Comunicação visual: entenda como este formato pode impactar uma apresentação
Em um mundo tão tecnológico e globalizado que estamos vivendo, é quase impossível não ver ou lidar com uma das vertentes mais importantes da sociedade: a comunicação. Quando nos referimos ao meio visual, abrimos espaço para uma pergunta bastante curiosa: você sabe como uma comunicação estratégica pode impactar sua apresentação?
A comunicação é o ato ou efeito de transmitir uma mensagem e uma troca de informações. O comunicado, portanto, pode ser feito de diferentes maneiras: verbal, não verbal e visual.
Neste artigo, você entenderá como a comunicação visual pode impactar positivamente os seus discursos e sua identidade. Confira!
Entenda o que é comunicação visual
Comunicação visual é um tipo de linguagem que não usa textos. Ao contrário disso, ela utiliza imagens e pode ser encontrada em diversos formatos, como, por exemplo:
- Outdoors e Flyers;
- Revistas;
- Vídeos;
- Publicidade;
- Infográficos.
Quando você olha para uma comunicação visual, mesmo que não haja nenhum tipo de texto nela, você consegue entendê-la. É o caso, por exemplo, de animações em 3D. Dependendo da criação, não é necessário nenhum texto para que o discurso seja transmitido.
Por que analisar uma comunicação visual?
Nas estratégias de marketing, a comunicação visual é super bem-vinda, pois as imagens são mais memoráveis que os textos. Por isso, além de colaborar com a divulgação de uma empresa, as ilustrações são excelentes estratégias para apresentações criativas e palestras.
Imagine, portanto, a seguinte suposição. Você quer divulgar um produto do seu negócio com o intuito de captar novos clientes. A forma com que você abordará este assunto fará toda a diferença, entretanto, uma imagem fala mais que mil palavras.
Se você criar uma boa estratégia com o time de design, você pode transmitir toda a sua ideia em uma única foto. E acredite: será suficiente!
Tipos de comunicação visual
É possível abordar este tipo de comunicação em 3 estratégias:
Contar uma história para seu público-alvo vai prendê-lo em seu assunto, o que fará com que vocês criem uma relação recíproca de intimidade. O que pode ser diferente neste contexto? Simples: a forma de fazer o seu storytelling.
Em vez de dar preferência aos textos, crie histórias ilustrativas, dê vida a personagens e chame atenção do seu público através de imagens.
- Identidade:
Para exemplificar este tópico, aqui vai um desafio: pense na marca Apple. Qual imagem vem à sua cabeça? Não precisa de muito para saber que, com certeza, você pensou na maçãzinha dos aparelhos.
Agora, pense na Nike. O símbolo da marca é bastante notável e reconhecido, não é mesmo? O que essas duas marcas têm em comum? Elas consolidaram uma identidade visual. Só de ver os símbolos ou ouvir seus nomes, já a remetemos. Por isso, você pode (e deve!) criar a mesma estratégia de comunicação.
- Experiência Emocional:
Ao sair de uma longa reunião, seu cérebro tende a lembrar somente de pontos relevantes e importantes. Por isso, trabalhe seus métodos de comunicação para fazer com que as pessoas tenham novas ideias depois de uma reunião com você. Aposte em gatilhos, vídeos, apresentações criativas. Instiguem-nas.
Dicas de como melhorar a identidade visual
Para melhorar sua comunicação visual, aposte nestas dicas:
- Faça um logo da sua marca;
- Trabalhe seus resultados de comunicação;
- Crie um setor para atuar na comunicação visual de sua empresa.
Transforme a sua comunicação e conquiste a sua audiência
Apresentações, Eventos, Palestras, M&A e Performance, nosso time é formado por especialistas multidisciplinares que auxiliam na construção de projetos impactantes.