Vídeo comercial: um formato de conteúdo indispensável para o seu negócio

7 minutos para ler
admin
Por Marketing

Confira um passo a passo para a realização de um vídeo comercial e como ele pode ser útil para uma empresa ou negócio.

Com a forte utilização dos recursos da Internet e a potencialização dos serviços online, dado a pandemia do covid-19, as empresas estão buscando formas alternativas de atrair clientes, se baseando na interatividade e no apelo visual. 

Principais vantagens de um vídeo comercial

Agora, você sabe quais são as vantagens dos vídeos comerciais? Abaixo, apresentaremos alguns benefícios que irão provar a importância e eficácia deles para o seu negócio: 

1 – Mais acessos diários:

É comprovado através de pesquisas que cerca de 80% dos acessos diários da Internet são realizados pelo celular/mobile, portanto nada melhor que um vídeo para captar a atenção do público com maior precisão. O vídeo é um formato mais adaptável aos diversos momentos do dia a dia. Se você está no ônibus, voltando do trabalho, por exemplo, é mais prático assistir a um vídeo do que ler um artigo longo ou uma dissertação. 

2 – Popularidade das redes sociais: 

As redes sociais vieram para ficar, isto é fato! O Instagram é um aplicativo totalmente visual, que se utiliza de imagens, vídeos curtos (como os stories e reels), vídeos longos (IGTV), reações e etc. Ao longo dos anos este app vêm ganhando força no mundo todo e tem se tornado  mais útil para empresas em geral. Com as redes sociais é possível captar leads e ainda mais público para o seu negócio, portanto vale a pena investir nelas também!

3 – Mais distribuição e compartilhamentos:

A distribuição de um conteúdo através de vídeos comerciais é muito maior do que este mesmo conteúdo divulgado em outros formatos. O vídeo possibilita ainda um compartilhamento por parte das pessoas e uma interação maior entre elas também.

4 – Rapidez na venda e captação de leads:

Um vídeo comercial realizado de forma clara, precisa e envolvente pode ser único e exclusivamente necessário para que o seu possível cliente adquira o produto ou serviço ofertado. 

5 – Baixos custos para a realização:

Os vídeos deixaram de ser formatos de difícil realização. Hoje em dia, basta ter uma boa iluminação, roteiro, câmera e estabelecer uma linguagem. Um planejamento completo e organizado facilitará muito na produção do seu material e fará com que ele seja concretizado com poucos recursos e ótima qualidade. 

De acordo com uma pesquisa feita pela Cisco, do ano de 2020 em diante, cerca de 82% de todo o tráfego da Internet é gerado por vídeos. Esse dado só mostra o quanto os vídeos possuem um forte potencial de crescimento e o quanto as pessoas estão cada vez mais aderindo a este formato de conteúdo.

Confira: [e-Book] – Como usar vídeo no processo de vendas

Motion Graphics: um modelo de vídeo comercial

Nós, da Smartalk, produzimos vídeos comerciais para os nossos clientes, principalmente os Motion Graphics. Só para contextualizar, o Motion Graphics é um estilo de vídeo explicativo que tem como objetivo trazer informações pertinentes de um produto, serviço ou empresa. Confira o texto Motion Graphics: conheça tudo sobre este tipo de vídeo e entenda melhor sobre como isso funciona.  

Passo a passo para você fazer um excelente vídeo comercial

Agora que você já compreendeu a importância dos vídeos comerciais atualmente e as vantagens e benefícios que eles podem trazer para o seu negócio, é essencial estabelecer algumas questões para que você realize a pré-produção deles. Por isso, fizemos um passo a passo para que você não tenha dúvidas sobre este processo e faça o seu vídeo sem nenhuma dificuldade: 

Como utilizar vídeos no processo de vendas

Passo 1: Estabeleça a temática do seu vídeo comercial.

É essencial que ela seja envolvente e tenha como meta atrair a atenção do telespectador. 

Passo 2: Estabeleça o público-alvo do seu vídeo comercial.

Quem é o seu público-alvo? Com quem você quer falar? Este ponto deve ser analisado com cautela, pois cada público exige uma comunicação diferente e específica. 

Passo 3: Pense na linguagem do seu vídeo comercial.

Qual é a linguagem que você quer estabelecer? Você quer falar de uma forma mais natural, sem muita formalidade, ou quer abordar algo mais sério, como uma comunicação de negócios? 

Passo 4: Faça o roteiro do seu vídeo comercial. 

Neste roteiro é importante pontuar tudo o que será dito no vídeo. É neste momento que o locutor (podendo ser o gestor, dono da empresa, CEO, ator e etc) colocará sua particularidade no texto.

Passo 5: Pense na plataforma de divulgação do seu vídeo comercial.

O vídeo comercial pode ser destinado a diferentes públicos e propostas. Estabeleça em qual plataforma ele será divulgado. Você pode fazer um vídeo para: Instagram, Facebook, WhatsApp, Blog, apresentação, treinamento, reunião, ppt e etc. 

Passo 6: Organize os equipamentos para fazer seu vídeo comercial. 

Certifique-se dos equipamentos que serão necessários para este vídeo: câmera ou filmadora, microfone, produto (no caso de um vídeo vendendo algo) e etc.

Passo 7: Estabeleça o local do seu vídeo comercial.

Estabeleça um local apropriado para a gravação, que tenha luz e cenário condizentes com a temática do vídeo. Exemplo: o vídeo abordará algo mais institucional? Então é indicado que a gravação aconteça em um estúdio, com fundo neutro.

Passo 8: Organize a pós-produção do seu vídeo comercial.

Depois de toda a pré-produção e produção do seu vídeo, pense na pós-produção dele. Como será a edição? Precisará de ajustes, narrações, efeitos?

Passo 9: Organize a divulgação do seu vídeo comercial.

Feito tudo isso, vamos à divulgação do conteúdo. É nesta hora que você terá o feedback por parte do público. A divulgação será pela rede social? Por e-mail? 

Passo 10: Analise os resultados do seu vídeo comercial.

Analise os resultados do seu vídeo comercial. Ele gerou leads? Através dele as pessoas passaram a conhecer mais o seu serviço ou produto? Teve interação? Algo a melhorar para os próximos? Houve vendas? 

Dica final sobre o vídeo comercial para o seu negócio

Parece algo muito trabalhoso, mas acredite, é super possível realizar os vídeos comerciais sem nenhuma dificuldade. Além disso, a eficácia que eles podem trazer para o seu negócio compensa qualquer eventualidade. Nós indicamos muito e achamos, inclusive, um formato de conteúdo muito válido e eficiente. 

A Smartalk é especialista em produção de conteúdo, seja para grandes ou pequenas empresas, e pode lhe auxiliar em todo o planejamento do seu vídeo comercial. Através dos nossos serviços você terá um suporte para cada etapa da produção do vídeo. Portanto, não deixe de acessar o nosso site, clique neste link.

Caso queira também ficar por dentro de outros assuntos relacionados aos vídeos comerciais, dê uma conferida em algumas matérias do nosso Blog. Temos certeza que através destes conteúdos você conseguirá sanar várias questões para a produção do seu vídeo.

fale_conosco