Como otimizar seu perfil no Linkedin e captar mais clientes

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admin
Por Marketing

O LinkedIn é uma das redes sociais mais faladas no momento. Muitos profissionais descobriram no LinkedIn uma oportunidade de reforçar seu Personal Branding, conseguir parceiros estratégicos, captar e nutrir leads e claro, vender.

Estima-se, que a plataforma possua mais de 500 milhões de usuários no mundo e destes, 29 milhões são usuários brasileiros. Você consegue imaginar as possibilidades que isso pode proporcionar?

Saber se apresentar no LinkedIn também é essencial para que você estabeleça sua marca profissional e conquiste mais clientes.

Nesse post vamos falar algumas dicas super importantes de otimização do perfil – para ser encontrado mais facilmente -, como adicionar as pessoas corretas e por fim, como se posicionar como autoridade e conquistar sua audiência. Vamos lá?

Otimizando o perfil do LinkedIn

Esse primeiro passo é extremamente importante no LinkedIn. Otimizando seu perfil, você irá melhorar o seu SEO – Search Engine Optimization – na plataforma e irá aparecer mais facilmente para pessoas que estão buscando alguém com o seu perfil.

Não pense que só recrutadores utilizam essa busca. Hoje em dia, é natural que muitos profissionais procurem parceiros de negócios e também há uma grande possibilidade de que seus clientes te encontrem mais facilmente.

Nome, sobrenome e título

Evite incluir seu nome completo. Utilize o nome pelo qual você é conhecido no mercado ou que deseja ser, de preferência um nome e um sobrenome, exemplo: José Silva.

No título, pense em palavras-chaves que definem suas habilidades. Esse campo é muito importante porque ele vai ajudar o buscador do LinkedIn a te ranquear nas pesquisas e ainda facilita que as pessoas entendam mais rapidamente sobre o que você faz.

Observe que os primeiros resultados da pesquisa sobre “Gerente de Vendas” possuem o cargo tanto no campo “Título” como nas experiências profissionais. Isso potencializa as chances de que seu perfil apareça em uma busca.

Cargo Atual, Formação Acadêmica, Localidade e Setor

Essas informações parecem básicas, mas são de extrema importância. Primeiro, porque para se ter um “Perfil Campeão” é necessário que essas informações estejam completas. Segundo, que isso funciona como uma Prova Social.

Cargo

Inclua o cargo que você realmente exerce. Se o seu cargo for alto como diretoria ou CEO, isso é interessante porque vai dar uma Prova Social da sua importância na empresa. Mas caso não seja, não se preocupe, inclua seu cargo verdadeiro, você ainda vai otimizar seu perfil de diversas outras formas.

Formação Acadêmica

Inclua a instituição de ensino que você cursou. Seja como primeira graduação, pós ou mestrado.

Localidade

Parece óbvio a importância de incluir uma localidade né? Além de ser um requisito do LinkedIn, isso facilitará reuniões ou entrevistas de emprego.

Setor

Incluir o setor que você trabalha também é obrigatório para se ter um perfil campeão e vai te ajudar no SSI, que falaremos mais embaixo.

Resumo e Mídia

O Resumo além de mostrar mais sobre quem você é, ajuda a fortalecer seu perfil para que ele apareça nas buscas. Use essa parte para falar sobre suas Soft Skills, que são as habilidades comportamentais que você possui. Não se esqueça de incluir palavras-chaves relativas ao seu setor. Por exemplo, se você for profissional de Marketing Digital, pode citar no resumo termos como SEO, Inbound Marketing, CRO, OKR, entre diversos outros.

Junto do Resumo, há uma área de Mídia. Nesse campo você também pode incluir seu portfólio, apresentações que fez, slides, links de matérias de imprensa da qual fez parte. Não tenha receio em anexar esses arquivos, você está demonstrando sua capacidade e habilidades.

Experiência

Muitas pessoas negligenciam essa parte do LinkedIn e não gastam um tempo pensando em como preenchê-la.

A parte de Experiência mostra de fato o que você faz, os resultados que já obteve, as empresas que trabalhou. Inclua suas atividades, ferramentas utilizadas, prêmios conquistados, crescimento que a empresa teve no período que você atuava lá. Seja bem detalhista.

Competências e recomendações em destaque

Inclua ao menos 5 competências e evite coisas genéricas como “Word”, “PowerPoint” ou “Inglês”, a não ser que isso seja extremamente importante na sua área profissional. O LinkedIn permite que você organize suas competências, separe as 3 mais importantes e coloque-as no topo.

“Mas como conseguir que as pessoas me recomendem por essa competência?”

Você pode pedir para amigos, colegas de trabalho. E pode começar recomendando as competências de vários contatos da sua rede. Quando você começar a fazer isso, as pessoas vão começar a retribuir.

As Recomendações – aquelas que são textos que você concede ou recebe – também podem funcionar da mesma forma. Antes de pedir, escreva recomendações para seus contatos próximos, com o tempo, você também irá receber diversas.

Conquistas

Essa parte do perfil serve para você incluir seus certificados, publicações, idiomas que você fala. Complete com tudo que você possui e lembre-se sempre de atualizar.

Foto do perfil

Não poderíamos falar de otimização de LinkedIn sem falar da foto não é mesmo?

Esse é um dos principais aspectos que você deve se preocupar. É importante se atentar a alguns detalhes:

  • Cuide para que a foto mostre claramente seu rosto,
  • Escolha um fundo com cores fortes, para gerar um contraste e destacar o seu rosto,
  • Sorria! Mostre que você é uma pessoa agradável,
  • Tente manter a mesma foto em todas as redes sociais, isso facilita o seu reconhecimento,
  • Se possível, contrate um fotógrafo profissional, a qualidade da imagem vai ser muito superior dessa forma.

Adicionando as pessoas certas

Apenas otimizando seu perfil, você irá notar que o número de pessoas te adicionando vai crescer consideravelmente. Porém é importante que você também adicione pessoas estratégicas para seu negócio. Busque por CEOs, Heads de área, profissionais de RH, pessoas influentes no LinkedIn, funcionários de empresas estratégicas para seu negócio como possíveis clientes ou parceiros.

Vamos utilizar novamente a busca sobre “Gerente de Vendas”. Note que ao lado do nome do contato, aparece qual o seu grau de conexão com essa pessoa. Nesse caso, todas têm conexão de 2º grau, ou seja, elas são conexões de pessoas que são minhas conexões.

O LinkedIn prioriza o aparecimento de conexões próximas na busca, essa é a importância de adicionar as pessoas certas.

Mas cuidado! Não distribua convites de conexão para todos os lados. Sempre que adicionar alguém envie uma mensagem se apresentando e dizendo o porquê você está adicionando a pessoa. Isso aumenta a possibilidade de ser aceito consideravelmente.

Também evite mandar muitos convites diariamente, o LinkedIn costuma bloquear usuários que abusam da plataforma.

Compartilhe conteúdos relevantes

Essa é o objetivo principal do Inbound Marketing e também se aplica ao LinkedIn. Você provavelmente já viu diversas postagens que acumulam centenas de likes e comentários, certo?

As redes sociais priorizam conteúdos que geram engajamento, ou seja, quanto mais likes, comentários e compartilhamentos sua postagem receber, mais ela será entregue gerando um efeito “bola de neve”.

Mas não pense que isso é fácil. É necessário planejar, entender quais conteúdos sua audiência quer ver e realizar muitos testes para definir o estilo de escrita, a construção do texto, etc.

É interessante relacionar esses conteúdos ao seu trabalho, assim você vai mostrar para sua rede o quanto é um bom profissional e isso irá atrair novos clientes.

LinkedIn SSI

Lembra quando falamos do SSI no tópico “setor”?

Então, chegou a hora de explicar o que é essa ferramenta e como ela pode te ajudar.

O primeiro passo é ver qual é a sua pontuação no SSI e continuar lendo para entender o que significam. Clique aqui e veja gratuitamente seu Score.

O SSI é o Social Selling Index, ou traduzindo, Índice de Vendas Sociais. Ele é um indicador que mensura o desempenho dos usuários do LinkedIn em 4 categorias: “Estabeleça sua marca profissional”, “Localize as pessoas certas”, “Interaja oferecendo insights” e “Cultive relacionamentos”. Detalhando um pouco mais das categorias:

Estabeleça sua marca profissional

Essa categoria mensura o quanto o seu perfil está completo e o quanto você demonstra ser autoridade em sua área profissional. Para isso atente-se a esses pontos:

  • Faça com que seu perfil seja “Campeão”. Quando você vai em “visualizar perfil” o próprio LinkedIn te dá dicas sobre o que falta para seu perfil ser campeão.
  • Adicione vídeos, apresentações, palestras suas no seu perfil.
  • Recomende competências e seja recomendado.
  • Peça e envie recomendações a suas conexões.
  • Escreva artigos e compartilhe na sua rede.

Localize as pessoas certas

Como eu já disse anteriormente, não adicione pessoas aleatoriamente. Utilize as ferramentas de busca avançada para encontrar pessoas que são relevantes para você e sua empresa.

No caso das pessoas que te adicionam, veja se realmente faz sentido que elas sejam sua conexão. Não pense que um grande número de conexões vai ser relevante. A quantidade de postagens é importante, mas a qualidade é o que te diferencia.

Interaja oferecendo insights

Essa categoria mensura atualizações que iniciam o diálogo e fortalecem relacionamentos. Para melhorar seu SSI nessa área:

  • Curta, comente e compartilhe conteúdos interessantes tanto para você quanto sua rede,
  • Poste regularmente em sua timeline,
  • Participe de grupos e interaja com eles,
  • Responda todos os comentários das suas postagens.

Cultive relacionamentos

A última categoria é bem auto explicativa. Ela é sobre se conectar com pessoas, então:

  • Sempre que adicionar alguém, envie uma mensagem,
  • Converse com seus contatos, gere interações.

Note, no canto superior direito da tela do SSI que ele também fala da sua posição no setor e na rede, por isso é importante que você tenha configurado o setor correto em que você atua.

Utilize o LinkedIn cotidianamente, realize muitos testes e feche novos negócios!

Por falar em LinkedIn, acompanhe nossa página na rede e fique por dentro dos melhores conteúdos sobre apresentações!

Você já utiliza alguma estratégia para captar clientes no LinkedIn? Compartilha com a gente nos comentários!

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