O storytelling é uma técnica muito importante, que cada vez mais, é utilizada com o objetivo de transmitir mensagens e principalmente de criar conexões. No mundo dos negócios e do marketing, tornou-se algo essencial para engajar o público e para fidelizá-lo.
Nesse sentido, independentemente do porte e do segmento de atuação de sua empresa, saiba que o storytelling pode ser uma técnica muito útil para transformar o seu negócio. Por esse motivo, confira a seguir tudo o que você precisa saber para criar uma história autêntica:
Índice
- O que é storytelling?
- A importância do storytelling
- Como construir uma história autêntica?
- 1. Conheça o seu público
- 2. Identifique o propósito da história
- 3. Seja genuíno e original
- 4. Use elementos emocionais
- 5. Use elementos visuais e auditivos
- 6. Pratique a sua história
- 7. Inspire-se em histórias autônomas de sucesso
- 8. Mantenha-se fiel à certificação
- Conheça a estrutura de uma boa história
- 1. Introdução
- 2. Desenvolvimento
- 3. Conclusão
O que é storytelling?
Antes de entender mais sobre como construir um storytelling, é essencial saber o que é essa técnica e como ela pode ser importante para as empresas dos mais variados segmentos.
Nesse sentido, o storytelling é a habilidade de contar histórias, utilizando uma abordagem envolvente e totalmente persuasiva. Essa técnica possui como principal objetivo utilizar as narrativas para transmitir uma mensagem ou uma ideia para um determinado público.
Dessa forma, ao invés de simplesmente apresentar os fatos e os dados em uma apresentação, o storytelling incorpora elementos emocionais e pessoais, criando conexões mais profundas com o público e transmitindo as informações de maneira mais efetiva, atingindo diretamente o público-alvo.
A importância do storytelling
Muitas pessoas não sabem, mas o storytelling é muito importante para o sucesso de qualquer forma de comunicação, desde as apresentações profissionais, aos anúncios publicitários ou até mesmo nas conversas casuais.
Mas, afinal, por que o storytelling é algo tão importante? É essencial entender que essa técnica é fundamental para que as informações sejam transmitidas de forma eficaz, atingindo diretamente os ouvintes, visto que as histórias ativam áreas do cérebro associadas à emoção, memória e empatia.
Além disso, o storytelling também é muito importante na construção de uma relação de confiança, e principalmente para estabelecer uma identidade de marca, envolvendo o público com a empresa.
Como construir uma história autêntica?
Uma história autônoma é aquela que além de verdadeira, também é genuína e atinge o público-alvo. Dessa forma, antes de desenvolver uma história autêntica, algumas dicas podem te ajudar. Confira a seguir:
1. Conheça o seu público
Antes de definir um tema e de começar a criar apresentação, é fundamental entender mais sobre o seu público-alvo e sobre as pessoas que você deseja alcançar. Nesse sentido, pesquise mais sobre o seu público, informações como: necessidades, desejos e valores.
Essa pesquisa permitirá que você crie uma história que seja realmente relevante e significativa para o seu público, aumentando as chances de atingi-lo de forma eficaz.
2. Identifique o propósito da história
Antes de começar a desenvolver a sua história, é extremamente importante definir o seu propósito e objetivo, para manter o foco e o direcionamento em todo o seu processo de criação, consequentemente chegando no melhor resultado.
Portanto, questione-se sempre sobre qual é a mensagem principal que você deseja transmitir com a sua história.
3. Seja genuíno e original
A confiança é a chave para apresentações criativas e impactantes. Contar uma história que seja verdadeira para você e para a sua marca é algo muito importante, que será valorizado pelo seu público.
Sendo assim, seja sempre uma pessoa honesta e transparente, não aumente sua história com informações falsas. O público pode facilmente detectar uma história inventada.
4. Use elementos narrativos para causar emoção
Uma dica muito importante para a criação de um storytelling baseado na autenticidade, é apostar no uso das emoções, visto que elas desempenham um papel fundamental.
Portanto, primeiramente identifique quais emoções você deseja despertar no seu público e com isso, utilize elementos narrativos que reforcem essas emoções. Para criar conexões emocionais, tente se colocar no lugar do seu público no desenvolvimento de sua história.
5. Aposte também em elementos visuais e auditivos
Além dos elementos narrativos que causam emoção, utilize também elementos visuais e auditivos, como imagens, vídeos, música e outros elementos sensoriais, para complementar o seu storytelling.
Esses elementos são de alta importância para enriquecer a experiência do público e tornar a história mais envolvente, despertando emoções e muito interesse em seu público-alvo.
6. Pratique a sua história
Para o sucesso de apresentações criativas, a prática é essencial. Sendo assim, conte sua história para diferentes públicos e realize ajustes, se isso for necessário. Com a prática e com muita dedicação, você poderá aperfeiçoar sua habilidade de contar histórias, trazendo os melhores resultados com o tempo.
7. Inspire-se em histórias de sucesso
Outra maneira de desenvolver as suas habilidades de contar histórias autênticas, é estudando sobre histórias bem sucedidas de profissionais especialistas em storytelling.
Observe como grandes líderes contam suas histórias, para inspirar-se em suas abordagens. No entanto, lembre-se sempre de que é muito importante adaptar essas lições ao seu contexto e público específico, use apenas como inspirações e evite copiar jeitos, abordagens e conteúdos.
8. Mantenha-se fiel ao seu público e aos seus propósitos
Por fim, a dica mais importante para histórias de sucesso é lembre-se sempre de permanecer fiel ao seu público e aos propósitos de sua marca. O storytelling eficaz é baseado em histórias genuínas e autênticas, por isso: seja você mesmo.
Compartilhe com o seu público as suas experiências e os valores de sua marca. Essa é a maneira mais eficiente de criar uma conexão duradoura e verdadeira com seu público.
Conheça a estrutura de uma boa história
Agora que você já sabe quais são os elementos mais importantes para um storytelling de sucesso. Que tal conhecer mais sobre a estrutura de uma boa história, para captar a atenção do ouvinte e manter seu interesse ao longo da apresentação? A estrutura básica de uma história envolve três elementos principais:
1. Introdução
O primeiro ponto de uma boa história é a sua introdução. Nessa parte, é importante apresentar um contexto aprofundado e estabelecer uma sensação de curiosidade em seu público, para que todos sintam-se à vontade para continuar ouvindo ou lendo.
2. Desenvolvimento
Já na parte do desenvolvimento de uma apresentação impactante, é importante descrever mais sobre os personagens, sobre os desafios e conflitos da história, para manter o interesse do público ao passo em que a história se desenvolve.
3. Conclusão
Por fim, a última parte é a conclusão e nesse momento é importante que os conflitos sejam resolvidos e a mensagem central seja transmitida para o público.
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Como visto anteriormente, o storytelling eficaz é uma ferramenta muito poderosa e eficiente, para envolver o público, transmitir mensagens e principalmente para construir conexões autênticas.
A partir da criação de histórias de sucesso, é possível captar a atenção do seu público, estabelecendo uma conexão duradoura e verdadeira. Lembre-se sempre de conhecer o seu público, de ser verdadeiro e de praticar as suas habilidades de contar histórias autênticas. Com o tempo e com muita prática, você se tornará um especialista em storytelling.
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FAQ
O storytelling é uma técnica de contar histórias, de maneira envolvente e persuasiva, com o objetivo de transmitir uma determinada mensagem ou ideia.
Essa é uma técnica muito importante. Isso porque, é essencial para comunicar informações de maneira eficaz, construindo uma relação de confiança e de identificação com o público.
O storytelling pode trazer muitos benefícios para as empresas, como: gerar maior engajamento do público, melhorar a compreensão das informações, construir uma conexão com os clientes e muitos outros.
Sim, o storytelling pode ser utilizado em qualquer tipo de negócio, desde pequenas empresas até grandes corporações. Afinal, independentemente do setor de atuação, contar histórias autênticas pode impactar positivamente o público-alvo.