Marketing Pessoal: Aprenda o que é e como vender bem o seu peixe

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admin
Por Marketing

O número de usuários das redes sociais em 2019 atingiu a marca dos 3.2 bilhões de pessoas, o equivalente a 42% da população mundial! Sabe o que isso significa? Que você precisa conhecer e aplicar o marketing pessoal

O grande número de usuários nas redes possibilita alcançar uma grande parcela da população potencialmente interessada em seus serviços ou produtos de maneira rápida e com alto poder de engajamento. Mas atenção! Esses usuários não estão nem um pouco interessados no que você está vendendo… não diretamente.

Então, como essa informação pode ser útil para você? 

Para responder essa pergunta preciso que você se desfaça de toda crença sobre mercado e consumo, simplesmente porque hoje as pessoas buscam muito mais referência antes de tomar uma decisão de compra. 

Os clientes se informam mais e eles detêm o poder de escolha, por isso, procuram alguém que possa resolver o problema deles de maneira efetiva, que seja fiel a seus valores e principalmente, acessível ao público.

Os usuários das redes sociais querem se comunicar com quem age e fala de pessoa para pessoas, de maneira autêntica e cativante. Isso é o Marketing Pessoal. 

O que é Marketing Pessoal

Vamos começar com uma reflexão: Por que as pessoas escolheriam você ou seus produtos e serviços, ao invés de escolher a outros? 

Se você souber identificar facilmente seu diferencial e tem clareza de como esses pontos são importantes para as outras pessoas, você está no ponto de partida para se destacar no mercado.

O Marketing pessoal se trata disso: é uma estratégia que usa seus pontos fortes, conhecimentos e atitudes para posicionar você – ou sua marca – no mercado em que atua e torná-lo referência para seu público. 

Muitas empresas usam essa estratégia para criar autoridade e credibilidade na mídia e atrair o público consumidor

É um trabalho de construção, onde as marcas empregam fortemente gatilhos que fortalecem sua imagem, seu discurso e seu visual, criando um conjunto de mensagem coerente com os objetivos do seu público.

Importante saber: marketing pessoal não tem relação com autopromoção ou alimentar o seu ego, muito pelo contrário! Claro, a ideia é se promover, mas sua postura nas mídias online deve entregar algum valor para o seu público, seja por meio de conteúdo ou posicionamento sobre seus fundamentos, de modo a criar uma imagem exclusiva, influente e de autoridade.

Por que o marketing pessoal é importante? 

Além da saturação de ofertas e profissionais no mercado, alguns nichos têm se tornado extremamente competitivos, o que reflete na atração do interesse do público, que vai decidir ver o seu conteúdo ou de outra referência sobre o assunto, a depender da forma como o discurso é apresentado.

Aplicar o marketing pessoal às suas redes é importante justamente para fazer com que as pessoas percebam as suas qualidades profissionais e como você se destaca em comparação aos demais que atuam no mesmo mercado.

Por causa desse posicionamento, inconscientemente, as pessoas – usuários – serão atraídas para seu perfil e vão começar a observar e seguir tudo que você tem a dizer e apresentar.

O que as pessoas buscam em você é a sua marca registrada, seus valores agregados.

Todos podem fazer uso do Marketing Pessoal: seja funcionário, gestor ou empresário. Essa estratégia de marketing traz benefícios para qualquer profissional em qualquer fase da sua carreira. 

Afinal, sua marca não é sobre você, é sobre as pessoas que a seguem. Você sabe como fazer as pessoas desejarem seguir sua marca nas redes sociais? Vamos ver como aplicar o marketing pessoal na sua estratégia…

Como fazer o seu marketing pessoal 

Mais importante que começar o marketing pessoal é saber como dar continuidade à estratégia.

Se seu discurso perde a coerência no meio do caminho você desconecta as pessoas da sua proposta e elas perdem totalmente a credibilidade que foi conquistada. 

É um trabalho de troca de confiança, formulado pelo gatilho da reciprocidade: você oferece algo que elas buscam e como retorno, naturalmente, elas aprovam sua identidade nas mídias.

Você pode começar a aplicar seu marketing pessoal assim que terminar de ler este artigo. Vamos ao planejamento básico para colocar você no palco do seu conteúdo:

#1 Defina o seus objetivos

Como tudo que fazemos na vida,existe um ponto de partida e um ponto de chegada. Você precisa identificar o que será seu ponto de chegada, qual objetivo você deseja atingir:   

  • Fechar novas propostas?
  • Ser convidado como palestrante? 
  • Aumentar sua influência na empresa? 
  • Conseguir uma promoção no emprego?

Avalie suas questões internas: o que deseja alcançar, quando e como. A partir disso, será mais fácil identificar os passos e práticas importantes para aplicar o marketing pessoal.

→ Dica extra: conheça o Círculo de Ouro e como ele é usado para realizar ações de sucesso 

#2 Saiba bem quem é o seu público – alvo

Para ser exclusivo e autêntico, você deve atuar em um nicho dentro da sua área, por isso, conhecer bem seu público é ser assertivo no seu discurso. 

Por exemplo, se você quer ser um influenciador na área de finanças, deve estar atento ao comportamento das pessoas que se interessam por esse assunto. O que está mais em alta? Ações, Tesouro Direto, FIIs? Conhecer a real necessidade do seu público é acertar na entrega de valor através do seu Marketing pessoal.

#3 Pratique o autoconhecimento

Parar para refletir sobre seus pontos de destaque e se autoconhecer não é só mais uma dica, é a etapa indispensável para o sucesso do seu marketing.

É muito importante que você consiga identificar seu diferencial (como dissemos mais acima) e saber como você lida com cada um desses pontos. De que forma pode lapidá-los para fortalecer suas qualidades e torná-las mais evidentes. 

Uma metodologia muito conhecida para marcas descobrirem seus pontos fortes e fracos, além de estabelecer oportunidades e ameaças é a Análise SWOT (ou FOFA em português).

#4 Faça Networking

Nada melhor para gerar seu marketing pessoal que participar ativamente de eventos, grupos de discussão e workshops, esses são os melhores locais para conhecer pessoas que podem agregar ao seu trabalho, criar parcerias incríveis, levar você a outros contatos de grande relevância na sua área ou ainda que podem se tornar seus clientes.

Fique atento aos eventos da sua região, mas esteja disposto a se deslocar para outras regiões (cidades ou países), se você tiver a oportunidade de criar networking em outros locais aproveite a chance de conhecer outras pessoas de outras culturas e costumes, isso expande sua maturidade e seus laços com objetivos comerciais.

#5 Melhore sua comunicação

Antes de sair falando e mostrando tudo que você tem a dizer, esteja disposto a ouvir. 

Saber ouvir as pessoas atribui a você uma postura mais humanizada e, dessa forma, você tem a oportunidade de entender o que seu público realmente deseja.

Na hora de se comunicar de fato como interlocutor, cuidado com a postura na fala, procure ser claro e ter clareza das ideias que deseja transmitir. Mantenha frequência de contato com seus clientes ou seguidores, aprenda a argumentar a seu favor e saiba contar boas histórias.

As boas histórias fazem com que seu público memorize sua apresentação e sua proposta no mercado. Fazer uma boa apresentação não é um bicho de sete cabeças, mas requer preparação. 

Nós da Smartalk podemos ajudar com essa questão e levar você a um nível épico de apresentação e performance, confira no nosso artigo:

Metodologia CDP Conheça a técnica para ter uma comunicação eficaz

#6 Desenvolva uma identidade visual

Uma hora você vai precisar mostrar seu trabalho, seja através das redes sociais ou durante uma palestra, e nesse momento você precisa determinar qual será a sua identidade…

Uma identidade visual vai muito além de cores e formas, acima de tudo você deve se atentar ao conceito. Até aqui você já identificou seus pontos fortes, o que seu público espera, como são outros profissionais que atuam na mesma área que você. 

A partir disso, podemos retirar o conceito do que você deseja oferecer ao público e transmitir isso através do seu discurso e também da sua identidade visual.

Há uma ciência por trás dessa construção visual, certifique que ela seja feita por um profissional capacitado que irá identificar os melhores formatos e aplicações de acordo com sua proposta no marketing pessoal. 

Veja alguns exemplos de posicionamento visual que nos impactam no dia a dia:

#7 Divulgue o seu trabalho

Identidade visual resolvida agora é hora de partir para a divulgação! 

Essa é a etapa em que você deve avaliar os melhores canais de divulgação de acordo com o marketing pessoal que deseja promover. Por exemplo, se você quer se mostrar autoridade na área da moda, usar aplicativos como Instagram e TikTok são imprescindíveis na área.

O importante na escolha desses canais é oferecer a abertura para que os seguidores e interessados possam entrar em contato com você e interagir com seu conteúdo.

Você também pode criar um blog pessoal, entrar e participar de grupos e comunidades e sempre manter seu LinkedIn atualizado.

#8 Qualifique-se

Já falamos aqui sobre a importância de frequentar eventos e workshops, além de fazer o networking esses ambientes também promovem a troca de conhecimento e aprendizagem, mas temos algo a acrescentar a respeito da qualificação para seu marketing pessoal.

Primeiramente, é importante se manter atualizado. Algumas áreas em específico exigem atualização frequente, como a área do marketing e tecnologia.

Segundo, a qualificação permite que você esteja à frente de outros concorrentes e consiga mais reconhecimento para sua imagem pessoal.

Terceiro, conhecimento nunca é demais: sempre experimente aprender algo novo, de outras áreas de mercado para agregar conhecimentos únicos que irão enriquecer sua proposta. 

Aqui, é necessário que você tenha a percepção de como outros conhecimentos podem se somar à entrega do seu trabalho.

Comece agregando novos conhecimento hoje: 

COMUNICAÇÃO DE IMPACTO

Conteúdo, design e performance para você ir para o próximo nível

#9 Esteja presente nas redes sociais

Partiu redes sociais… Hoje no Brasil elas alcançam 88% da população entre as plataformas mais comuns. Ter seu perfil alinhado, com uma unidade visual definida e nas redes certas, fará seu marketing pessoal trabalhar a seu favor de maneira mais eficiente.

Você já tem seus perfis ou vai criar do zero? Aqui também um ponto de atenção que precisamos considerar. 

Se suas redes já existem, provavelmente seus seguidores sentirão o impacto da mudança de postura, aproveite ao máximo esse impacto para estar em contato com eles e incentivar o engajamento, dessa forma você atrai mais atenção do público.

Então, é hora de criar seu cronograma de pautas e conteúdos. Seguir essa pauta é de extrema importância para coerência do seu discurso.

Parece ainda muito complicado? Quer levar seu desempenho no marketing pessoal a um nível épico? Se liga na novidade…

Como performar bem utilizando o marketing pessoal?

Para aumentar sua conversão e engajamento com uso do marketing pessoal é preciso alinhar as técnicas a três domínios do marketing: planejamento, estratégia e consistência

Se apresentar de maneira adequada através de texto nas redes sociais pode parecer mais complicado porque não estamos falando pessoalmente com nosso público e entendemos que para o marketing pessoal funcionar é preciso seguir um roteiro de comunicação, um guia que mantém você e seu conteúdo alinhados na mesma proposta e postura.

Por causa dessa necessidade hoje temos o SmartID – plano exclusivo para storytelling e performance nas redes sociais.

O SmartID é a solução de personal branding nas redes sociais para pessoas físicas, utilizando o core business da Smartalk, que é o Storytelling. 

A proposta consiste em traçar um plano estratégico, a partir de uma narrativa que se desdobra em posts, para que a sua marca alcance o seu objetivo midiático, seja visibilidade, autoridade, credibilidade, engajamento, dentre outros objetivos. 

Sendo assim, a SmartID pode levar você a um nível mais profissional. E de maneira eficaz e mais rápida construir seu Marketing pessoal. Fale com um de nossos especialistas para criar seu plano personalizado do SmartID:

 Porque produzir conteúdos que transmita a sua mensagem

As redes sociais trazem voz para qualquer pessoa ou marca, uma vez que são canais de comunicação democráticos e acessíveis a todos com acesso a internet. 

Com as estratégias adequadas um conteúdo nessa mídia pode ter grande alcance e proximidade com o público, favorecendo, assim, a visibilidade e imagem daquele perfil ou página. 

São ótimos canais para quem quer continuar se comunicando e aparecendo para sua audiência, juntando uma comunidade ao seu redor e, como consequência, alavancar seus negócios.

Quer uma forcinha extra para movimentar suas redes com qualidade e profissionalismo? Baixe nosso Guia da Produção de Conteúdo para Redes Sociais e entenda de uma vez por todas como você pode alinhar conteúdo ao design e aumentar a performance das suas publicações.

Até a próxima!

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