10 principais estilos de motion graphics

5 minutos para ler
admin
Por Marketing

Fique por dentro de cada estilo de motion graphics e veja qual deles se adapta melhor ao seu negócio.

Motion graphics é um formato de vídeo que cada vez mais vem ocupando espaço no mundo do marketing e dos negócios. Além dele ser perfeito por conseguir captar a atenção do público com uma maior facilidade, possui um lado educativo, acessível e divertido que faz com que qualquer assunto possa ser compreendido de maneira leve e natural – mesmo em um meio corporativo/empresarial. 

Se você quiser entender tudo sobre o que é motion graphics, como ele surgiu, as principais vantagens e como utilizá-lo, não deixe de ler a matéria abaixo:

Agora que você já sabe tudo sobre motion graphics, vamos ao que interessa!

Os 10 principais estilos de motion graphics:

Estilo 3D

O primeiro estilo de motion graphics que achamos incrível é o 3D. Como o próprio nome já sugere, esta produção tem como objetivo transmitir a ideia de 3 dimensões. Para isso, ela dispõe de ferramentas que se baseiam nos aspectos de profundidade e perspectiva.

De uma forma prática, este vídeo procura retratar algo ou alguém com o máximo de realidade possível. É como se você estivesse assistindo algo e ao mesmo tempo participando daquilo, portanto, super atrativo.

Para este estilo de motion graphics, alguns elementos que se tornam fundamentais são: 

  • sombras;
  • pontos de fuga;
  • degradês;
  • texturas; 
  • iluminação.

Motion graphics: Estilo flat design

O segundo estilo de motion graphics deste artigo é o flat design. Neste caso, o vídeo tem como foco uma produção mais minimalista, que procura eliminar tudo o que não é estritamente necessário. 

Ao contrário do que abordamos acima, no motion graphics 3D, o flat design não se utiliza de elementos como sombras, luzes, profundidade e etc.

Motion graphics: Estilo whiteboard animation

Seguindo com este guia dos 10 principais estilos de motion graphics, vamos de whiteboard animation. Este vídeo segue um formato mais educativo, bem parecido com o que tínhamos quando os professores escreviam e desenhavam no quadro na época da escola. 

Se a proposta da sua empresa ou do seu negócio for algo mais voltado ao aprendizado, por exemplo, o motion graphics whiteboard animation será uma ótima alternativa de conteúdo!

Estilo infantil

Aqui, o foco total é no público infantil. Portanto, este é um vídeo que tem como intuito atrair as crianças. Para isso, existem alguns elementos que se tornam essenciais na produção deste motion graphics. São eles:

  • cores chamativas;
  • personagens caricatos;
  • exageros.

Por mais que este seja um estilo de motion graphics único, ele pode utilizar um pouco do estilo 3D e flat design na hora da realização.

Motion graphics: Estilo colagem

A quinta dica desta lista de 10 estilos de motion graphics fica por conta do estilo colagem. Não tem como fugir muito do nome propriamente dito. Portanto, este vídeo é baseado em sobreposições de camadas; objetos, paisagens, pessoas e outros. 

O legal deste estilo é que ele já é bastante conhecido pelo público, pois está presente em várias aberturas de novelas e filmes

Como utilizar vídeos no processo de vendas

Um ponto que o diferencia é que ele se serve de elementos como: 

  • criatividade;
  • diversão;
  • cores; 
  • formatos.

Corporativo

Outra alternativa de motion graphics é o estilo corporativo. Este vídeo procura passar uma informação ou o que quer que seja de maneira mais formal, se baseando em aspectos que transmitem uma certa confiança e autoridade.

Assim como o motion graphics do estilo infantil pode compor o estilo 3D e o flat design, este também. No entanto, no caso do corporativo, ele se utiliza mais do flat design. 

Algumas das características do estilo corporativo são: elementos visuais mais “clean”, poucas cores e com ícones

Estilo retrô moderno 

A oitava sugestão deste texto é o motion graphics de estilo retrô moderno. Este é o vídeo que segue um estilo mais anos 70, 80 ou 90.

Uma das características deste formato de vídeo é que ele propõe uma ideia mais nostálgica, o que faz com que o público da época sinta uma forte conexão com o assunto. 

Motion graphics: Estilo imagens

Este estilo de motion graphics é aquele que utiliza imagens para apresentar algo ou alguém. Se você estiver mostrando um produto de maquiagem, por exemplo, poderá colocar fotografias de pessoas utilizando este produto.

O interessante deste modelo de vídeo é que ele tem como foco chamar a atenção e cativar o público

Cartoon

Indo quase para o finalzinho do nosso artigo sobre os 10 principais estilos de motion graphics, não deixe de analisar também o estilo cartoon

O estilo cartoon é uma produção de vídeo voltada para a realidade. O bacana é que para este formato é possível utilizar ferramentas divertidas, como:

  • sombras;
  • brincadeiras entre claro e escuro;
  • efeitos;
  • caricaturas.

Apresentador

Para fechar com chave de ouro nossas dicas, outro estilo de motion graphics que existe é o estilo apresentador. 

Neste formato, você tem um apresentador, que na maioria das vezes se encontra em um estúdio ou qualquer outro cenário físico. Para esta produção é possível o uso de chroma key, microfones, telões, entre outros.

Agora que já citamos os 10 principais estilos de motion graphics para a sua apresentação de marketing ou o seu negócio, é importante que você reconheça qual deles corresponde mais ao que você precisa.

Se estiver na dúvida sobre isso ou souber o estilo de motion graphics que necessita e já quiser fazê-lo agora mesmo, entre em contato com nossos especialistas!

Aproveite e leia também outra matéria super interessante sobre isso: 

fale_conosco