Entenda a importância de uma boa identidade visual

Rapha Emerick
Rapha Emerick
25/10/2022
min leitura
Compartilhe este post:

Muitos ainda possuem dúvidas sobre o que é identidade visual e qual sua importância no dia a dia. 

Este tipo de comunicação pode ser definida como um conjunto de elementos — gráficos e visuais — que tornam uma empresa única. Esses elementos devem ser sempre mantidos em publicações e tudo aquilo que envolve a instituição.

O logo, cores, slogan, tipografia de escrita são alguns dos vários elementos que compõem uma identidade visual. Saiba mais a seguir:

Benefícios da identidade visual

Diretamente relacionada com a imagem e os valores transmitidos por uma organização, ter uma boa comunicação visual também é uma forma de fazer com que sua empresa e serviço sejam lembrados, já que proporcionam ao público-alvo a sensação de confiança e identificação.

Além de tudo já dito, temos outros diversos outros benefícios, como:

  • Aumento das vendas;
  • Melhora a reputação da marca;
  • Destaque em relação à concorrência;
  • Mais reconhecimento;
  • Melhor reputação.

Criando uma identidade do zero

Aposto que com tantos benefícios já apontados, ficou clara a importância de ter a ID na sua empresa, não é mesmo?

Sendo assim, elencamos os principais pontos e paramos uma “receita” para você que deseja criar sua comunicação visual do zero.

1°. Faça o briefing da sua marca;

2°. Use um nome que seja atrativo;

3°. Crie laços emocionais com seu público-alvo;

4°.  Tenha um bom design;

5°. Entenda o significado das cores e escolha aquelas que melhor te representa;

6°. Alinhe tudo isso a uma boa comunicação estratégica.

Cuidados a tomar

Tenha cuidado na escolha da tipografia e no excesso de cores e elementos. Também é importante ser claro e objetivo naquilo que se deseja transmitir.

Diferença de identidade visual, marca e branding

Entenda a diferença entre identidade visual, marca e branding:

Identidade visual

Conjunto de elementos visuais que compõem a identidade da empresa. Cores, tipografia, logo, elementos e formas.

Marca

Tudo aquilo que representa a empresa: nome, cultura, missão, valores e identidade visual. 

Branding

Com objetivo de tornar a marca bem vista pelo público, o branding é um conjunto de elementos e estratégias focados no crescimento da marca.

A forma que a empresa deseja ser vista, a personalidade e postura são alguns elementos que compõem o branding.

Conte com a Smartalk!

Conte com a Smartalk para te auxiliar em dicas para sua identidade visual. Leia também sobre nosso conteúdo sobre discursos, para obter resultados ainda melhores em sua organização.

Newsletter

Assine para receber os últimos posts e novidades direto no seu e-mail.

Ao inscrever-se você concorda com nossa Política de Privacidade.
Sucesso! Você está inscrito em nossa newsletter.
Oops! Algum erro ao enviar suas informações.

Transforme a sua comunicação e conquiste a sua audiência

Apresentações, Eventos, Palestras, M&A e Performance, nosso time é formado por especialistas multidisciplinares que auxiliam na construção de projetos impactantes.

Conteúdos relacionados