4 dicas para um planejamento de marketing

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admin
Por Marketing

Fazer um planejamento de marketing é estruturar um conjunto de ações necessárias para se atingir um – ou alguns – objetivo estratégico. Pode ser aumentar as vendas, aumentar o número de clientes, conseguir a fidelização desses clientes, dentre outros.

Ao fazer um planejamento de marketing de sua empresa, você terá a oportunidade de conhecer o seu mercado, identificar seu público alvo e conhecer seus eventuais concorrentes.

Mas, para que seu planejamento seja eficaz, serão precisos alguns cuidados. Continue acompanhando e conheça algumas dicas para fazer um planejamento de marketing.

Boas práticas para um bom planejamento de marketing

1- Estabeleça objetivos claros

O primeiro passo para o sucesso é saber onde se quer chegar. Tenha clareza sobre seus objetivos: é aumentar o número de clientes ou aumentar as vendas? Cada objetivo pede um conjunto diferente de ações.

Uma vez definido(s) o(s) objetivos(s), fica mais fácil elaborar as próximas etapas de seu planejamento de marketing.

2- Fique atento ao orçamento

Escolha as estratégias com maior potencial de retorno. Não adianta escolher aquela mais em conta se ela não for capaz de levá-lo ao seu objetivo.

Com criatividade  e muito conhecimento  de seu negócio e do mercado, é possível atender a proposta da sua empresa.

3- Escolha métricas específicas

Existe uma infinidade de métricas em marketing. Cada uma delas é a adequada para conseguir indicadores para situações específicas. Escolha aquelas que lhe mostrem exatamente o que você quer saber.

Usando as métricas certas, será possível descobrir informações importantes, por exemplo, de quanto você precisa faturar para ser lucrativo, quanto custa obter cada cliente e o retorno que o mesmo lhe traz e se o número de conversões de seu site ocorre em um número satisfatório.

O bom uso das métricas é importante para orientar suas ações em curto e longo prazo e lhe permite corrigir eventual desvio de rota.

4- Utilize estratégias eficazes

O marketing de conteúdo, por exemplo, é uma excelente estratégia, capaz de atender a diferentes objetivos de marketing.

Produzir conteúdo de qualidade e que seja relevante educa o seu público e gera confiança, dois atributos importantes para qualquer empresa. Assim, ele voltará a visitar sua página ou blog, em busca de mais conteúdo e acaba por saber mais sobre o seu produto e/ou serviço.

O resultado disso é o aumento da taxa de conversão de visitantes em leads e da conversão de vendas do seu site.

É importante destacar que um planejamento de marketing engloba ações que vão desde o estudo do mercado – e identificação de uma eventual necessidade sua – até a assistência no pós-venda e avaliação dos resultados.

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