Método I.D.E.I.A: Um novo jeito de construir Narrativas Poderosas nas suas Apresentações

O método IDEIA consiste em construir narrativas a partir de alguns princípios para uma comunicação mais eficaz:
- Impacto
- Desenvolvimento
- Etapas
- Indução
- Ação
De fato, essa metodologia é baseada em técnicas de storytelling para construir o conteúdo de apresentações de impacto. Para chegar ao produto final (o slide pronto), algumas etapas do método ideia não podem ser puladas. O que encontraremos, daqui para frente, é a compilação dessas técnicas de construção e dos processos que fazem o trabalho chegar até a excelência.
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Qual o valor da sua ideia?
O ser humano é um contador de histórias por natureza. Já nascemos sabendo contar histórias. Porém, contá-las da maneira correta é fundamental para sermos entendidos do jeito que desejamos.
Dessa forma, fazemos com que as pessoas compreendam nossa mensagem e interajam de acordo com o estímulo que criamos para uma ação. Susto, surpresa, indignação, medo... São sentimentos que inspiramos às pessoas de acordo com a história que contamos.
Faz parte da nossa evolução também repassar conhecimentos adquiridos e muito disso ocorre através das mensagens. Seja a mensagem escrita (desenhos) ou verbal (fala), graças a essa capacidade, conseguimos evoluir e nos transformar no que somos hoje.
Nos tempos das cavernas, por exemplo, uma mensagem inspirava os guerreiros a conseguir alimentos. Da mesma forma, a mensagem ditava quando se podia sair para colher e quais criaturas estavam à espreita à noite. Cada desenho representava um gatilho para os nossos ancestrais.
Essa habilidade torna-se ainda mais importante nos dias atuais. Afinal, a comunicação tornou-se fundamental para progredir tanto na carreira como na vida pessoal.
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Das mais variadas formas, comunicar-se da melhor maneira é um diferencial importante para uma carreira ou para o sucesso de um produto.
Como usar o Método IDEIA para transmitir uma mensagem?
Nós sabemos o quão imprescindível é ser mais assertivo na mensagem que precisa transmitir ao seu público.
Afinal, você deve conseguir prender a atenção do ouvinte e levá-lo ao próximo passo da jornada do cliente. Por isso, é que criamos aqui na Smartalk, o Método IDEIA.
Com essa técnica criamos o desenvolvimento de conteúdo para apresentações e treinamos nossos clientes para uma melhor performance. No entanto, para alcançar o resultado desse treinamento, é preciso seguir uma ordem lógica de progresso para toda a apresentação.
Por isso, criamos etapas baseadas em como as mensagens devem ser transmitidas ao público. Veja:
Começamos Impactando as pessoas, Desenvolvemos o tema em Etapas e, no final, Induzimos uma Ação para que os ouvintes façam algo com aquilo que foi passado durante a apresentação.

Nossos profissionais se debruçaram sobre os principais estudos de técnicas de storytelling e de neurolinguística. Portanto, criamos para nosso cliente uma metodologia perfeitamente adaptada ao mercado brasileiro, com todas as suas particularidades.
Esse método IDEIA passa por todas as etapas da construção de uma boa apresentação. Portanto, focamos no resultado desde o entendimento do que o cliente quer, até a construção da narrativa e do roteiro. Logo, é aqui onde as ideias serão transformadas em slides. O foco é mostrar como ideias transformam o mundo.
Sem ideias, não somos nada.
O que você faria hoje, se não a ideia da condução eletromagnética desenvolvida por Faraday, não tivesse ocorrido?
Não teríamos dispositivos eletrônicos, não teríamos carros, não teríamos aeronaves, muito menos viagem espacial.
Ou estaríamos muito atrasados nesse sentido.
Etapas do Método IDEIA
No método IDEIA, basicamente, trabalhamos com 3 atos:
- 1: Abertura, impacto e captura da atenção;
- 2: Desenvolvimento, elaboração e construção;
- 3: Indução da ação, fechamento e fidelidade.
ATO 1: Iniciando
O Ato 1 é o início da apresentação, a parte que deve ser a mais impactante.
É o momento de usar artifícios para prender a atenção das pessoas que estão ouvindo, como se disséssemos “pare tudo que está fazendo e me ouça, porque vai ser muito importante”.
Deve causar interesse imediato na plateia, convidando-a para seguir nos próximos minutos junto com o apresentador.
É o momento chamado de “suspensão da plateia”, onde vamos tirar todos de suas realidades para trazê-los para o mundo da apresentação.
ATO 2: Desenvolvimento
No Ato 2 inicia-se o desenvolvimento do conteúdo.
É a hora de entrar na história de fato, construindo os eixos que vão guiar a história.
A “tensão” deve ser mantida, com ganchos bem pensados que façam com que a narrativa tenha um sequência de fatos e um encadeamento lógico que puxe a história para cima.
ATO 3: Encerramento
O Ato 3 é o momento de concluir a apresentação.
De encerrar todos os arcos, de dar um fim para todo o desenvolvimento que se encerrou individualmente em cada eixo.
É hora de mostrar “o mundo novo”, de fechar aquilo que elaboramos durante toda a narrativa e acabar com as pontas soltas.
Entenda por que o método IDEIA é para você
Se uma pessoa possui apenas uma visão parcial do negócio ou da situação, não entende o funcionamento e os detalhes.
Então, ela está sujeita a erros. Não sou eu quem diz, é uma verdade irrevogável.
Muita gente sabe dirigir, mas pouca gente sabe montar um carro. Muita gente anda de elevador, pouca gente sabe dar manutenção neles!
Você não topa uma viagem com alguém cego ao volante, pois entende que para dirigir a visão é fundamental e sabe dos riscos da situação.
Então, por qual razão, quando a questão é sua apresentação corporativa, você ignora os riscos de criar uma mensagem que não conecta?
Não arrisque os seus recursos e seu tempo!
Tenha o parceiro mais preparado para isso ao seu lado, conheça nosso método IDEIA e aproveite os frutos dessa estratégia para o seu negócio.
Preparados para preparar você em se tornar o mestre da apresentação corporativa
Para construir um conteúdo de qualidade, a primeira regra é ouvir tudo que você precisa levar à sua apresentação.
É fundamental uma completa imersão no mundo do cliente/empresa para conseguir dar respostas a todas essas questões.
Essa imersão é sempre completa tanto no assunto que a pessoa quer palestrar como em outros assuntos pertinentes, como composição e perfil de público.
Além disso, buscamos entender qual a mensagem principal a ser passada e a intenção da pessoa com a apresentação.
Por exemplo, se a intenção for vender, todo o foco da construção da narrativa deve estar em um discurso de venda de sucesso.
A imersão serve para colocar o conteudista dentro do mundo do cliente e do seu objetivo com a apresentação.
A duração dela é em torno de 2 a 4 horas e o ideal é que possamos estar totalmente envolvidos nessa etapa, tanto cliente quanto o especialista Smartalk.
Etapa 1: Ouvir
O trabalho do especialista, nessa fase, é ouvir. Ouvir para entender.
A imersão é toda baseada em perguntas.
Porém, é mais profunda do que uma entrevista, já que exige que as respostas sejam significativas.
O responsável pelo projeto não deve ter medo de fazer perguntas difíceis ou aquelas para as quais o cliente não tenha resposta.
De fato, faremos perguntas que podem ser até incômodas ou que já foram feitas durante o briefing.
Entretanto, precisamos atentar aqui que o entendimento do especialista de conteúdo é mais profundo que o do C.S..
Portanto, as respostas podem ser diferentes, dando origem à novos questionamentos ou ideias.
Nesse caso, o entendimento deve ser mútuo e ganchos e ideias podem ser construídas em conjunto para esses questionamentos.
O primeiro passo de uma imersão é a compreensão de como fazemos a construção de uma narrativa.
Nosso cliente sempre recebe informações com transparência, para ter segurança de que sabemos o que estamos fazendo.

Isso é um trabalho conjunto de confiança, esperamos a total sinceridade do cliente a respeito do seu verdadeiro objetivo.
Ao passo que o cliente pode esperar de nós, da Smartalk, total participação e profissionalismo para torná-lo destaque nesse objetivo.
No método IDEIA não temos medo de perguntar
Como dissemos acima, as perguntas são elementos muito importantes para o desenvolvimento da apresentação e treinamento.
Nem o especialista, nem o cliente podem ter medo de perguntar, de duvidar, de colocar em xeque qualquer informação até então apresentada.
O nosso especialista em especial tem o papel de refutar tudo que for possível para que a narrativa possa ser feita de maneira a não deixar nenhuma ponta solta!
O papo deve ser franco e reto. Se um número duvidoso for apresentado, ele vai ser questionado pelo seu público.
Portanto, iremos te preparar para isso também.
Nesse caso, precisamos dar a resposta na narrativa antes que o público tenha o mesmo questionamento.
Etapa 2: Traçando o perfil do público
Um dos fatores mais fundamentais para a construção de uma narrativa de sucesso é o perfeito entendimento do perfil do público que vai ouvir a apresentação.
É necessário entender quem são as pessoas que vão ouvir.
Além disso, entender também quais os interesses delas e o que funciona melhor para acionar gatilhos e estímulos.
A partir disso será traçada a estratégia de construção da narrativa e a linguagem que melhor se adequa aos ouvintes.
Veja esse exemplo na tabela de como trabalhamos a identificação da melhor abordagem para cada público:
PERSONAPROBLEMASOLUÇÃOAcionista Baixa lucratividadeMelhoria na produtividadeFuncionário5 anos sem aumento de salárioMais produtividade/aumento de salário
Etapa 3: Entendendo a necessidade do cliente
Um ponto importante durante a imersão é entender o que você espera da sua apresentação e como ela será usada.
Essa última informação é vital para a construção da narrativa.
Afinal, é uma das variáveis mais determinantes para a decisão de qual caminho será seguido durante a sua apresentação.
https://www.youtube.com/watch?v=SGY_tEgkX-8&ab_channel=Smartalk
Então, se sua apresentação for para ser enviada por e-mail, o texto terá que ser mais completo e o roteiro deve ser mais direto.
No caso de apresentações presenciais, como uma palestra, o texto já pode ter traços mais interpretativos, com passagens mais ousadas e slides mais minimalistas.
Portanto, tudo isso precisa ser definido durante a sua imersão.
Descobrir o perfil do apresentador e saber quais são seus limites em termos de ousadia de narrativa também é importante para não errarmos o tom.
Etapa 4: O assunto da apresentação
Durante a imersão é preciso adquirir um grau de conhecimento sobre o assunto a ser abordado na apresentação.
Portanto, nós sempre realizamos uma pesquisa anterior sobre o cliente, seus produtos e o assunto para fazer perguntas mais assertivas.
Então, como dito acima, fazemos perguntas de todo tipo para compreender melhor o processo, o produto ou serviço do cliente.
Afinal, as perguntas ajudam a construir raciocínios e ter ideias que podem dar um rumo à narrativa.
Trabalharemos as partes mais específicas da narrativa no formato de tópicos.
Assim, daremos ao cliente a palavra sobre seus métodos e trabalho, sem a necessidade de um profundo conhecimento do assunto ainda.
Porém, isso não significa que iremos abordar os assuntos de maneira rasa.
Pelo contrário, a imersão serve para entendermos o assunto de maneira geral, como eles afetam as pessoas e a parte prática da coisa.
Quem realiza o treinamento de performance e apresentação no Método IDEIA?
Na Smartalk, esse treinamento é conduzido pelo jornalista Leandro Lao, Head de Conteúdo.
Leandro trabalhou por 16 anos em redações de diversos veículos como Record, SBT e TV Cultura.
Portanto, já foi editor de telejornais diários e, em sua carreira, participou do
fechamento de mais de 4.000 edições.
Deixou as redações para trabalhar na Smartalk, onde é responsável
pela gestão da equipe de conteudistas.
De fato, essa é a equipe responsável pelo desenvolvimento de narrativas de impacto e a construção de roteiros para apresentações.
Nesse treinamento, Leandro coloca toda sua experiência com o jornalismo a favor dos clientes.
Logo, podemos fazer com que o cliente tenha a seu lado um verdadeiro especialista que irá guiá-lo para uma melhor exposição perante a imprensa.
Agora você sabe que o método IDEIA é a melhor solução para preparar gestores e CEO's para suas apresentações de negócios.
Então, com ela tornamos seu negócio uma grande IDEIA! Venha conversar com a gente:
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Apresentações, Eventos, Palestras, M&A e Performance, nosso time é formado por especialistas multidisciplinares que auxiliam na construção de projetos impactantes.