comum que algumas pessoas não entendam com facilidade o que e como sua empresa atua. 

Como consequência, a imagem que você transmite pode não passar o que é preciso para vender. Outro possível problema é que, mesmo com um produto ou serviço superior ao de seus concorrentes, talvez seus diferenciais não sejam mostrados como deveriam.

Existem alguns aspectos que devem ser observados para evitar que a falta de entendimento do público em relação ao seu negócio se transforme em prejuízo financeiro.

Os principais deles, que explicaremos em detalhes neste artigo, são:

  • alinhar sua equipe para que ela saiba vender suas ideias;
  • criar apresentações profissionais de seu negócio;
  • padronizar suas apresentações.

Confira!

Explicar seu negócio à equipe

Antes de falar sobre como explicar seu negócio aos novos clientes, é preciso falar do seu público interno. Independente do seu serviço, produto ou negócio, é fundamental alinhar o discurso de quem trabalha com você. 

Em empresas de menor porte ou que estão apenas começando, é mais fácil alinhar cultura e discursos. No entanto, à medida que a empresa cresce, é preciso documentar tudo e realizar treinamentos constantes.

Uma marca que deseja passar aos clientes a paixão e tudo o que está por trás do produto ou serviço vendido deve treinar meticulosamente suas equipes.

A Reserva, por exemplo, realiza convenções da marca antes do lançamento de suas coleções. A ideia desses eventos é transmitir paixão sobre a marca e seus produtos para cada um dos mais de mil funcionários espalhados por todo o Brasil.

Ao encantar seu time, a empresa conta com vendedores que vendem muito mais do que camisetas ou bermudas. Cada funcionário transmite confiança. Eles acreditam no conceito vendido e, com isso, alcançam resultados positivos.

Convidamos você a fazer três questionamentos dentro de sua empresa:

  • seus clientes têm dificuldades para entender o que sua empresa faz?
  • todos seus vendedores apresentam seus serviços (ou produtos) da mesma forma?
  • seus funcionários, mesmo os que não fazem parte do time de vendas, acham desafiador explicar seu negócio em poucas palavras?

Se respondeu sim a uma, duas ou a todas as questões abaixo, você pode estar perdendo vendas por problemas de comunicação entre seus funcionários e clientes. Um desses problemas pode estar na forma de se apresentar. 

E é sobre isso que falaremos no próximo tópico.

Apresentar-se de forma profissional

Uma apresentação profissional pode converter negócios milionários. Afinal, apresentar-se de forma profissional transmite segurança e credibilidade à marca.

Explicar seu negócio de forma clara, concisa e focando nas soluções que você tem a oferecer, muito mais do que em produtos, é essencial. Está aí a importância de um roteiro bem escrito.

Um design feito profissionalmente também faz toda a diferença. Segundo Amy Balliett, do Killer Infographics, a ciência atesta que um estímulo visual chega ao cérebro 60 mil vezes mais rápido que um em texto. Além disso, 90% das informações que retemos é visual.

Em relação a isso, aqui vão mais três questionamentos sobre sua empresa:

  • a forma como vocês se apresentam é tão profissional quanto o serviço que sua empresa presta?
  • você acredita que o material que vocês têm hoje é capaz de diferenciá-los dos concorrentes?
  • sua apresentação passa credibilidade?

Pense consigo mesmo nessas questões e vamos em frente com outro aspecto fundamental: a padronização.

Padronizar o discurso

É importante que o discurso dos seus funcionários reflita o seu negócio. Se você deseja passar um conceito e não apenas vender um produto, é preciso manter toda a comunicação alinhada.

Imagine que o responsável pelo atendimento de um de seus clientes mais importantes sai da empresa e é substituído. Na hora de entrar em contato com esse cliente, o novo atendimento apresenta-se com um discurso cheio de contradições em relação ao antigo. Como você acredita que seu cliente se sentirá?

Esse tipo de situação gera desconfiança e pode causar prejuízos. Mais vale contar com uma equipe eficiente e que apresenta resultados positivos com frequência do que ter um vendedor acima da média que atinge sozinho grande parte das metas do time.

Aqui vão algumas perguntas para que você entenda o cenário atual da sua empresa:

  • vocês têm um padrão de apresentações internas ou cada setor/gestor cria apresentações com base no seu gosto?
  • quando alguém te pede algum material, o que vocês enviam?
  • como vocês comunicam mudanças de portfólio e novos produtos para os seus vendedores e clientes?

Bom, apresentamos aqui alguns aspectos essenciais para trabalhar uma comunicação uniforme e assertiva na sua empresa. Vale lembrar apenas que esse trabalho deve ser feito de dentro para fora. Eduque e engaje seu time para, posteriormente, educar seus clientes em relação às soluções que você oferece.

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Sua comunicação não pode entrar em quarentena! 

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