11 Motivos para dar mais importância à comunicação na sua empresa e alavancar resultados

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admin
Por Marketing

A importância da comunicação empresarial envolve um fluxo constante de informações dentro e fora da empresa

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Corporações com grande número de pessoas e vários níveis de hierarquia geralmente lutam para gerenciar as comunicações de negócios de forma eficaz. 

Portanto, deve haver comunicação inteligente e contínua em uma organização, entre as setores da empresa, entre as organizações e a sociedade em geral. 

O que é Comunicação Empresarial?

Comunicações de negócios é o processo de compartilhamento de informações entre funcionários dentro e fora da empresa.

A comunicação empresarial eficaz é como os funcionários e a administração interagem entre si para atingir as metas organizacionais e estar mais alinhados com os valores essenciais da empresa

importância da comunicação

Seu principal objetivo é aprimorar as práticas organizacionais, eliminar ruídos, manter os funcionários informados e reduzir erros.

Uma comunicação empresarial eficaz é essencial para o sucesso e o crescimento de todas as organizações. 

Ao contrário das comunicações diárias, a comunicação empresarial é sempre orientada para objetivos.

Ainda assim, os dados mostram que 60% dos profissionais de comunicação interna não medem o processo de comunicações corporativas.

Para que uma empresa opere com sucesso, todas as regras, valores essenciais da empresa, regulamentos e políticas da empresa devem ser comunicados às pessoas dentro e fora da organização. 

Além disso, espera-se que as organizações estejam preparadas para se comunicar com performance e eficácia dentro do seu nicho de mercado.

Portanto, aqui está a importância da comunicação: promover alinhamento interno e competitividade no mercado que atua.

Quais são os diferentes tipos de comunicação e qual a importância da comunicação empresarial?

Existem 4 tipos principais de comunicações empresariais.

1. Comunicação interna ascendente

A comunicação empresarial interna ascendente é a comunicação que vem de um funcionário a um gerente ou um indivíduo acima na hierarquia organizacional. 

Todo líder deve permitir que as informações fluam para cima, a fim de ter um verdadeiro entendimento das operações da empresa.

Além disso, é uma grande oportunidade de entender ações mais coerentes de acordo com a realidade do dia a dia da empresa e identificar gargalos.

As comunicações internas para cima geralmente incluem pesquisas, comentários, formulários e relatórios que os funcionários entregam aos seus gerentes ou líderes de equipe. 

Por exemplo, um relatório de marketing pode incluir estatísticas como total de visitantes do site, envolvimento na mídia social ou total de leads gerados. 

2. Comunicação interna descendente

A comunicação interna descendente flui de um superior para um ou mais subordinados. Esse tipo de comunicação pode ser na forma de uma carta, um memorando ou uma instrução verbal.

Ao se comunicar com os funcionários, os líderes devem manter a comunicação profissional e clara. 

importância da comunicação

Um exemplo desse tipo de comunicação pode incluir um memorando sobre um novo procedimento de operações da empresa, como requisitos de segurança e novos regulamentos.

3. Comunicação lateral interna

A comunicação comercial lateral interna ocorre entre os funcionários no local de trabalho. 

Hoje, existem muitas maneiras diferentes de os funcionários se comunicarem: bate-papos, mensagens, e-mail, soluções de software de comunicação para funcionários. 

Este tipo de comunicação pode ser dentro ou entre departamentos e acontece com mais regularidade do que outros tipos de comunicação empresarial. 

Além disso, a comunicação frequente entre os funcionários desempenha um papel crucial para o engajamento e produtividade dos funcionários

4. Comunicação externa

A comunicação comercial externa é qualquer comunicação que ocorre com partes externas, como clientes, clientes potenciais, fornecedores, investidores ou parceiros. 

Para atingir seu público ou grandes investidores à seu projeto é preciso, portanto, uma comunicação assertiva.

Você já ouviu falar em CDP?

Ao contrário do que muitos pensam, a Smartalk não é uma empresa que faz apresentações.

Na verdade, somos especialistas em criar uma comunicação estratégica com foco no conteúdo + design + performance (CDP).

Muito mais que uma apresentação — ou PPT, como alguns preferem — uma comunicação eficaz precisa englobar outros aspectos e não apenas um powerpoint.

Nesse contexto, existem 3 pilares para se construir mensagens poderosas e vamos detalhar como trabalhar cada um deles.

importância da comunicação

Essa técnica utilizada para potencializar o poder da comunicação das empresas também pode ajudar a melhorar o seu processo de criação de:

  • discursos;
  • palestras
  • reuniões;
  • treinamentos;
  • workshops;
  • eventos;
  • convenções
  • coletivas de imprensa;
  • pitch comercial;
  • pitch de investimento;
  • propostas comerciais;
  • apresentação de projetos;
  • lançamento e apresentação de produtos e serviços;
  • gerenciamento de crises dentro da sua organização;
  • vídeos;

E muitos outros contextos em que passar a mensagem certa pode representar o seu sucesso ou o seu fracasso.

Então, podemos dizer com esses 4 tópicos que a importância da comunicação de uma empresa vai muito além de conversas diárias.

A importância da comunicação corporativa está atrelada à capacidade de sobrevivência e negócios escaláveis dentro de uma empresa.

11 razões pelas quais a comunicação empresarial eficaz é tão poderosa

Aqui estão os 11 principais motivos pelos quais as comunicações empresariais são tão importantes para o sucesso de todas as empresas: 

1. Melhora o envolvimento dos funcionários

A pesquisa de Ragan sobre o engajamento dos funcionários mostra que a comunicação da liderança é o principal fator de comunicação interna.

Afinal, ela que se correlaciona estatisticamente com o quão engajados os funcionários estão. 

As equipes de comunicação interna têm um papel significativo em apoiar, treinar e lembrar os líderes da importância da comunicação.

Para entender a importância do envolvimento dos funcionários, aqui estão algumas estatísticas úteis. 

importância da comunicação

2. Elimina a sobrecarga de e-mail

Dentro das empresas, o e-mail é usado para quase tudo, desde:

  • solicitações de informações;
  • comunicações e feedback de funcionários;
  • relatórios de status;
  • atribuições de tarefas;
  • comunicações com clientes e fornecedores;
  • convites para reuniões;
  • distribuição de documentos;
  • avisos de RH sobre várias atividades da equipe;
  • benefícios;
  • votos de aniversário. 

Radicati relatou que o funcionário corporativo médio gasta 25% do dia de trabalho em várias tarefas relacionadas ao e-mail.

No entanto, apenas uma pequena fração dos e-mails que chegam em nossa caixa de entrada merece nossa atenção imediata. 

Filtramos os e-mails importantes por remetente ou assunto. Além disso, muitos e-mails que recebemos não são relevantes para nós. 

As comunicações internas de negócios que usam ferramentas modernas para o engajamento e comunicação dos funcionários eliminaram esse problema de sobrecarga de e-mail. 

3. Elimina ruídos de comunicação

Muito conteúdo irrelevante geralmente resulta em silos de informações

Ou seja, as informações realmente importantes para um funcionário podem se perder facilmente. 

Pergunte a si mesmo por que as informações se perdem em sua organização. 

A comunicação interna adequada da empresa e o uso das ferramentas de comunicação certas são cruciais para eliminar esse desafio.  

4. Aumenta a produtividade do funcionário

4 em cada 5 funcionários acreditam que comunicações empresariais internas eficazes ajudam no desempenho de suas funções.

Com a sobrecarga de informações, os funcionários geralmente gastam informações demais procurando o conteúdo de que precisam para fazer seu trabalho. 

Além disso, um funcionário médio gasta 2,5 horas todos os dias procurando as informações necessárias. 

Mensalmente, isso resulta em uma semana inteira perdida para encontrar algo que deveria estar ao alcance dos funcionários. 

Aqui estão apenas algumas maneiras de como as comunicações comerciais internas aumentam a produtividade dos funcionários .

5. Melhora as comunicações entre os departamentos

Sem uma estratégia de comunicação adequada, é muito difícil manter uma comunicação interdepartamental eficaz dentro das empresas. 

Para que os funcionários sejam mais produtivos, eles precisam ser capazes de se comunicar e colaborar com facilidade.

Por exemplo, seu departamento de pesquisa precisa estar na mesma página que sua equipe de marketing e seu escritório de negócios precisa estar em sincronia com o departamento de TI.

Além da comunicação em si, aqui estão mais algumas dicas para melhorar a colaboração da equipe interdepartamental. 

6. Melhora a comunicação com trabalhadores remotos

As equipes remotas são o futuro do trabalho. 

A atualização da previsão da força de trabalho móvel global estimou que mais de 40% da população ativa mundial terá mobilidade em 2022

Além disso, em países desenvolvidos como os EUA, os números podem chegar em breve a 75% .

Isso significa que é necessário um novo tipo de abordagem de comunicação, liderança e gestão. 

Coordenar fusos horários, silos de informações e superar barreiras culturais e de idioma são apenas alguns dos desafios de comunicação que as equipes remotas enfrentam. 

Além disso, a distância geralmente torna mais difícil para os membros da equipe se sentirem como uma equipe.

Melhores comunicações internas de negócios podem ter um impacto positivo significativo sobre como as equipes remotas colaboram e se sentem. 

7. Reduz a rotatividade de funcionários

Empresas com funcionários mais engajados e satisfeitos desfrutam de taxas de rotatividade muito mais baixas

Para atrair e manter os Millennials e as gerações mais jovens no local de trabalho, os empregadores devem se certificar de manter seus funcionários informados sobre o que é relevante para seus empregos. 

Por outro lado, muitas informações irrelevantes costumam levar ao estresse, desinteresse, frustração e, com isso, menor retenção de funcionários. 

8. Melhora os esforços de compartilhamento de conhecimento

Um dos principais objetivos que as empresas estão tentando alcançar, investindo em comunicação interna, é melhorar as práticas recomendadas de compartilhamento de conhecimento

Em um mundo onde os funcionários estão constantemente crescendo e aprendendo coisas novas, os empregadores precisam permitir o compartilhamento fácil do conhecimento dentro de suas organizações. 

Sem uma estratégia de comunicação empresarial interna bem definida, o compartilhamento de conhecimento e o conhecimento organizacional são prejudicados. 

9. Aumenta a defesa dos funcionários

Quando os empregadores sabem como se comunicar com seus funcionários de forma eficaz, eles têm muito mais sucesso em transformar seus funcionários em embaixadores da marca

O embaixador da marca não é tão difícil de alcançar como muitas empresas acreditam. Na verdade, funcionários felizes adorariam contribuir em programas de embaixador da marca. 

Existem 4 maneiras principais sobre como o embaixador da marca e a defesa dos funcionários podem ajudar as operações da empresa:

  • Aumentar o conhecimento da marca;
  • Melhore a marca do empregador e atraia candidatos de alta qualidade;
  • Impulsione os esforços de marketing;
  • Aumentar as vendas.

10. Melhora a satisfação e retenção do cliente

Melhor comunicação empresarial também significa maior satisfação do cliente

Se houver má comunicação dentro de uma organização, duas coisas acontecem quando se trata de atendimento ao cliente e satisfação. 

Em primeiro lugar, os funcionários em funções de contato direto com o cliente não terão as informações de que precisam. 

Em segundo lugar, os clientes perceberão o baixo moral dos funcionários e terão uma experiência negativa.

Na verdade, um estudo descobriu que a atitude do funcionário tem um impacto significativo na satisfação do cliente , o que resulta em um aumento na receita.

11. Constrói uma cultura empresarial melhor

Finalmente, uma estratégia de comunicação empresarial adequada é crucial para construir uma cultura empresarial e um ambiente de trabalho melhores . 

Empresas que se comunicam de forma transparente e aberta têm um ambiente de trabalho muito mais saudável, motivação e satisfação dos funcionários. 

Por outro lado, as organizações que negligenciam as comunicações empresariais como meio de melhorar a cultura do local de trabalho sofrem de diversas formas…

O baixo engajamento, altas taxas de rotatividade e baixas taxas de satisfação de funcionários e clientes. 

A ascensão das comunicações empresariais móveis

A geração do milênio representa 50% da força de trabalho em todo o mundo e está projetada para representar 75% da força de trabalho até 2025.  

Como todos sabemos, a geração do milênio, bem como os funcionários da geração Z, são experientes em tecnologia e voltados para dispositivos móveis. 

Portanto, se você deseja que essas gerações se envolvam com seu conteúdo de comunicações de negócios, você precisa ajustar seus esforços de comunicação aos seus hábitos e preferências móveis.

As organizações agora estão se conscientizando de que enviar e-mails genéricos para toda a empresa ou usar intranet desatualizada não é suficiente para chamar a atenção dos funcionários! 

Portanto, muitas empresas agora estão implementando aplicativos de comunicação móvel para funcionários, a fim de melhorar a comunicação dos funcionários.

Além disso, também garante que eles sempre tenham acesso a informações importantes e para garantir que toda a organização esteja alinhada. 

Então, a crescente mudança em direção ao trabalho remoto também é uma das razões pelas quais os empregadores estão buscando implementar soluções de comunicação.

Por isso, a importância da comunicação ser implementada sempre com bastante eficiente e manter-se atualizada, a fim de que melhor imitem os aplicativos sociais e de comunicação que os funcionários usam em suas vidas privadas. 

Dessa forma, a comunicação empresarial se torna muito mais fácil, rápida e ágil. 

20 fatos interessantes sobre a importância da comunicação empresarial 

  1. 60% das empresas  não têm uma estratégia de longo prazo para suas comunicações internas;
  2. Apenas  13% dos funcionários  usam suas intranets diariamente;
  3. 74% dos funcionários  têm a sensação de que estão perdendo as notícias da empresa;
  4. 72% dos funcionários  não entendem totalmente a estratégia da empresa;
  5. 87% das pessoas usam um telefone celular para se comunicar no trabalho pelo menos uma vez por semana;
  6. A produtividade dos funcionários aumenta em  20 a 25%  em organizações onde os funcionários estão conectados; 
  7. 38% das empresas têm um número crescente de funcionários remotos;
  8. Apenas  23% dos executivos  dizem que suas empresas são excelentes em alinhar as metas dos funcionários com os objetivos corporativos;
  9. 60% das pessoas enfrentam uma crise pelo menos uma vez por mês devido a problemas de comunicação;
  10. 29% dos funcionários  dizem que a comunicação empresarial interna deficiente é o motivo do fracasso dos projetos;
  11. Apenas  40% dos profissionais de IC  acreditam que os funcionários entendem “bem” ou “muito bem” a contribuição que estão fazendo para a estratégia de sua organização;
  12. 62% dos e-mails  recebidos por funcionários não são importantes ;
  13. 60,8% dos funcionários dizem que ocasionalmente ou frequentemente ignoram e-mails no trabalho;
  14. 47,7% dos funcionários dizem que receber menos e-mails no trabalho provavelmente aumentaria sua felicidade;
  15. Os funcionários têm  75% mais probabilidade de assistir a um vídeo do que de ler um texto;
  16. Apenas 24% dos profissionais de IC  consideram que estão usando seus canais de comunicação de forma eficaz;
  17. Organizações com programas eficazes de mudança e comunicação têm  3,5 vezes  mais chances de superar seus pares;
  18. 28% dos líderes  relatam comunicação deficiente como a principal causa de falha na entrega de um projeto dentro do prazo original;
  19. 77% dos funcionários mantêm seus telefones ao alcance no trabalho;
  20. Apenas  17% dos empregadores acham que os gerentes de linha são bons comunicadores.

Como a Smartalk pode ajudá-lo a melhorar a comunicação empresarial

No mundo da transformação digital, as empresas devem estar prontas para adotar novas tecnologias para aprimorar seus esforços organizacionais. 

À medida que as comunicações e o engajamento dos funcionários se tornaram extremamente importantes, novas ferramentas neste campo evoluíram. 

Conforme mencionado anteriormente, e-mails, intranets e outras soluções desatualizadas de comunicação de funcionários não são mais suficientes. 

É preciso usar sua habilidade mais básica para se comunicar mais e melhor!

importância da comunicação

Com a Smartalk, nossos clientes alcançaram a solução de comunicação que precisavam para seus funcionários, novos negócios e apresentar novos projetos à uma escala enorme de investidores em potencial.

Com treinamento e construção da narrativa adequada para transmitir sua mensagem, eles conseguiram:

  • Aumentar o envolvimento dos funcionários;
  • Aumente a produtividade dos funcionários;
  • Eliminar ruídos de informação;
  • Aumentar a defesa dos negócios;
  • Aumentar os esforços de marketing e vendas;
  • Melhorar o conhecimento da marca;
  • Atrair mais talentos de alta qualidade.

O Futuro e a Importância Comunicação Empresarial

A pandemia mudou drasticamente a comunicação, dentro e fora do local de trabalho. 

Para obter melhores resultados para sua marca, existe uma solução específica que atende à importância da comunicação para você e sua empresa.

Transmita mensagens de forma memorável