Blog

Como fazer uma boa curadoria de conteúdo?

Rodrigo Moreira
Rodrigo Moreira
25/10/2022
min leitura
Compartilhe este post:

Classificada como uma das profissões do futuro, a curadoria de conteúdo já era praticada bem antes da criação da internet. Sendo aplicada em jornais, revistas e livros. 

Devido a sua grande versatilidade, passou por algumas modificações ao longo dos anos e hoje em dia alça voos maiores e pode ser usada de diversas maneiras, por exemplo, para suporte de cursos, criação de vídeos ou até mesmo eventos.

Mas, antes de entender como fazer uma boa curadoria de conteúdo, é preciso entender seu conceito, além de saber por que e quem deve realizá-la. 

O que é?

Afinal, o que é curadoria de conteúdo? A curadoria, nada mais é, do que o processo de filtragem e segmentação do conteúdo para posteriormente ser enviado para o público-alvo.

Dessa forma, você terá uma comunicação assertiva com seu público, já que aquilo que está sendo publicado é, de fato, relevante para ele.

A necessidade da curadoria de conteúdo

Vivemos em uma época onde com apenas alguns cliques temos milhares de informações sobre tudo o que quisermos. Entretanto, quem publica esses materiais precisa se atentar quanto a qualidade do conteúdo, o perfil do seu público e os valores de sua organização.

Diante de tudo aquilo que está disponível ao realizar uma pesquisa em uma ferramenta de pesquisa, a realização de uma curadoria é uma forma inteligente de proporcionar matérias mais relevantes, visando atingir um número maior de receptores.

Importante ressaltar que a curadoria de conteúdo é uma excelente opção a todos aqueles que produzem conteúdo.

Passo a passo para fazer uma curadoria de conteúdo

Existem diversos meios de se realizar uma boa curadoria de conteúdo. A seguir, vamos destacar passos essenciais que não podem ser esquecidos:

  • Conheça seu público alvo para realizar uma seleção de materiais que mais se aproximam daquilo que é de real interesse deles;
  • Faça pesquisas sobre aquilo que deseja publicar;
  • Contextualize seu conteúdo com base na linguagem utilizada pelo seu público e dos valores da organização;
  • Entenda os canais de compartilhamento, defina quais meios serão utilizados e adeque seu conteúdo para cada um.

Melhores ferramentas para curadores

  • Google;
  • Redes sociais;
  • BuzzSumo;
  • Feedly;
  • Flipboard;
  • Social Mention.

Conte com a Smartalk

Conte com a Smartalk para te ajudar em suas curadorias de conteúdo. Aproveite nossos conteúdos disponíveis abaixo para te agregar ainda mais conhecimento no seu ambiente de trabalho.Saiba tudo sobre identidade visual! Além disso, aprenda como falar bem em público e muito mais!

Newsletter

Assine para receber os últimos posts e novidades direto no seu e-mail.

Ao inscrever-se você concorda com nossa Política de Privacidade.
Sucesso! Você está inscrito em nossa newsletter.
Oops! Algum erro ao enviar suas informações.

Transforme a sua comunicação e conquiste a sua audiência

Apresentações, Eventos, Palestras, M&A e Performance, nosso time é formado por especialistas multidisciplinares que auxiliam na construção de projetos impactantes.

Conteúdos relacionados